A economia laranja está a impulsionar a recuperação económica em Santa Cruz

26-02-23

O turismo foi afectado pela pandemia e pelos conflitos sociais. Agora que estes momentos foram ultrapassados, e com a implementação de políticas de apoio, o sector está em ascensão.

Com a aprovação da lei departamental de isenção fiscal para o sector do turismo, Santa Cruz está a caminho de reactivar a sua economia laranja, que foi seriamente afectada pela pandemia e pelos conflitos sociais. O objectivo da lei é encorajar a formalidade e a legalidade no sector.

"A aplicação deste tipo de lei a favor do turismo encorajará as pessoas a comprar serviços turísticos com qualidade, segurança e com a garantia de bom serviço a empresas legalmente estabelecidas e que trabalham de forma formal", diz Javier Rivera Segovia, director do curso de Hotelaria e Administração Turística da Universidade Franz Tamayo, Unifranz.

A informalidade atinge 60%.

Na mesma linha, a assembleia departamental e redactora da lei, Paola Aguirre, ao apresentar o projecto de lei, disse que a lei visa impulsionar a recuperação económica e assegurar um serviço de qualidade aos utilizadores.

"Temos um elevado nível de informalidade, mais de 60%, e o que se pretende é que, através desta lei de incentivo, possamos formalizar o registo de todos os prestadores de serviços turísticos que se encontram dispersos e ainda não constam dos registos do Governador para estabelecer parcerias público-privadas, o que impulsionará o desenvolvimento deste importante sector da economia do departamento", disse o legislador.

Entretanto, o director de Turismo e Cultura do Governador, Rodrigo Barbery, assegura que todas as categorias do sector do turismo terão 120 dias para obterem uma licença de funcionamento gratuita.

A economia da laranja é a terceira maior fonte de emprego no departamento de Santa Cruz. A estratégia do governo visa transformar o sector dos serviços e do turismo na principal fonte de emprego no departamento.

Rivera Segovia assegura que o turismo em Santa Cruz está actualmente a passar por um processo de reactivação. A pandemia e a situação política provocaram uma diminuição alarmante do número de visitantes nacionais e estrangeiros.

 "(...) Esta situação está a mudar. O turismo está de novo a retomar (...). As pessoas estão a começar a sair e isso é encorajador para as diferentes empresas que prestam serviços turísticos", afirma.

O académico acredita que, para impulsionar o turismo receptor, é necessário trabalhar de uma forma mais planeada para conseguir uma maior presença internacional nas diferentes feiras internacionais existentes e mostrar o melhor da riqueza cultural, natural, patrimonial e folclórica de cada um dos departamentos e regiões turísticas do país.

Diversificando a oferta para o turismo doméstico

O turismo doméstico - de acordo com o académico - tem de ser promovido através da diversificação de produtos, gerando novas experiências para que o visitante possa repetir o destino, mas com uma experiência diferente.

"Os destinos devem trabalhar na fidelização do cliente. Esta acção terá um duplo benefício, uma vez que um turista reincidente é um turista mais consciente e responsável e, portanto, muito mais respeitador do património, da cultura, da natureza e das manifestações culturais daquele lugar", assinala.

Oportunidades para hotéis e turismo em Santa Cruz

Santa Cruz de la Sierra é uma terra de oportunidades; isto permitiu ao sector hoteleiro desenvolver-se e tornar-se cada vez mais atractivo para marcas internacionais e cadeias de hotéis de luxo, que já têm uma presença na capital oriental.

O sector turístico em Santa Cruz tem um grande potencial. Ainda não está a ser explorado e já requer profissionais inovadores, capazes de conceber o turismo de amanhã, aplicando novas tecnologias para transformar o sector e criar uma experiência inovadora. 

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.