Uma abordagem dinâmica impulsiona o turismo da cidade costeira em Hainan
24-02-23
Imagine um lugar onde possa andar de barco a motor no mar azul, tomar café enquanto lê numa livraria à beira-mar, desfrutar de um jantar à luz de velas ou simplesmente descontrair com um chá auto-passado na praia sob o céu estrelado da noite.
Tal é a beleza de Tianya Haijiao, ou "Bordos do céu, cantos do mar", uma famosa atracção turística em Sanya, uma cidade costeira resort na província de Hainan, no sul da China. No passado, o local dependia principalmente das suas vistas do mar para atrair visitantes, mas hoje em dia, oferece uma variedade de programas turísticos, uma vez que Sanya procura cada vez mais aperfeiçoar o seu sector turístico.
"Em Sanya, posso visitar o local budista para rezar de manhã, fazer um passeio de barco ao meio-dia e visitar o parque marinho à noite", disse um turista de apelido Li que vem de Pequim. "É espantoso".
Nos últimos três anos, as autoridades de Sanya criaram fundos governamentais subsidiando empresas de turismo para ajudar a estabilizar o mercado, e adiaram, deduziram ou isentaram as suas rendas. Esta medida "incentivou efectivamente as empresas", disse Chen Zhenmin, chefe do gabinete local de turismo, cultura, rádio, televisão e desporto.
A cidade também concebeu planos para melhorar as instalações e programas em locais turísticos durante a epidemia, acrescentou Chen.
À medida que a China optimizou a sua resposta COVID-19, os turistas estão a afluir a Sanya para as suas férias. Durante as férias do Festival da Primavera, por exemplo, Sanya registou mais de 1,6 milhões de viagens turísticas, 616.400 mais do que o número para o mesmo período de 2019. O total das receitas turísticas foi de 4,87 mil milhões de yuan (710 milhões de dólares americanos), um aumento de 25,98 por cento de ano para ano, de acordo com os números divulgados pelo governo da cidade.
Mesmo depois das férias, os locais turísticos, hotéis e lojas francas ainda estão cheios de gente.
Para satisfazer as necessidades dos visitantes, muitas empresas de investimento turístico têm investido na melhoria das suas instalações turísticas.
"Desenvolvemos uma ponte marítima e um parque de campismo na zona cénica de Daxiao Dongtiano", disse Zheng Conghui com o Sanya Tourism and Culture Investment Group.
Para assegurar que os visitantes tenham uma experiência agradável e segura, as autoridades locais introduziram também um mecanismo de supervisão do turismo, onde os supervisores do mercado, os funcionários responsáveis pela aplicação da lei e o pessoal da segurança pública conduzem patrulhas conjuntas em áreas-chave, tais como restaurantes de marisco, programas de entretenimento, transportes e compras.
"Queremos tirar partido do mercado turístico em recuperação, melhorando a nossa qualidade e enriquecendo os produtos turísticos", disse Liao Xian com uma empresa de turismo local.
O desenvolvimento turístico da Sanya faz parte de um plano maior para Hainan. A China lançou um plano director em Junho de 2020 para construir a província da ilha num porto de comércio livre de alto nível e influente a nível mundial até meados do século. O seu objectivo é transformar Hainan num centro internacional de turismo e consumo até 2025, e num destino de turismo e consumo globalmente influente até 2035.
Hainan planeia impulsionar o consumo através do relançamento do turismo, disse Feng Fei, governador de Hainan, ao entregar um relatório de trabalho do governo na sessão anual do congresso popular da província em Janeiro.
A província vai este ano esforçar-se por aumentar o número de turistas e as receitas turísticas em 20% e 25%, respectivamente, disse ele.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.