UNWTO desvenda as estrelas vencedoras do Desafio do Turismo Desperto

01-02-23

A UNWTO anunciou os vencedores do seu Desafio do Turismo Desperto, que recompensa as empresas que estão a remodelar o sector em todas as regiões do mundo.

Esta é a segunda edição do concurso global da UNWTO para as empresas em fase de arranque centrado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os participantes foram julgados pela sua contribuição para o desenvolvimento de um sector turístico inclusivo, resiliente e sustentável, concentrando-se em seis áreas principais:

O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, afirmou: "As empresas de turismo têm a capacidade e agilidade para transformar o sector em conformidade com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Todos os vencedores do UNWTO Awake Tourism Challenge têm o potencial de ajudar a construir um sector mais inclusivo e resiliente, e esperamos apoiá-los à medida que crescem em tamanho e influência".

Os startups do turismo têm a capacidade e agilidade para transformar o sector em conformidade com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Vencedores de todas as regiões do mundo

O concurso atraiu mais de 2.000 participações de 120 países de todo o mundo. O maior número de entradas veio da Europa, Américas e África, seguido da Ásia-Pacífico e do Médio Oriente. Um júri de peritos seleccionou 30 finalistas e 15 vencedores.

Reflectindo a amplitude do talento no sector do turismo global, as estrelas vencedoras são Coastruction (Holanda), Noytrall (Portugal), SmArt Tourism and Hospitality Consulting (Panamá), Quantum Temple (EUA), Socialbnb (Alemanha), Quantum Temple (EUA) e Socialbnb (Reino Unido). ), Socialbnb (Alemanha), Instituto de Accesibilidad (Espanha), Kamatjona (Namíbia), Baahdy & Birdy (Noruega), WeavAir (Singapura), r3charge (Alemanha), Impact Innovations Institute (Arménia), NomadHer (Coreia do Sul), Murmuration (França), Evelity by Okeenea Digital (França) e Accessible Qatar (Qatar). Os projectos foram reconhecidos por oferecerem um serviço inovador com elevado valor para o cliente, especialmente com elevados níveis de envolvimento dos jovens, bem como o envolvimento das comunidades locais. Os startups foram também reconhecidos pela sua utilização de tecnologia para monitorizar e gerir o impacto ambiental da actividade turística. Mais informações sobre os vencedores e finalistas podem ser encontradas no website do concurso. 

Uma rede vencedora

Aos vencedores será oferecido um período de incubação de três meses na SPARK Crans-Montana, o Centro de Inovação Les Roches do grupo Sommet Education, onde participarão em actividades de mentoria e trabalho em rede e terão acesso a um laboratório VR, estúdio digital e espaço de coworking. Além disso, receberão bolsas de estudo para a UNWTO Tourism Online Academy, serão incluídos no catálogo da UNWTO Top Innovators, serão apresentados numa campanha de comunicação global para sensibilizar cada vencedor e serão convidados a participar em tutoria com os parceiros do projecto.

O concurso foi organizado em colaboração com Wakalua, o primeiro pólo de inovação global para o turismo, impulsionado pela Ávoris, e foi fortemente apoiado por especialistas e parceiros turísticos de renome, incluindo SPARK, Les Roches Innovation Hub of Sommet Education Group, Amadeus, IE University, NEST, KPMG, MasterCard, Telefonica, Wayra, ClarkeModet, The FarCo, BBVA, MentorDay, Finnova, Google for Startups, Valley Digital Business School, Future Food Institute, Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Conselho de Turismo de Singapura.

A inovação como prioridade

Em 2022, a UNWTO celebrou cinco anos do seu Departamento de Inovação, Educação e Inovação. Nessa altura, a UNWTO fez da inovação uma das suas principais prioridades, tendo convocado 23 concursos e desafios, bem como realizado nove Aventuras Técnicas de Turismo e criado uma rede de inovação com mais de 11.500 interessados de todas as áreas deste diversificado sector.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.