Convenção e turismo de compras são desafios para a indústria dominicana
19-02-23
O turismo de convenções e compras é um dos desafios que o sector deve reforçar a fim de continuar a aumentar o número de visitantes que chegam ao país.
A este respeito, o Ministro do Turismo, David Collado, anunciou que nos próximos 90 dias terá início em Santo Domingo a construção de um centro de convenções, que procura aumentar a ocupação hoteleira na cidade entre 7% e 8%.
O novo centro de convenções será construído nos terrenos do Hotel Hispaniola em Santo Domingo, para o qual o processo de licitação já começou.
"O centro de convenções não é um projecto, mas uma realidade, que há mais de um ano trabalha com a Ifema, a empresa que dirige a Fitur, que preparou todos os planos e nos acompanhou com o Banco de Reservas", explicou Collado na conferência de imprensa da Associação Hoteleira de Santo Domingo e do Cluster Turístico de Santo Domingo.
No que diz respeito ao turismo de compras, disse que este ano farão todos os possíveis para aprovar a Lei de Devolução de Impostos aos Turistas, um projecto importante para a República Dominicana, já que há muitas marcas internacionais que não estão no país, que poderão trazer os seus investimentos.
"Estamos empenhados em apoiar a aprovação desta lei, para que a vinda à República Dominicana, e especialmente à capital, seja um incentivo adicional para os estrangeiros", disse ele.
Estatísticas
O Ministro Collado disse que até ao momento, em Fevereiro, cerca de 335.000 estrangeiros entraram no país, o que indica que a barreira dos 600.000 será ultrapassada.
Da mesma forma, ele projectou que se o turismo continuar como está a acontecer, a República Dominicana será um líder entre os países das Caraíbas no turismo aéreo, o que significa progresso em termos de aviação.
Reconhecimento
A Associação Hoteleira de Santo Domingo e o Cluster do Turismo de Santo Domingo reconheceram o trabalho do Ministro David Collado à frente do Gabinete do Turismo, o que levou a superar as figuras pré-pandémicas nas chegadas turísticas e na ocupação hoteleira.
Yudit Garcia, presidente da Associação Hoteleira de Santo Domingo e Mónika Infante Henríquez, presidente do Cluster Turístico de Santo Domingo, reconheceram o seu trabalho e destacaram o seu empenho enérgico e liderança na recuperação da indústria.
Visitantes
530.000 estrangeiros entraram no país em Janeiro. Em Janeiro de 2023, chegaram ao país 530.956 não-residentes, mais 129 % do que em 2022.
Durante a actividade
A actividade contou com a presença do presidente de Asonahores, David Llibre, dos membros do Conselho de Administração de ambas as organizações CTSD e AHSD, bem como de empresários de hotelaria.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.