O Conselho Mundial de Viagens e Turismo anuncia a colaboração com a UNWTO e a Sustainable Hospitality Alliance na COP15

14-12-22

Durante a COP15 hoje em Montreal, o World Travel & Tourism Council (WTTC), a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO) e a Sustainable Hospitality Alliance (the Alliance) anunciaram uma nova colaboração que reunirá os sectores público e privado numa visão partilhada para travar e inverter a perda de biodiversidade até 2030.

A visão vê o sector global de Viagens & Turismo apoiar e inspirar governos, empresas, e sociedade a implementar o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020 e ajudar a transformar a nossa relação com o mundo natural.

Os signatários da visão comprometeram-se a adoptar uma abordagem positiva da natureza ao turismo através da integração de salvaguardas da biodiversidade, reduzindo as emissões de carbono, o impacto da poluição, a utilização insustentável dos recursos, e protegendo e restaurando a natureza e a sua vida selvagem.

Novos modelos de governação e de negócios, maior capacidade de monitorizar mudanças positivas e aumento dos empregos verdes fazem todos parte da solução à medida que avançamos em conjunto.

Esta colaboração segue-se ao lançamento do relatório "Nature Positive Travel & Tourism" do WTTC, que foi criado em conjunto com a ANIMONDIAL, e centra-se em travar e inverter os danos causados à natureza para que o mundo vivo possa recuperar do seu actual estado depauperado. Isto implica minimizar os danos contínuos e tomar medidas positivas para restaurar a natureza de modo a produzir um benefício global para a biodiversidade e ajudar a alcançar o Net Zero.

Quase 150 organizações aderiram à visão até agora, incluindo grupos hoteleiros internacionais, operadores turísticos, agentes de viagens, destinos, e instituições internacionais de caridade para a vida selvagem.

Complementando o poder do sector privado, a UNWTO, como a voz do turismo a nível da governação global, trabalhará para trazer os governos e organizações internacionais a bordo e anunciar a visão partilhada do turismo como um pilar da conservação da vida selvagem e da protecção do habitat.

O progresso será também orientado pelos dados e análises de confiança da UNWTO, incluindo a iniciativa pioneira Medindo a Sustentabilidade do Turismo (MST) e a sua crescente Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO).

A Vison prevê um futuro em que os governos implementem políticas que integrem salvaguardas da biodiversidade ao longo das suas operações e da cadeia de abastecimento. A visão também permitirá ao sector tomar medidas para evitar ou minimizar os impactos negativos na natureza e desempenhar um papel proactivo na protecção e restauração da biodiversidade.

Integral a isto será um maior reconhecimento da importância dos oceanos limpos para o sector, com cerca de 40% da "Economia Azul" global relacionada com o turismo, de acordo com dados da UNWTO.

Julia Simpson, Presidente & CEO do WTTC, afirmou: "As viagens e a natureza estão intrinsecamente ligadas. Milhões de pessoas viajam para explorar a natureza e sentem uma ligação que não podem obter através de ecrãs de computador. Quer seja caminhadas para ver os gorilas de montanha no Ruanda ou snorkelling no Mar Vermelho, as pessoas querem ver em primeira mão a vida selvagem mais espantosa do mundo. Restaura a alma humana.

"O turismo da vida selvagem cria mais de $340BN USD por ano e suporta mais de 21 milhões de empregos em todo o mundo. A colaboração actual entre o WTTC, a UNWTO e a Sustainable Hospitality Alliance, liderando a visão do sector para travar e inverter a perda da natureza até 2030, mostra o nosso empenho em preservar o planeta para as gerações futuras".

Zoritsa Urosevic, Directora Executiva da UNWTO e Representante Especial junto das Nações Unidas em Genebra, afirmou: "Uma agenda centrada nas pessoas para a biodiversidade é o caminho para um turismo mais sustentável. Como parte da vasta Aliança de partes interessadas para "Viagens & Turismo Nature Positivo", a UNWTO mostra o seu compromisso com o Quadro Global de Biodiversidade da COP15 - fazendo do turismo o Guardião da Natureza.

"Novos modelos de governação e de negócios, maior capacidade de monitorizar mudanças positivas e aumento dos empregos verdes fazem todos parte da solução à medida que avançamos juntos".

Glenn Mandziuk, CEO da Sustainable Hospitality Alliance, afirmou: "Como uma indústria que depende do nosso mundo natural para tudo, desde os nossos edifícios até à atracção de convidados para locais excepcionais em todo o mundo, reconhecemos a imensa importância de proteger o nosso belo planeta.

"A colaboração entre sectores e entre fronteiras é essencial para travar e inverter a perda de biodiversidade. Orgulhamo-nos de estabelecer uma parceria com o WTTC e a UNWTO para ajudar na transição da relação da indústria com a natureza e fazer do Turismo Positivo da Natureza uma realidade".

Os três organismos estão a apelar aos organismos de Viagens & Turismo para que adoptem a visão. As organizações podem mostrar aqui o seu empenho. 

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.