Turistas do Reino Unido novamente confiantes em viajar para o estrangeiro
14-02-23
O número de pedidos de vistos turísticos em Janeiro de 2023 registou um aumento explosivo em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com números da agência de vistos e-Visa.co.uk. Os pedidos são geralmente também apresentados muito antes da partida, indicando que os viajantes estão confiantes de que a COVID-19 não causará qualquer perturbação.
Ponto de viragem alcançado
Os números da Autoridade da Aviação Civil1 mostram que os voos desceram 23% no segundo trimestre de 2022 em comparação com os números pré-pandémicos. No entanto, a agência de vistos e-Visa.co.uk tem notado um ponto de viragem nos últimos meses. Com base nos números recentes de pedidos de vistos, a agência espera que as viagens voltem ao normal em 2023.
As limitações de viagem não são decisivas para muitos viajantes
É de salientar que o aumento dos pedidos de visto não se deve apenas ao facto de as limitações de viagem terem sido levantadas. Vários destinos já tinham abandonado a maior parte das suas limitações no Inverno de 2021/2022. O Egipto e o Quénia, dois destinos populares de férias de Inverno, são disso um dos principais exemplos. Para viajar para estes países no início de 2022, tudo o que era necessário era um certificado de vacinação ou resultado de um teste. No entanto, o número de pedidos de visto para esses países diminuiu quase 50% em comparação com os números pré-pandémicos. Uma sensação geral de mal-estar sobre o futuro desempenhou um papel importante neste contexto.
Desde então, esta tendência decrescente inverteu-se. De acordo com números recentes do e-Visa.co.uk, o número de pedidos de visto para o Egipto e o Quénia em 2023 mais do que duplicou em comparação com o mesmo mês há um ano. A razão mais provável para este aumento é que os viajantes já não estão preocupados com o impacto do vírus nos seus planos de viagem.
Ascensão espectacular Nova Zelândia, Austrália e Índia
O aumento dos pedidos de visto é ainda mais espectacular para destinos que ainda tinham requisitos rigorosos de entrada no início de 2022. Exemplos principais destes são a Nova Zelândia, Austrália e Índia. Após o relaxamento gradual das regras do coronavírus ao longo de 2022, o número de pedidos de visto para estes destinos aumentou mais de seis vezes no espaço de apenas um ano.
Tempo entre o pedido de visto e a data de partida
Este maior sentimento de confiança é também confirmado por outro indicador. e-Visa.co.uk controla quanto tempo antes de os pedidos de visto de partida serem apresentados. Em Janeiro de 2022, os pedidos de visto eram, em média, apresentados duas semanas mais próximos da data de partida do que os pedidos pré-pandémicos.
Isto indicava que as pessoas hesitavam em fazer planos a longo prazo por receio de perturbações da COVID-19, preferindo, em vez disso, organizar as coisas a curto prazo. Em Janeiro de 2023, o tempo médio entre a apresentação de um pedido de visto e a data de partida era de volta ao seu nível pré-pandémico. O facto de os turistas voltarem a apresentar os seus pedidos de visto muito antes da partida sugere que não estão particularmente preocupados com o impacto negativo da COVID-19 nos seus planos de viagem.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.