Resultados do Conselho Executivo da UNWTO em Marraquexe
28-11-22
O Conselho Executivo da UNWTO reuniu-se em Marraquexe com o objectivo de avançar com planos para transformar o sector num contexto de novos e antigos desafios. Reuniu 16 ministros do turismo e delegações de 36 países, tendo como pano de fundo as chegadas internacionais no bom caminho para atingir 65% dos níveis pré-pandémicos até ao final do ano.
Com base no seu apelo aos líderes dos sectores público e privado para "repensar o turismo", a UNWTO colocou "inovação, investimento e educação e capacitação dos jovens" no centro das várias discussões. Também enfatizou um "maior enfoque" na transformação através da Acção Climática e a importância do sector para o desenvolvimento rural.
No seu discurso de boas-vindas, o Secretário-Geral da UNWTO Zurab Pololikashvili sublinhou que "a janela de oportunidade para transformar o nosso sector não permanecerá aberta por muito tempo". Sublinhou que "chegou o momento de acelerar a construção de um sector mais inclusivo, resiliente e sustentável", e lembrou ao órgão de direcção da UNWTO que o sucesso do turismo já não pode ser medido apenas em números, "mas sim no impacto que o nosso sector tem na vida, subsistência e bem-estar das pessoas e do planeta".
No seu discurso de boas-vindas, o Secretário-Geral da UNWTO Zurab Pololikashvili salientou que "a janela de oportunidade para transformar o nosso sector não permanecerá aberta por muito tempo". Sublinhou que "chegou o momento de acelerar a construção de um sector mais inclusivo, resiliente e sustentável", e lembrou a este órgão de governo da UNWTO que o sucesso do turismo já não pode ser medido apenas em números, "mas sim no impacto que o nosso sector tem na vida, subsistência e bem-estar das pessoas e do planeta".
ONU reconhece o papel da UNWTO Na véspera da reunião de Marraquexe, foi apresentado à Assembleia Geral da ONU um projecto de resolução apelando a todas as partes do sistema da ONU para promover o turismo no seu trabalho para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Apoio de 104 países
Eles explicam que a resolução, que até agora "tem o apoio de 104 países, é o culminar da presença reforçada da UNWTO ao mais alto nível político". É também um reflexo do "reconhecimento sem precedentes da importância do turismo para o bem-estar económico e social e integra os principais fluxos de trabalho estratégico da UNWTO". "Em particular, realça o poder do turismo para ajudar a construir sociedades inclusivas e proteger os ecossistemas", acrescentam eles.
Intensificação dos programas de educação e formação
No seu relatório aos Membros sobre as suas realizações desde a anterior sessão do Conselho, o Secretário-Geral Pololikashvili ilustrou como a UNWTO está "a liderar a transformação do turismo", indicando que para o fazer "é essencial intensificar os programas de educação e formação, promover o investimento no turismo para o crescimento e sustentabilidade e prestar assistência técnica aos Estados Membros em todas as regiões".
Sessão temática sobre a capacitação das pequenas empresas como agentes de transformação
No âmbito da 117ª sessão do Conselho Executivo, a UNWTO realizou também uma sessão temática especial centrada na capacitação das pequenas empresas para serem agentes de transformação, inspirada nas Directrizes do G20 para as PMEs e Comunidades Turísticas como Agentes de Transformação.
Ao fazê-lo, a sessão reuniu os Ministros do Turismo com figuras de destaque do sector privado para abordar os maiores desafios que impedem as pequenas empresas de alcançar o seu potencial para impulsionar a mudança. Estes incluem o acesso ao investimento e ao financiamento, a falta de inteligência de mercado e a incapacidade de adaptação para responder às tendências de consumo em mudança.
Próximo Conselho Executivo na República Dominicana
O Conselho Executivo é o órgão máximo de direcção da UNWTO e reúne duas vezes por ano. Composto por 34 membros na sequência da suspensão da Federação Russa da Organização, trabalha com o Secretário-Geral para implementar tanto as suas próprias decisões como as recomendações da Assembleia.
A 118ª sessão do Conselho Executivo terá lugar na República Dominicana e os próximos anfitriões enviaram uma mensagem a todos os membros ansiosos por recebê-los em 2023.
A UNWTO dá as boas-vindas a 18 novos Membros Afiliados
Os membros recentemente admitidos da UNWTO reflectem a diversidade do amplo sector do turismo, com empresas privadas, organizações de gestão de destinos, universidades, associações profissionais, organizações intergovernamentais e ONG, todas representadas. As novas adições reflectem também a missão global da UNWTO, seis da Europa; quatro das Américas; quatro da Ásia e do Pacífico; dois de África e dois do Médio Oriente.
Estamos orgulhosos de ver a rede de Membros Afiliados crescer à medida que acrescenta valor à Organização, e desejamos uma calorosa recepção às 18 novas entidades que se juntam à nossa comunidade.
Em conformidade com o actual processo de admissão legal, as 18 nomeações foram submetidas à consideração e aprovação da 117ª Comissão Executiva após terem sido previamente revistas e aprovadas pela Comissão de Filiação durante a reunião da Comissão a 17 de Novembro. Com esta aprovação oficial pelo Conselho Executivo, os novos membros podem gozar de todos os direitos e benefícios de ser membros da UNWTO, em conformidade com os estatutos e regras da UNWTO.
O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, afirmou: "Estamos orgulhosos de ver a rede de Membros Afiliados crescer à medida que acrescenta valor à Organização, e desejamos um caloroso acolhimento às 18 novas entidades que se juntam à nossa comunidade".
Os 18 novos Membros Afiliados são:
Associação Espanhola de Gestores e Directores de Hotéis (Espanha).
Organização de Turismo de Busan (República da Coreia)
Universidade de Capadócia / Kapadokya Üniversitesi (Türkiye)
Comité International Des Festivals Du Film Touristique - CIFFT (Áustria)
Escuela Profesional de Turismo de la Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (Peru)
Eturia CLM (Espanha)
Associação de Hotelaria e Turismo de Eswatini (Reino de Eswatini)
Innovaris SL (Espanha)
Jeddah Central Development Company (Arábia Saudita)
Companhia de Turismo de Joanesburgo (África do Sul)
Manifest Destinations Group, INC. (Estados Unidos da América)
Associação Nacional de Turismo Interno e de Recepção da Moldávia (Moldávia)
ONWARD (Estados Unidos da América)
Universidade de Turismo de Osaka (Japão)
Organização de Turismo do Pacífico (Fiji)
Autoridade da Região de Turismo e Desenvolvimento de Petra (Jordânia)
PT. Pintu Bali Digital (Indonésia)
Smart Tourism & Hospitality Consulting SA - SMART THC (Panamá)
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.