Turismo cinematográfico no Japão

30-10-22

Estes locais no Japão inspiraram os amados filmes do Studio Ghibli

Com a muito esperada inauguração do Parque Ghibli a 1 de Novembro, mergulhe no mundo do Studio Ghibli com locais tanto inspiradores como inspirados pelas histórias muito apreciadas.

O estúdio de animação japonês com sede em Tóquio é conhecido pelos seus filmes premiados, tais como Spirited Away e Princess Mononoke. Experimente as terras que dizem ter inspirado os quatro aclamados animadores e realizadores ou percorra o novíssimo parque a celebrar o mundo do anime. Aqui estão os seis melhores locais Ghibli em todo o Japão para preencher o itinerário de qualquer fã.

Estúdio Ghibli Park, Nagoya 

O mundo imersivo baseado nos filmes muito apreciados do Studio Ghibli, Ghibli Park, abrirá ao público no dia 1 de Novembro, com a abertura da segunda fase no início de 2023. Localizado na cidade de Nagoya, no local de quase 500 acres do Aichi Earth Expo Memorial Park, o Ghibli Park será facilmente acessível apenas 3 horas a sul de Tóquio.

Visita para descobrir artefactos de produções passadas, desvendar segredos por detrás dos filmes, e vaguear pelas terras da fantasia a partir das muitas histórias. Incorporando a casa de Satsuki e Mei em My Neighbor Totoro, a idílica casa de campo e outras exposições irão abraçar o ambiente natural circundante, construindo apenas nas clareiras existentes no parque.

Museu Ghibli, Mitaka

Localizado em Mitaka, uma área suburbana verde de Tóquio, o Museu Ghibli é um local muito popular para os fãs e os curiosos. O museu foi criado e concebido com tanto amor e pensamento como os filmes, desde a exibição de obras e imagens originais para fãs antigos e novos até ao cuidado dos jardins que rodeiam o museu, trabalhando para sustentar o futuro da terra. No museu, os visitantes podem encontrar vitrais com cenas e personagens reconhecíveis, montagens de estúdios de animação e salas de cinema ilustrando os processos por detrás dos filmes, e um teatro exibindo uma curta-metragem, encontrada apenas no museu. Os bilhetes para o museu devem ser reservados com antecedência.

Yakushima, Kagoshima

Uma pequena ilha ao largo da costa sul de Kyushu, e também o primeiro Sítio do Património Mundial da UNESCO no país, Yakushima é conhecida como sendo o lar da "Floresta da Princesa Mononoke". Com densas florestas construídas de cedros de 10.000 anos e algumas das mais belas maravilhas naturais do Japão, a ilha foi sem dúvida a inspiração ideal para o filme da Princesa Mononoke, a história de fantasia que segue a busca da paz entre os humanos e a terra que estes ocupam. Acessível de Kagoshima por barco ou voando para Yakushima, a ilha é abundante em antigas rotas de caminhadas, rica paisagem e praias selvagens, tal como explorada pelo protagonista, Ashitaka.

Tomonoura, Hiroshima

Cidade portuária histórica na cidade de Fukuyama, Tomomoura preservou as suas encantadoras casas tradicionais, lojas e templos, e é amplamente conhecida por atrair criativos e contadores de histórias. Diz-se que a encantadora paisagem urbana influenciou o filme de Ghibli Ponyo depois do realizador, Hayao Miyazaki, ter ficado no porto enquanto trabalhava na história do filme. Acessível de Fukuyama num shinkansen, Tomonoura é uma paragem cénica para a história do porto e para se sentir imerso num cenário Ghibli, se viajar ao longo da costa de Hiroshima a Osaka.

Dogo Onsen, Ehime

Dogo Onsen é a zona de águas termais mais antiga do Japão e usada como inspiração para imaginar o balneário em Ghibli's Spirited Away, Dogo Onsen é um dos mais famosos do Japão. Localizada em Matsuyama, em Shikoku, a cidade balnear de Dogo Onsen tem mais de 3000 anos e oferece charmosos balneários de águas termais, uma gastronomia apaixonante e uma colecção ecléctica de lojas e museus. Dogo Onsen Honkan é a cidade particular confirmada pelos directores de arte como um protótipo para Aburaya do Spirited Away, e pode ser visitada hoje em dia para excursões, e para tomar banho, como milhares têm feito desde os anos 1800.

Edo-Tokyo Open Air Architectural Museum, Tóquio

Uma visita a este museu ao ar livre é o sítio perfeito para se levar em arquitectura e design tradicional japonês e receber uma dose de nostalgia de Ghibli. Sediado no Parque Koganei, Tóquio, o museu comemora edifícios e obras históricas japonesas para restaurar e relocalizar aqueles com importância cultural. No local, os visitantes podem encontrar casas, pousadas, lojas e oficinas desde o período Edo dos anos 1600 até ao final dos anos 80 Showa, alguns parecendo particularmente familiares aos fãs do muito amado Spirited Away, como o director de arte Yoji Takeshige confirmou em 'The Art of Spirited Away' que o museu foi uma inspiração directa para o filme.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.