Os custos energéticos surgem como o maior desafio para os hotéis europeus

14-12-22

O Barómetro Europeu de Alojamento do Booking.com 2022, compilado pelo Statista, revela que 80% dos hoteleiros consideram a crise energética como a sua maior preocupação nos 10 países do relatório, incluindo França, Alemanha e Espanha.

Quarenta e oito por cento dos inquiridos citam a situação económica geral como o próximo desafio mais importante, seguido pela aquisição e retenção de pessoal (43%) e custos de pessoal (42%).

O inquérito, baseado em entrevistas com 1.000 executivos de hotéis entre Agosto e Outubro deste ano, revela também a opinião dos hoteleiros sobre os últimos seis meses e os próximos seis meses.

Em geral, os hoteleiros classificam o seu negócio positivamente nos últimos seis meses, com 70% a classificá-lo como bom ou muito bom.

No entanto, quando se trata do futuro, os inquiridos são menos positivos, com apenas 40% a dizer que se sentem positivos ou muito positivos e 17% muito negativos.

Os inquiridos foram também questionados sobre os seus planos de investimento para os próximos seis meses: 23% tencionam gastar menos, 28% tencionam gastar mais e o resto investirá o mesmo montante.

O inquérito também reflectiu o nível de maturidade digital dos hoteleiros, com os inquiridos a dizerem previsivelmente que se sentem mais preparados para a transformação digital do que para a transformação verde.

Enquanto áreas como a gestão de canais já não são vistas como um problema, o marketing das redes sociais é agora visto como o maior desafio quando se trata de transformação digital, de acordo com 31%.

Na área da descarbonização e sustentabilidade, a eficiência energética é destacada como o principal desafio em 50%, seguida da redução dos resíduos, 29%, e da preservação dos recursos naturais, 19%.

Booking.com planeia repetir o estudo de seis em seis meses e concentrar-se-á em diferentes áreas de preocupação para os hoteleiros no futuro.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.