O PIB do turismo no México cresceu em 2022
08-02-23
O Secretário de Turismo do Governo do México, Miguel Torruco Marqués, anunciou os resultados dos Indicadores Trimestrais de Actividade Turística (ITAT), incluindo o Produto Interno Bruto (PIB) e o Consumo Turístico Doméstico correspondente ao terceiro trimestre de 2022 com números ajustados sazonalmente, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI).
O chefe do Ministério do Turismo (SECTUR), disse que, ao analisar a tendência observada nestes dois indicadores, destaca-se no PIB do Turismo uma trajectória de recuperação sustentada, uma vez que, na sua comparação anual, registou um aumento de 12,1% em termos reais e mostra uma recuperação de 11,1 pontos percentuais em relação à variação anual do terceiro trimestre de 2019 (1,0%).
Torruco Marqués acrescentou que, em relação ao trimestre anterior, o PIB do turismo no terceiro trimestre de 2022 cresceu 1,6% em termos reais, colocando-o sete décimos de ponto percentual acima do PIB nacional, que cresceu 0,9% neste período.
O relatório refere que, por componentes do PIB do turismo, na sua taxa anual, os bens cresceram 8,3% e os serviços 12,8% em termos reais. Entretanto, em relação ao trimestre anterior, os bens registaram um crescimento de 5,1% e os serviços de 1,2%.
Em paralelo, o Indicador Trimestral de Consumo do Turismo Doméstico na sua comparação anual, apresentou um aumento de 14,5%, mostrando uma recuperação de 12,4 pontos percentuais em comparação com a variação anual do terceiro trimestre de 2019 (2,0%).
Em relação ao segundo trimestre de 2022, o Consumo do Turismo Interno (que é equivalente à soma do consumo do turismo interno e do consumo do turismo receptor), registou um aumento de 2,7% em termos reais, disse a Secretaria do Turismo.
Entre as componentes do consumo do turismo interno, os resultados reflectem um aumento na sua taxa anual; ou seja, o Consumo do Turismo Interno cresceu 14,5% e o Consumo do Turismo Receptivo 14,2% em termos reais. Em comparação com o segundo trimestre de 2022, o Consumo do Turismo Doméstico cresceu 2,6% e o Consumo do Turismo Entrante aumentou 3,2%.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.