WTTC: o turismo nas Caraíbas cresce, mas a um custo ambiental

28-02-23

Entre 2010 e 2019, o sector de Viagens & Turismo da região dissociou o seu crescimento económico das emissões de gases com efeito de estufa. Os dados da organização mostram que, durante este período, enquanto a contribuição das viagens e do turismo para o PIB das Caraíbas cresceu, em média, 3%, os gases com efeito de estufa aumentaram apenas 1,4%.

De acordo com o relatório de Impacto Económico do WTTC, as Caraíbas, a região mais dependente do turismo no mundo, conseguiram uma recuperação de quase 37% na sua contribuição para o PIB até 2021, atingindo quase 40 mil milhões de dólares. No entanto, esta contribuição está ainda 36 por cento aquém dos níveis pré-pandémicos.

Durante o mesmo ano, além de ser a segunda região mais avançada na recuperação do sector das Viagens & Turismo, atrás apenas do Sul da Ásia, o turismo das Caraíbas gerou apenas 1,4% do total das emissões globais do sector.

A nível regional, o sector foi responsável por 17,8% do total de emissões, 8% abaixo dos números registados em 2019.

Julia Simpson, Presidente e CEO do WTTC, afirmou: "As Caraíbas são a região do mundo mais dependente do turismo internacional. A economia e o futuro da região dependem de um sector turístico próspero e de maiores parcerias entre os sectores público e privado.

"Podemos agora fornecer aos governos das Caraíbas a informação abrangente de que necessitam para alcançar um sector de Viagens & Turismo mais sustentável e resiliente.

"O crescimento no sector do turismo pode ser combinado com acções para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, mas para atingir os nossos objectivos, temos de tomar medidas maiores e mais arrojadas para reduzir as nossas emissões absolutas.

"Precisamos de apoio governamental para acelerar a produção de combustíveis de aviação sustentáveis e de fontes de energia renováveis, o que terá um impacto significativo na nossa pegada".

Entre as acções que o WTTC tem tomado no sentido de reduzir gradualmente as emissões de gases com efeito de estufa está o lançamento do roteiro Net Zero para o sector das Viagens & Turismo, que contém iniciativas que permitirão à indústria deixar de gerar emissões de gases com efeito de estufa até 2050.

A agência continua também a publicar dados de investigação social e ambiental inovadores como parte do seu Relatório de Impacto Social e Ambiental.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.