CONCEITO DE ENOTURISMO
Actividade turística que gira em torno do património tangível e intangível dos territórios produtores de vinho no mundo.
PERFIL DO VIAJANTE DO VINHO
Nível educativo e cultural
De milenares a seniores (todos os segmentos etários).
Interessado noutros aspectos locais, tais como a gastronomia e a cultura.
Procura de adquirir novos conhecimentos
Eles querem viver experiências como protagonistas
Preocupados com o ambiente
Apreciar as diferenças culturais entre países.
Viajam frequentemente e valorizam a qualidade e o conforto.
Eles querem conhecer a população local e o seu modo de vida.
OBJECTIVO GERAL DO GRUPO DE TRABALHO
O objectivo é analisar as possibilidades de gerar experiências de turismo regenerativo em qualquer destino no mundo, em torno dos produtores e dos produtos agro-alimentares que aí são cultivados. Do campo para a mesa, como transformamos uma necessidade fisiológica de nos alimentarmos num factor de escolha do destino, gerando também possibilidades de desenvolvimento económico e social nas zonas rurais.
Este grupo nasce com a vocação de desenvolver e reforçar modelos de Enoturismo Regenerativo em favor do:
A participação das comunidades de acolhimento na actividade turística.
Regeneração e respeito pelos ecossistemas
A enogastronomia como fio condutor
Mimetizar o viajante com a comunidade
Educar e apreciar o património tangível e intangível.
Dar um valor justo aos produtos e artesanatos ou implementos
Construir experiências turísticas autênticas com uma forte identidade cultural.
Criar uma ligação emocional entre os viajantes e os destinos e marcas.
Concepção de projectos de colaboraçãos.
COMPOSIÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO DO TSTT ENOTURISMO
O Grupo de Trabalho é composto por um mínimo de 5 pax e um máximo de 10 pax (PDF com perfis seleccionados é anexado).
Igualdade de selecção de nacionalidades
Selecção igualitária de instituições, empresas, profissionais e universidades.
A soma da especialização dos perfis dará origem a um grupo de trabalho multidisciplinar.
FUNCIONAMENTO DO GRUPO DE TRABALHO DO TSTT ENOTURISMO
Mesmo com a figura do coordenador, as decisões no seio do grupo de trabalho serão tomadas de uma forma democrática e consensual.
Selecção de 5 temas, problemas ou desafios aos quais o sector e os destinos precisam de responder ou que representam possibilidades de desenvolvimento e melhoria.
Desenvolvimento territorial e sustentabilidade
Inovação de produtos para uma oferta de sucesso
Digitalização e dados
Promoção e marketing
Formação
Cada membro ou dois membros do grupo de trabalho serão responsáveis pela análise e desenvolvimento de cada um dos temas.
Cada tópico será trabalhado separadamente, de uma forma acordada pelos participantes, em função do seu tempo e disponibilidade de trabalho.
Os progressos e as decisões serão apresentados e aprovados em reuniões mensais através do ZOOM.
O coordenador estabelecerá um calendário de trabalho anual, que será partilhado com o grupo uma vez constituído e os tópicos aprovados.
Considera-se conveniente tornar possível um espaço de intercâmbio com outros grupos relacionados, todos aqueles que têm a ver com o Turismo da Alimentação e do Vinho, e com aqueles que partilham objectivos transversais como o Turismo de Bem-Estar, de mãos dadas com a Terapia do Vinho.
BOLSA SECTORIAL
Uma vez estabelecido o grupo, os seus membros, temas e objectivos gerais e específicos, todas as entidades e empresas relacionadas com o sector serão informadas da sua existência, para que possam aderir ao TSTT individual ou colectivamente: Denominações de Origem, associações de produtores, empresas, consultores, universidades, destinos de enoturismo...
EVENTOS OU CONGRESSOS CARA-A-CARA
Serão organizados webinars associados a cada um dos temas do grupo de trabalho ao longo de todo o ano.
Serão realizadas duas reuniões físicas por ano em dois destinos de enoturismo.
O modelo do evento, também aplicável a outros grupos TSTT, será baseado na colaboração público-privada, patrocinada por destinos, empresas e marcas do próprio sector.
Este formato será dominado pelo Turismo Winetworking, e permitirá espaços para um verdadeiro debate e troca de experiências B2B, inovando o formato do congresso.
Zaida de Semprún
Consultor de Turismo Enogastronómico
Coordenador do Grupo de Enoturismo
Espanha
Licenciado em Ciência Política pela UNED e especialista em Relações Internacionais e Cooperação para o Desenvolvimento pela 0EI e Mestre na UE.
Na sua vida profissional trabalhou como consultora em vários campos, tanto para empresas privadas como para instituições, especializando-se nos últimos dez anos na gestão de adegas familiares e no planeamento, desenvolvimento e comercialização de modelos e eventos de enoturismo em Rioja, Catalunha, Ribera de Duero. Rias Baixas...
Colaborou com várias associações regionais, nacionais e internacionais para a promoção, gestão e desenvolvimento de ofertas de enogastro-turismo como o Institut del Cava. Fórum de Marcas de Renome Espanholas e UNWTO.
