A Rede Mundial de Turismo de Compras celebra hoje, 11 de Novembro, o Dia Mundial das Compras
11-11-22
Hoje, 11 de Novembro, a Rede Mundial de Turismo de Compras celebra o Dia Mundial das Compras com uma série de eventos em todo o mundo e em parceria com instituições.
Muitas lojas, centros comerciais e retalhistas estão a iniciar a época de descontos com a celebração do Dia Mundial das Compras, em antecipação ao BlackFriday, que tem lugar na última sexta-feira de Novembro. Entre as ofertas estão descontos especiais em telemóveis e electrónica, vestuário, brinquedos e categorias seleccionadas de bens.
A celebração destas férias está ligada à compra de artigos online e em lojas físicas, o que tem um impacto significativo nos hábitos de consumo das pessoas.
Além disso, o confinamento devido à pandemia de Covid-19 contribuiu para a modificação das actividades diárias, como o teletrabalho e a educação virtual, forçando-nos a passar mais tempo em casa. As compras físicas estão a tornar-se cada vez menos frequentes, aumentando a predilecção pelo comércio electrónico.
Qual é a origem do Dia Mundial das Compras?
O principal predecessor desta data é o Dia dos Solteiros, também conhecido como Dia Mundial das Compras. Em 1993, quatro amigos da Universidade Chinesa de Nanjing decidiram celebrar o seu bacharelato, trocando presentes todos os 11 de Novembro.
A escolha desta data está relacionada com o número 1, que em chinês representa uma árvore sem folhas, associada a uma pessoa que não é casada ou que não tem parceiro. Então o 11º dia do 11º mês tornou-se o símbolo quintessencial do Dia Mundial dos Solteiros, porque a representação gráfica da palavra "single" escrita em chinês é quatro linhas verticais ou paus "11:11". Esta celebração atingiu grande popularidade e as empresas de comércio electrónico aderiram, oferecendo um grande número de promoções através de lojas de comércio online. Os números das vendas excedem os obtidos durante a Sexta-feira Negra e a Segunda-feira Cibernética.
Outro elemento a considerar é a enorme divulgação mundial desta data, graças a empresas como o Grupo Alibaba, transformando o Dia dos Solteiros no Dia Mundial das Compras.
Rede Mundial de Turismo Compras
A Rede Mundial de Turismo de Compras, gerida pela Global Journey Consulting em colaboração com as empresas e instituições membros afiliadas da UNWTO, pretende responder ao ponto 10 do Plano de Acção da Rede de Turismo Comercial apresentado em 2016 pela UNWTO, e pretende utilizar a Rede para centralizar, comunicar e responder à necessidade de criar um espaço de encontro para todos os sectores, agentes e actores envolvidos no desenvolvimento do Turismo Comercial.
As principais linhas de trabalho são as seguintes:
Turismo de compras (conceito tradicional)
Concentrada na oferta de marcas internacionais e nacionais reconhecidas, principalmente localizadas em centros comerciais e centros urbanos.
É comum a todos os destinos considerados como destinos de Turismo de Compras.
2. Turismo de Compras de Produtos com Identidade Cultural (indústria/ comércio retalhista)
Nova visão que integra as indústrias locais num espaço territorial dentro do conceito de Turismo Comercial.
Este tipo de Turismo de Compras oferece ao viajante uma experiência única e diferente para conhecer e adquirir produtos fabricados nesse destino turístico e cuja identidade cultural é característica desse território.
3. Comunicação
4. Rede de conhecimento
5. Fórum e eventos
6. Ferramentas e serviços tecnológicos
7. Trabalho em rede
Para mais informações sobre a Rede Mundial de Turismo de Compras, por favor clique aqui.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.