Resultados do Conselho Executivo da UNWTO em Marraquexe

28-11-22

O Conselho Executivo da UNWTO reuniu-se em Marraquexe com o objectivo de avançar com planos para transformar o sector num contexto de novos e antigos desafios. Reuniu 16 ministros do turismo e delegações de 36 países, tendo como pano de fundo as chegadas internacionais no bom caminho para atingir 65% dos níveis pré-pandémicos até ao final do ano.

Com base no seu apelo aos líderes dos sectores público e privado para "repensar o turismo", a UNWTO colocou "inovação, investimento e educação e capacitação dos jovens" no centro das várias discussões. Também enfatizou um "maior enfoque" na transformação através da Acção Climática e a importância do sector para o desenvolvimento rural.

No seu discurso de boas-vindas, o Secretário-Geral da UNWTO Zurab Pololikashvili sublinhou que "a janela de oportunidade para transformar o nosso sector não permanecerá aberta por muito tempo". Sublinhou que "chegou o momento de acelerar a construção de um sector mais inclusivo, resiliente e sustentável", e lembrou ao órgão de direcção da UNWTO que o sucesso do turismo já não pode ser medido apenas em números, "mas sim no impacto que o nosso sector tem na vida, subsistência e bem-estar das pessoas e do planeta".

No seu discurso de boas-vindas, o Secretário-Geral da UNWTO Zurab Pololikashvili salientou que "a janela de oportunidade para transformar o nosso sector não permanecerá aberta por muito tempo". Sublinhou que "chegou o momento de acelerar a construção de um sector mais inclusivo, resiliente e sustentável", e lembrou a este órgão de governo da UNWTO que o sucesso do turismo já não pode ser medido apenas em números, "mas sim no impacto que o nosso sector tem na vida, subsistência e bem-estar das pessoas e do planeta".

ONU reconhece o papel da UNWTO Na véspera da reunião de Marraquexe, foi apresentado à Assembleia Geral da ONU um projecto de resolução apelando a todas as partes do sistema da ONU para promover o turismo no seu trabalho para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Apoio de 104 países

Eles explicam que a resolução, que até agora "tem o apoio de 104 países, é o culminar da presença reforçada da UNWTO ao mais alto nível político". É também um reflexo do "reconhecimento sem precedentes da importância do turismo para o bem-estar económico e social e integra os principais fluxos de trabalho estratégico da UNWTO". "Em particular, realça o poder do turismo para ajudar a construir sociedades inclusivas e proteger os ecossistemas", acrescentam eles.

Intensificação dos programas de educação e formação

No seu relatório aos Membros sobre as suas realizações desde a anterior sessão do Conselho, o Secretário-Geral Pololikashvili ilustrou como a UNWTO está "a liderar a transformação do turismo", indicando que para o fazer "é essencial intensificar os programas de educação e formação, promover o investimento no turismo para o crescimento e sustentabilidade e prestar assistência técnica aos Estados Membros em todas as regiões".

Sessão temática sobre a capacitação das pequenas empresas como agentes de transformação

No âmbito da 117ª sessão do Conselho Executivo, a UNWTO realizou também uma sessão temática especial centrada na capacitação das pequenas empresas para serem agentes de transformação, inspirada nas Directrizes do G20 para as PMEs e Comunidades Turísticas como Agentes de Transformação.

Ao fazê-lo, a sessão reuniu os Ministros do Turismo com figuras de destaque do sector privado para abordar os maiores desafios que impedem as pequenas empresas de alcançar o seu potencial para impulsionar a mudança. Estes incluem o acesso ao investimento e ao financiamento, a falta de inteligência de mercado e a incapacidade de adaptação para responder às tendências de consumo em mudança.

Próximo Conselho Executivo na República Dominicana

O Conselho Executivo é o órgão máximo de direcção da UNWTO e reúne duas vezes por ano. Composto por 34 membros na sequência da suspensão da Federação Russa da Organização, trabalha com o Secretário-Geral para implementar tanto as suas próprias decisões como as recomendações da Assembleia.

A 118ª sessão do Conselho Executivo terá lugar na República Dominicana e os próximos anfitriões enviaram uma mensagem a todos os membros ansiosos por recebê-los em 2023.

A UNWTO dá as boas-vindas a 18 novos Membros Afiliados

Os membros recentemente admitidos da UNWTO reflectem a diversidade do amplo sector do turismo, com empresas privadas, organizações de gestão de destinos, universidades, associações profissionais, organizações intergovernamentais e ONG, todas representadas. As novas adições reflectem também a missão global da UNWTO, seis da Europa; quatro das Américas; quatro da Ásia e do Pacífico; dois de África e dois do Médio Oriente.

Estamos orgulhosos de ver a rede de Membros Afiliados crescer à medida que acrescenta valor à Organização, e desejamos uma calorosa recepção às 18 novas entidades que se juntam à nossa comunidade.

Em conformidade com o actual processo de admissão legal, as 18 nomeações foram submetidas à consideração e aprovação da 117ª Comissão Executiva após terem sido previamente revistas e aprovadas pela Comissão de Filiação durante a reunião da Comissão a 17 de Novembro. Com esta aprovação oficial pelo Conselho Executivo, os novos membros podem gozar de todos os direitos e benefícios de ser membros da UNWTO, em conformidade com os estatutos e regras da UNWTO.

O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, afirmou: "Estamos orgulhosos de ver a rede de Membros Afiliados crescer à medida que acrescenta valor à Organização, e desejamos um caloroso acolhimento às 18 novas entidades que se juntam à nossa comunidade".

Os 18 novos Membros Afiliados são:

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.