É actualmente uma consultora internacional. Wine Tourisin Manager of Familia Fernández Rivera, em Ribera del Duero, Co-director do Mestre de Enoturismo apoiado pela Anahuach Querétaro e professor do Mestre de Enoturismo da UNIR.
Colaborou também com meios de comunicação social espanhóis e latino-americanos especializados em turismo gastronómico e enológico.
Foi professora convidada no Centro de Culinária Basca e na Universidade Davis no Curso de Especialista Universitário em Marketing do Vinho. Enoturismo e Gastronomia.
Apaixonada pelas histórias, tradições, paisagens e paixões que cada prato e cada garrafa desarrolhada alberga, é uma defensora fiel de todos os produtos com identidade cultural que tornam cada destino único e das experiências imersivas que transformam o turista num viajante.
Alicia Ortiz
Gerente Asociación Enoturismo Chile
Chile
Alicia Ortiz de profesión Ingeniero Agrónomo con especialidad en negocios, he dedicado gran parte de su vida profesional, los últimos 20 años en varias áreas de la industria del turismo. Se ha desempeñado en cargos directivos dentro de la administración pública, así como para el sector privado, en directa relación con empresas para apoyar procesos de innovación, calidad, sofisticación de productos, inversión y capital humano.
Desde enero de 2018, es Gerente General de Enoturismo Chile, Programa Estratégico impulsado por la entidad pública de Fomento de Chile — CORFO, cuyo objetivo es el desarrollo y fortalecimiento del Enoturismo en Chile de manera integral, fomentando le constante mejora de las experiencias, la calidad del servicio y ofreciendo las mejores herramientas del conocimiento a la industria, a través de un trabajo colaboración y asociativo público-privado.
Desde esta entidad, se han impulsado diversas iniciativas relacionadas con integrar en el trabajo en los territorios vitivinícolas, de las industrias del turismo, el vino y le gastronomía para revalorizar de la identidad local, vinculación y encadenamiento de las empresas, con el objeto de impulsar el desarrollo económico territorial a través del turismo del vino
Chelo Miñana
Consultor de Turismo Enogastronómico
Espanha
Ela é responsável pela gestão do enoturismo da Masaveu Bodegas e é responsável pela linha de comércio electrónico da empresa.
A sua experiência inclui a gestão enoturística da Bodegas Familiares Matarromera e o desenvolvimento empresarial do Restaurante Cepa 21.
Especialista no desenvolvimento de actividades ligadas ao mundo do vinho, ela é actualmente responsável pelo enoturismo no Masaveu Bodegas. Licenciada em turismo e MBA, mantém um espírito empreendedor dedicado à criação, desenvolvimento e posicionamento de marca no sector da gastronomia, vinho e turismo, utilizando a comunicação e gestão de recursos e equipas para valorizar a actividade e o futuro das empresas empenhadas na excelência do produto, dos serviços.
Coordenador académico do Mestrado em enoturismo da UNIR, Académico da Academia Castellano Leonesa de Gastronomia, gastrónomo especialista e viajante incansável, com mais de 15 anos de experiência no mundo da consultoria gastronómica.
Tem aconselhado e aconselhado instituições, empresas e associações em qualquer campo relacionado com a alimentação e o vinho e o turismo rural.
Especialista em modelos de gestão e canais digitais de venda.
É também directora da revista de turismo Más Castilla y León e co-fundadora do Enoturismo Castilla y León.
Ivane Favero
Consultora Turismo
Brasil
Ivane Maria Remus Fávero é bacharel em Turismo pela PUC; Especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS e em Gestão Pública Municipal pela UFRGS; Mestre em Turismo pela UCS. Realizou o MBA de Planejamento e Marketing do Turismo pela George Washington University.
Foi Diretora e Secretária de Turismo de Bento Gonçalves e Secretária de Turismo de Garibaldi, por 5 gestões,totalizando quase 20 anos de atuação no setor público. Foi professora de Cursos Superiores de Turismo por 12 anos (UCS e Fisul).
Foi Gestora de Turismo do Sebrae Serra Gaúcha e Consultora do Sebrae Brasil e do Instituto Marca Brasil, junto ao Ministério do Turismo, quando construiu a metodologia para o desenvolvimento dos 65 Destinos Indutores, juntamente com outros consultores, tendo viajado para vários estados, para a realização de oficinas.
Também contribuiu com o Governo Estadual do Rio Grande do Sul no desenvolvimento dos Planos Regionais de Turismo. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo e do Conselho Estadual de Turismo, integrou os Conselhos Municipais do Turismo de Bento Gonçalves e de Garibaldi, além de compor a diretoria da Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Gaúcha.
Também integrou o Conselho de Políticas Culturais de Garibaldi e os Conselhos de Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves e Garibaldi. Foi Presidente da Associação Nacional de Dirigentes e Secretários de Turismo – Anseditur, 2012-2013. Autora do Livro Políticas do Turismo – Planejamento na Região Uva e Vinho – EDUCS, 2006, entre outros artigos e capítulos publicados no Brasil e no exterior. Realizou palestras em vários países além do Brasil, como Portugal, Itália, Espanha, Argentina e Uruguai.
