Ecostar, certificação de sustentabilidade para hotéis, expande-se globalmente

23-09-22

Após pouco mais de um ano desde o seu nascimento em Espanha, Ecostars Ecological Hotel Rating, uma certificação de sustentabilidade para hotéis que atribuem estrelas ecológicas com base no seu impacto ambiental, está a consolidar a sua expansão global e a aterrar com força noutros países da Europa, América Latina e África.

A verdade é que a sustentabilidade se tornou um factor cada vez mais valorizado pelos viajantes, ao ponto de ser um requisito na selecção de alojamento, pelo que é cada vez mais importante que os hotéis tenham um selo que reflicta e valorize fielmente o impacto ambiental gerado por cada hotel. De facto, de acordo com os últimos relatórios da Booking.com, mais de 80% dos viajantes preferem ficar num hotel com um certificado de sustentabilidade do que num hotel que não o faça.

Já existem quase mil hotéis avaliados globalmente pela Ecostars, com uma presença muito relevante em Espanha, onde já se tornou o certificado de sustentabilidade hoteleira mais difundido com mais de 700 estabelecimentos avaliados (cerca de 5% da base hoteleira nacional), incluindo cadeias tais como H10, Ilunion, Vincci, Abba, HotelAtelier (Petit Palace + ICON), Soho Boutique, Artiem, Hoteles Santos, Hoteles Poseidón, Fuerte Hoteles, Concept HG, byPillow, Praktik, Guitart, Izán, Hoteles Andaluces con Encanto (HACE), Medplaya, Rusticae, Hospedium, ML Hoteles e HotelesVar; bem como centenas de alojamentos independentes.

A nível internacional, na Europa já concedeu o seu selo de aprovação a hotéis em Portugal (incluindo a cadeia de hotéis Lisbon Heritage), Itália, Reino Unido, Alemanha, Grécia, Bulgária e Andorra. Para além do nosso continente, certificou-se na América Latina (México, República Dominicana e Costa Rica) e África (Tunísia). Além disso, muitos novos hotéis estão a aderir diariamente ao processo de certificação, fazendo da Ecostars a certificação de sustentabilidade hoteleira de crescimento mais rápido em todo o mundo.

As classificações Ecostars, que classificam os hotéis de 0 a 5 Ecostars de acordo com o seu impacto ambiental, são atribuídas através de um processo de certificação registado no qual são avaliados múltiplos eixos de sustentabilidade: eficiência energética e hídrica através de um modelo estatístico calculado através de um algoritmo, emissões de CO2, separação selectiva e reciclagem de resíduos, utilização de energias renováveis, fontes de energia e matérias-primas sustentáveis, ética social e alimentos sustentáveis (através do selo Ecofoodies - Sustainable Food Certification).

Além disso, é de notar que as avaliações Ecostars são entendidas como um processo e não como um objectivo final. Começa com a avaliação inicial, que fornece o ponto de partida do hotel. Subsequentemente, dentro do ecossistema Ecostars, os critérios para subir para os níveis seguintes são claramente definidos, bem como os diferentes instrumentos e especialistas do sector para o conseguir, de modo a que cada hotel tenha visibilidade e um plano claro de melhoria contínua. De três em três anos (se nenhuma avaliação antecipada for solicitada pelo hotel, no caso de medidas de eficiência terem sido implementadas anteriormente) a avaliação é renovada, idealmente com uma tendência ascendente.

O certificado Ecostars é reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO/OMT) e faz parte do Conselho Espanhol de Turismo e do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), endossando a sua relevância na indústria do turismo.

De acordo com José Luis Santos, CEO da Ecostars, "Ecostars é um projecto global, pois não pode ser de outra forma no contexto actual do turismo. Por este motivo, estamos muito satisfeitos com a rápida expansão que estamos a experimentar e a grande aceitação do nosso modelo de avaliação entre a base hoteleira. Na nossa opinião, isto deve-se principalmente ao facto de ser gratuito e de a avaliação ser extremamente simples, alcançando ao mesmo tempo um grau máximo de objectividade e integridade. É também devido à diferenciação que proporciona, uma vez que a nossa classificação mais elevada (5 Ecostars - Platina) é atingida por menos de 1% dos hotéis que avaliamos. Estamos prontos para trabalhar no nosso próximo objectivo nos próximos meses: tornarmo-nos o maior certificado de sustentabilidade do mundo.

O certificado, que é fácil de avaliar digitalmente, pode ser solicitado pelos hotéis gratuitamente através do seu sítio web www.ecostars.org

O tempo médio desde a candidatura até à adjudicação é inferior a uma semana, graças à avaliação digital automatizada do Ecostars através do seu algoritmo de avaliação proprietário.

Informação Ecostar

Ecostars® é uma certificação específica de sustentabilidade para hotéis que atribui estrelas ecológicas com base no impacto ambiental por estadia que um hotel tem e é membro ou reconhecido por organizações internacionais como a Organização Mundial do Turismo (UNWTO / UNWTO) e o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), e nacionais como a Junta de Turismo Espanhola.

O processo de certificação é inteiramente digital e o tempo médio desde a candidatura à certificação é de apenas dois dias, tudo graças a um processo automatizado® propriedade da Ecostars, mais a participação de entidades como a Ecoembes, FSC Espanha e Ecofoodies. Mais de 500 hotéis já foram certificados em vários países, tornando o Ecostars um dos maiores selos de sustentabilidade do mundo.

Eixos de avaliação

O processo de certificação é completamente digital e o tempo médio desde a candidatura até à certificação é de apenas dois dias, e avalia os eixos-chave de sustentabilidade em cada hotel a fim de medir o impacto ambiental de cada estadia, com base nos eixos seguintes:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.