Popularidade do turismo vermelho salta entre a juventude chinesa

03-12-22

BEIJING - Sítios do património histórico do CPC que atraem um número crescente de jovens viajantes

O turismo vermelho, com visitas a locais relacionados com a história revolucionária da nação, é agora popular entre a Geração Z, aquelas pessoas nascidas no final dos anos 90 ou no início do século XXI.

O Memorial Revolucionário de Nanhu em Jiaxing, província de Zhejiang da China Oriental, é um museu de primeira classe, que gere o local do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China.

Um dos destaques do memorial popular entre os jovens é a equipa do Barco Vermelho, composta por muitos docentes experientes, ou guias que trabalham num museu.

Yuan Jing, um investigador do memorial, disse que a equipa do Barco Vermelho foi criada para abordar os mais jovens, contando histórias revolucionárias de uma forma que eles possam facilmente compreender.

Viemos ao local onde os jovens se reúnem", disse Yuan. Até agora, a equipa trouxe os seus cursos elaborados sobre a história do CPC a muitas faculdades e universidades.

"A equipa da Red Boat organizou uma série de comédia na nossa universidade. Foi uma forma muito inovadora e senti-me como se estivesse no Barco Vermelho nesse ano", disse Zhang Mengnan, um estudante de pós-graduação da Universidade Zhejiang Sci-Tech.

Trazer o passado revolucionário para lugares fora do memorial é uma estratégia que muitos desses lugares têm levado por diante. O memorial do Primeiro Congresso Nacional do CPC em Xangai, o antigo local onde os pais fundadores do CPC convocaram secretamente uma reunião, é um deles.

A cafetaria pertencente ao memorial é agora procurada por jovens consumidores que vivem em Xangai. Tendo aberto em Setembro, vende café relacionado com histórias revolucionárias inspiradoras.

"A ideia de combinar passado revolucionário e moda é fabulosa. O café que encomendei tem um preço de 19,21 yuan ($2,68). Implica que o despertar do público e a fundação do CPC aconteceu em 1921. As fotografias e canções revolucionárias que encontro no café transportam-me instantaneamente de volta àqueles gloriosos dias revolucionários", disse um residente local com o apelido Liu.

Shen Wei, membro do pessoal do memorial, notou que fez uma tentativa inovadora de carregar um camião porta-contentores com exibições. O camião chegará às universidades e servirá como um mini salão memorial com um ecrã LED no seu corpo e exposições e documentos históricos no seu interior.

"O camião de exposição chegou recentemente à cidade de Sanming, na província de Fujian, e depois mudar-se-á para universidades em Xangai", disse Shen.

Especialistas da indústria disseram que a Geração Z se tornou o principal grupo de clientes do turismo vermelho, e os produtos com experiências imersivas e sensação de alta tecnologia são particularmente populares.

Tuniu Corp, uma agência de viagens online sediada em Nanjing, disse que entre os produtos turísticos Vermelhos, a viagem de três dias às montanhas Jinggang na província de Jiangxi, conhecida como um dos berços da revolução chinesa, é bem recebida pelos jovens clientes.

"Durante três dias, fiquei profundamente tocado pelo espírito revolucionário. Vestia-me como um soldado, comi uma refeição que os soldados tinham, e caminhei na estrada que os soldados tinham atravessado. Consegui uma compreensão mais profunda dos acontecimentos que uma vez aconteceram nesta terra", disse uma mulher de apelido Wu, que fez a digressão em Junho.

A Ctrip, uma grande empresa de venda de bilhetes online, disse que presta especial atenção à participação dos jovens no turismo vermelho.

Durante o Festival de Turismo de Xangai, de 17 de Setembro a 6 de Outubro, a rota privada em torno dos locais revolucionários da cidade lançada pela Ctrip, que incluiu uma visita de um dia ao memorial do Primeiro Congresso Nacional do CPC em Xangai, foi muito apreciada pelos jovens.

Autor: Yin Rouwei

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.