UNWTO expectante da reabertura oficial da China
25-02-23
A UNWTO anunciou a reabertura da China como "a peça final na recuperação do turismo", após a maior crise na história do sector.
O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, conduzindo uma delegação de alto nível à cidade de Hangzhou para participar na reabertura oficial, saudou calorosamente o levantamento das restrições de viagem como um grande impulso ao crescimento económico e progresso social tanto na Ásia-Pacífico como em todo o mundo. De acordo com dados da UNWTO, a pandemia custou a todo o mundo um total de 270 mil milhões de dólares em despesas de turismo no estrangeiro chinês, só em 2020 e 2021. A reabertura das fronteiras é portanto "o momento por que o mundo tem esperado", disse Pololikashvili.
O secretário-geral da UNWTO é o primeiro líder de uma agência da ONU a visitar a China desde que as restrições foram levantadas. O Ministro da Cultura e Turismo da China, Hu Heping, agradeceu à UNWTO pelo seu apoio durante toda a pandemia e por se ter juntado às celebrações oficiais de reabertura. Numa reunião bilateral, o Ministro Hu Heping e o Secretário-Geral Pololikashvili concordaram em aprofundar ainda mais a sua colaboração no posicionamento do turismo na agenda da cooperação internacional para o desenvolvimento e nas áreas-chave da educação turística e do turismo para o desenvolvimento rural.
De acordo com dados da UNWTO, a China cresceu até se tornar o maior mercado mundial de turismo de saída antes da pandemia. Em 2019, os turistas chineses gastaram 255 mil milhões de dólares em viagens internacionais, enquanto o turismo doméstico se tornou um pilar de crescimento e emprego, com mais de 6 mil milhões de viagens só nesse ano, apoiando muitos empregos e negócios em todo o país.
Turismo para o desenvolvimento rural
Como parte do esforço da UNWTO para fazer do turismo uma força motriz do desenvolvimento rural, a delegação de alto nível foi recebida em Yucun, um dos quatro destinos chineses seleccionados entre as "Melhores Aldeias Turísticas pela UNWTO". A aldeia foi reconhecida pelo seu empenho em fazer do turismo uma fonte de oportunidades a nível local, bem como pelo seu empenho no eco-turismo e pela sua abordagem pioneira na gestão de resíduos nos destinos.
Os sectores público e privado juntaram-se para repensar o turismo
A UNWTO foi recebida como parceiro do Diálogo de Xianghu, organizado pela Aliança Mundial do Turismo (WTA) na cidade de Hangzhou. Sob o tema "Um Novo Paradigma para um Novo Turismo", o evento reuniu líderes dos sectores público e privado para repensar o futuro do sector à luz das prioridades chave da sustentabilidade, equidade e resiliência.
O evento de dois dias abordou questões-chave como a promoção do desenvolvimento turístico através da colaboração entre países e regiões, cooperação internacional e redução da pobreza através do turismo, conectividade inteligente, gestão e planeamento de destinos, e inovação e novos modelos de negócio. A delegação da UNWTO encontrou-se com líderes do sector privado, incluindo os da empresa de tecnologia global chinesa Alibaba, sediada em Hangzhou.
A China como um parceiro-chave do turismo
Durante o ano passado, a China estabeleceu-se como um dos principais apoiantes da UNWTO em várias áreas prioritárias. Estas incluem o turismo positivo para a natureza, um conceito que a UNWTO colocou na agenda da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15), onde a China serviu como presidente.
A UNWTO regressará à China em Setembro para o Fórum Económico Mundial sobre Turismo, a realizar em Macau. A décima edição do Fórum proporcionará novamente uma plataforma para governos, líderes empresariais, peritos e académicos avançarem com planos partilhados para o desenvolvimento turístico sustentável.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.