Ciência, tecnologia, dados, inteligência turística
Coordenação: Dr. D. Fernando Molina
Organização: SDTI 4H. Instituto Internacional de Turismo de Dados Inteligentes, MTA Connect Asociación-ISE
ANTECEDENTES
A pandemia criou novos cenários para a reactivação do turismo a nível global, incorporando a digitalização e a sustentabilidade, tanto para os destinos como para as empresas empenhadas em resolver os novos desafios que surgiram.
A inovação é incorporada em todas as fases da viagem e na experiência do utilizador, onde as empresas devem incorporar novos processos organizacionais na gestão e estratégia. Onde as tecnologias digitais já fazem parte da vida quotidiana das organizações públicas e privadas.
A conectividade e a sensorização permitem o acesso aos dados em tempo real, melhorando a experiência dos turistas e residentes.
O nosso Tourism and Society Think Tank é um grupo de trabalho para trazer novas perspectivas, espaços de dados partilhados, modelos e tecnologias de sucesso a um sector turístico em mudança.
OBJECTIVO GERAL DO GRUPO DE TRABALHO
O grupo de trabalho é chamado: INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA TURÍSICA.
Como responsável, gostaria de vos encorajar a participar neste grupo de trabalho, contribuindo com a vossa experiência e know-how.
A inovação é aplicada em muitos sectores e é o Manual de Oslo, promovido pela OCDE em 2005, que serviu de referência e permitiu comparar as diferentes tipologias e métricas em mais de 30 países, a fim de conhecer a evolução das diferentes inovações.
No Turismo, foi revelada a importância de complementar as inovações tecnológicas e os sistemas de informação desta década de dados e digitalização com a correcta implementação de inovações organizacionais, estratégias e sistemas de gestão.
A inteligência territorial ganhou força, dando lugar à criação da Rede de Destinos Inteligentes, uma oportunidade que nos permitirá propor um turismo regenerativo que melhore o seu impacto nos aspectos socioeconómicos e ambientais.
O terceiro Congresso Internacional de Destinos Inteligentes realizado em Valência serviu de banco de ensaio para reunir a perspectiva académica com o ecossistema de soluções tecnológicas e redes territoriais temáticas (Rota da Seda, Santo Graal, ...).
Enquanto estivemos em Fitur 2023 estabelecemos contacto com as principais associações empresariais do sector tecnológico aplicável ao turismo, ADESTIC da Região de Valência, e assistimos à apresentação da plataforma Smart Talk, Destinos Inteligentes, apresentada por Enrique Martínez, de Segittur, na qual participaram DigitalES, AMETIC e Adigital.
A Rede de Destinos Turísticos Inteligentes a nível nacional, empenhada em promover destinos como espaços turísticos inovadores, consolidou-se numa infra-estrutura tecnológica de ponta, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico, acessível a todos, facilitando a interacção e integração do visitante com o ambiente e aumentando a qualidade da sua experiência no destino e melhorando a qualidade de vida dos residentes de cada um deles.
Este grupo de trabalho, portanto, foi criado com o objectivo de apoiar destinos e empresas turísticas na aplicação da inovação, tanto na fase de investigação básica como aplicada, promovendo experiências e protótipos entre os membros do grupo, terá também um mercado para essas soluções testadas e com casos de utilização de boas práticas.
Finalmente, será um ponto de encontro para os territórios que dinamizará a inovação territorial, podendo assim enriquecer e implementar as inovações a aplicar.
A mesa redonda da inovação surge da necessidade de partilhar conhecimentos e é constituída inicialmente por três blocos de trabalho.
A. Inovações baseadas na investigação básica e aplicada, experiências e protótipos.
a. Ciência, investigação, antecedentes, mapas estratégicos, estado da arte.
b. Ideação de soluções, produção de resultados, protótipos e avaliação.
B. Mercado, ecossistema de soluções testadas
a. soluções tecnológicas testadas no mercado
b. dados e inteligência turística
c. academia de formação
C. Inovação Territorial
a. novos modelos de negócio/arranque, ecossistema empresarial.
b. inovação organizacional e de processos
c. inovação de produtos, serviços de marketing
d. financiamento
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.