Especialista em Enoturismo. Foi Presidente (2017 – 2019) e Fundadora da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur. Recebeu o título de Embaixadora Città del Vino, na Itália. Também foi homenageada como "Amiga do Vinho", recebendo o Trofeu Vitis, pela Associação Brasileira de Enologia - ABE.
Em Garibaldi, cidade em que atuou como Secretária de Turismo e Cultura, recebeu os títulos de Cidadã Garibaldense, Medalha Ordem do Mérito do Município e, ainda, Embaixadora do Turismo de Garibaldi. Responsável pelo Blog Viajante Maduro. Atualmente atua como Consultora, Conteudista, Coolhunting e Palestrante em Turismo.
Anel Bauer
Directora da Escola Superior de Turismo Anahuac Querétaro
México
Anel Bauer estudou Viagens e Turismo na Universidad de Aerovías na Cidade do México. Mais tarde completou um Mestrado em Viagens em Scranton, PA.
Trabalhou durante 10 anos no sector das viagens em empresas como International Travel Group, Reserve e Aeromexico.
Foi Directora durante seis anos da Licenciatura em Administração Turística na Universidad Contemporánea.
Tem trabalhado como consultora de turismo, formação e aconselhamento.
No estrangeiro, ensinou um curso sobre as atracções turísticas do México em Fachhochschule Worms, Alemanha.
Trabalha actualmente como directora da Escola de Turismo da Universidade Anáhuac Querétaro, colaborando em simultâneo com a Universidade Europeia de Roma num programa de graduação dupla.
Ela fala espanhol, inglês, italiano e alemão.
As suas contribuições para o conhecimento estão expressas em 20 publicações da revista Executive Traveller, Enbici life e Generación Anáhuac sobre o sector do destino turístico. Assim como na concepção do Mapa Curricular ele, o diploma de Administração Turística da Universidade Contemporânea, Diploma em Turismo Sustentável. Gestão de Eventos e o Mestrado em Marketing Turístico.
Carolina Suarez
RRII Pro Mendoza
Argentina
Licenciatura em Comunicação Social. Diploma em Administração de Empresas e Sommelier.
Desenvolveu a sua carreira profissional ligada ao campo institucional em Mendoza, Argentina, em diferentes áreas como o investimento e o turismo.
Desde 2016 ocupa o cargo de Relações Institucionais na ProMendoza.
Victor Sixto
Consultor de Turismo Enogastronómico
Espanha
Mais de 25 anos de experiência profissional em consultoria nas áreas de desenvolvimento económico, empreendedorismo, turismo. Empresário em vários projectos turísticos, educativos e de consultoria.
Desenvolveu projectos turísticos tanto na área da Criação de Produtos Turísticos como em Experiências (Rotas de Enoturismo no Altiplano Mexicano). Rota do Vinho das Rias Baixas na Galiza-Espanha, Rota de. Mezcal em San Luis Potosí, México, Rota do Queijo e do Vinho em Querétaro-México. Rotas Gastronómicas do México, Rotas Temáticas em Espanha), bem como na concepção de Sistemas de Certificação Turística (Tesouros do México, Distritos Mágicos da Cidade do México, Cluster do Turismo Médico na Guatemala), no Planeamento Estratégico de Destinos (Agendas de Competitividade no México, Planos de Desenvolvimento do Turismo Territorial) e na identificação. Caracterização e desenvolvimento de Planos de Criação de Empresas Turísticas (Galiza, Valência e Extremadura em Espanha, Guatemala e México em oportunidades agro-turísticas.
É professor na Universidade Antonio de Nebrija, no TEC de Monterrey e na Universidade de Anáhuac.
Foi Professor na Universidade de Santiago de Compostela em Espanha e leccionou como Professor Convidado em cursos de Mestrado na Universidade de Santiago de Compostela, na Universidade Carlos III em Madrid e na Universidade de Anahuac no México.
Desenvolveu projectos e deu formação em Espanha, Portugal, México, Guatemala e Nicarágua.
É autor e co-autor de vários manuais sobre desenvolvimento de produtos turísticos, enoturismo e empreendedorismo, entre outros.
José Arruda
Secretário-Geral AMPV
Portugal
José Arruda é licenciado em gestão imobiliária e possui um MBA em gestão de empresas.
Durante décadas ocupou cargos de responsabilidade ligados ao mundo do vinho e do enoturismo em Portugal.
As suas posições actuais são:
2007 - Secretário-Geral da AMPV www.ampv.pt
2008 - Vice-Presidente da Associação Europeia Iter Vitis "As Estradas da Vinha, Rotas Culturais das grandes vinhas da Europa":
2009 - Comité Técnico da RECEVIN - Rede Europeia de Cidades Vinícolas www.recevin.eu
2014 - Conselho de Administração da ARVP - Associação das Rotas do Vinho de Portugal www.rotasclevinhocleportugal.pt
2019 - Presidente da AMETUR - Associação Internacional de Enoturismo
2015 - Conselho de Administração da Federação do Turismo Rural de Portugal
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.