A Peru estabelece oficialmente a Semana da Cozinha Peruana

20-09-22

A Semana da Cozinha Peruana terá lugar no segundo sábado de Setembro de cada ano. Desta forma, pretende-se também promover o cuidado da terra e a preservação das técnicas culinárias tradicionais, forjadas ao longo do tempo através das picanterías e chicherías, com o objectivo de reforçar a identidade das regiões do país.

"A cozinha é uma actividade que nos enche de orgulho e nos une como um país, pois representa o trabalho dos nossos antepassados, que foram capazes de transformar gradualmente os produtos da terra e do mar em cozinhas regionais que alimentaram os nossos antepassados durante séculos", disse o Ministro Roberto Sánchez.

Com esta proposta, Mincetur procura posicionar o Peru como o principal destino turístico gastronómico do mundo. Para este fim, segundo o Ministro Roberto Sánchez, os esforços do sector continuarão a concentrar-se na promoção da cozinha regional.

"De Mincetur reafirmamos o nosso empenho na reactivação do turismo, dirigindo os nossos esforços para o desenvolvimento da gastronomia regional ligada ao turismo, como eixo estratégico para alcançar experiências únicas baseadas na sua cultura e biodiversidade com inclusão e sustentabilidade", afirmou.

Este ano, o Peru foi classificado como o melhor destino turístico, cultural e gastronómico da região nos "World Travel Awards South America 2022". O prémio gerou expectativas a nível mundial de visitar o país andino.

As autoridades turísticas têm procurado tirar partido do facto de os olhos estarem postos na região e promover a reactivação do sector gastronómico. No norte do país, como parte do reconhecimento das picanterías e chicherías, realizou-se o primeiro encontro "Viagens com sabor", um espaço para a troca de experiências e a promoção da cozinha regional. Este evento será também realizado na cidade de Arequipa nos dias 24 e 25 de Setembro. 

Além disso, a conferência gastronómica "Experiências Culinárias Peruanas 2022", organizada pela Promperú, um evento que reúne empresários do sector e 35 compradores internacionais de diferentes países, para gerar sólidos compromissos de investimento na cozinha peruana.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.