A Moldávia compromete-se com o turismo sustentável

23-12-22

A Moldávia deu um passo importante no seu compromisso com a sustentabilidade na indústria do turismo através da sua recente parceria com o Global Sustainable Tourism Council (GSTC). A promoção da implementação dos critérios de sustentabilidade do GSTC assegurará que o sector do turismo moldavo cumpra os mais elevados padrões globais da indústria para o turismo sustentável. 

Este compromisso foi confirmado com a assinatura de um Acordo de Parceria entre o Ministério da Cultura da Moldávia, a autoridade governamental que coordena o sector do turismo, e o GSTC. Este Acordo de Parceria estabelece um quadro de cooperação para o desenvolvimento de uma indústria turística sustentável na Moldávia.

A República da Moldávia, um pequeno país da Europa Oriental localizado entre a Roménia e a Ucrânia, tem um grande potencial para se desenvolver como destino turístico sustentável. Os recentes investimentos e desenvolvimentos no turismo rural e vitivinícola no país resultaram numa gama de novos produtos turísticos que destacam o potencial único da Moldávia em termos culturais, culinários, vinhos e viagens de aventura. A estratégia turística da Moldávia tem-se concentrado na preservação da autêntica cultura do país e no desenvolvimento do turismo nas comunidades rurais, estabelecendo assim uma base sólida e sustentável.

Randy Durband, CEO da GSTC, afirmou: "O compromisso de sustentabilidade assinado na Moldávia basear-se-á na cooperação dos sectores público e privado para desenvolver directrizes de gestão sustentável aplicáveis a várias formas de turismo. A indústria do turismo moldava beneficiará da perícia e assistência do GSTC para alcançar um equilíbrio adequado no desenvolvimento do sector e assegurar a sua sustentabilidade a longo prazo".

Além disso, o Ministro da Cultura da República da Moldávia, Sergiu Prodan, acrescentou: "A Moldávia é um destino turístico emergente que tem sido dramaticamente afectado pela pandemia e pela guerra na região. Contudo, o paradigma da resiliência, juntamente com o modelo de desenvolvimento e recuperação, só pode basear-se nos princípios do desenvolvimento sustentável através de um compromisso de protecção e valorização do ambiente e do património cultural, maximizando simultaneamente os benefícios sociais e económicos para as comunidades locais. Todos podem agora explorar virtualmente a Moldávia na plataforma 360.moldova.travel".

Como mais um sinal do compromisso da Moldávia em tornar-se um destino sustentável, a Associação Nacional de Turismo Interno e de Entrada da Moldávia (ANTRIM), representando o sector do turismo privado, tornou-se recentemente membro do GSTC. Juntos, ajudarão as empresas de turismo moldavas, as autoridades governamentais e os destinos a cumprir as normas de sustentabilidade globalmente reconhecidas do GSTC.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.