Dubai recebe mais de 14M visitantes internacionais em 2022

21-02-23

As viagens turísticas ao Dubai em 2022 atingem 86% dos níveis pré-pandémicos, excedendo os níveis de recuperação global de 63% e os níveis de recuperação do Médio Oriente de 83%.

O Dubai recebeu 14,36 milhões de visitantes internacionais em 2022, o equivalente a um crescimento anual de 97% em relação aos 7,28 milhões de chegadas turísticas em 2021, segundo os últimos dados divulgados pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET).

Entre os turistas estrangeiros, o Dubai continua a concentrar-se no mercado espanhol, tirando partido do facto de os espanhóis viajarem mais para o estrangeiro. Isto é demonstrado pelos dados: os longos fins-de-semana de Dezembro excederam em +32% o volume de viagens ao estrangeiro em comparação com os mesmos fins-de-semana longos em 2019.

Devido ao desejo de viajar nos próximos seis meses, os espanhóis são o segundo mercado europeu com a maior intenção de viajar com 74,7%. 

O crescimento, que permitiu ao Dubai superar os níveis de recuperação do turismo mundial e regional, contribui para o objectivo da Agenda Económica do Dubai D33 lançada pelo Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos EAU e Governador do Dubai, de consolidar o estatuto do Dubai como uma das três principais cidades do mundo para o turismo e negócios.    

O Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro do Dubai e Presidente do Conselho Executivo do Dubai, destacou o crescimento excepcional na chegada de visitantes, reflectindo a contínua ascensão do Dubai como uma das cidades mais ligadas do mundo e a sua determinação em liderar o mundo em termos de infra-estruturas hoteleiras e níveis de serviço.    

Aproximando-se do seu número pré-pandémico de 16,73 milhões de visitas em 2019, o desempenho turístico do Dubai em 2022 validou ainda mais a sua classificação como o destino mundial número um nos Travellers' Choice Awards 2023 da Tripadvisor pelo segundo ano consecutivo, sendo apenas a segunda cidade na história a conseguir isto.    

Os últimos dados da Organização Mundial do Turismo, UNWTO, mostram que as viagens turísticas globais em 2022 foram 37% mais baixas do que em 2019. O Médio Oriente registou o maior aumento relativo, com as chegadas a 83% dos números pré-pandémicos.

O Dubai superou os barómetros de recuperação global e regional, com os visitantes da cidade em 2022 a atingir 86% dos níveis pré-pandémicos.

Os mercados internacionais do Dubai mantêm a sua dinâmica 

De uma perspectiva regional, a Europa Ocidental e o Conselho de Cooperação para os Estados Árabes das regiões do Golfo Pérsico (CCG) representaram cada um 21% das chegadas. A região do CCG, em particular, registou um aumento exponencial na sua quota de chegadas de 13% em 2021 para 21% no ano passado.

O Sul da Ásia contribuiu com 17% do volume total, enquanto a região do Médio Oriente e Norte de África (MENA) contribuiu com 12%, reforçando ainda mais a atractividade contínua do Dubai para os viajantes dos mercados de proximidade.

As Américas representaram 7% das chegadas, enquanto que as regiões do Norte e Sudeste Asiático e África contribuíram com 5% cada uma e a Australásia com 2%.    

O sector hoteleiro atinge um crescimento significativo 

O sector hoteleiro do Dubai é uma parte fundamental da projecção futura do emirado e do crescimento global da indústria do turismo.

A ocupação média no sector hoteleiro em 2022 foi de 73%, uma das mais elevadas do mundo, comparada com 67% em 2021. O número é ligeiramente inferior aos 75% de ocupação do período pré-pandémico em 2019.

A elevada ocupação é particularmente notável, pois foi alcançada apesar de um aumento de 16% na oferta de quartos em 2022, em comparação com 2019.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.