Concluiu-se em Lujan o XVI Encontro Argentino de Turismo Religioso
03-07-23
Com a realização integral da EMPRESUR, Emprendimientos Turísticos del Mercosur, culminou na cidade de Luján, província de Buenos Aires, a décima sexta edição do Encontro Argentino de Turismo Religioso, o único evento temático a nível mundial que se realiza sem interrupção desde a sua origem em 2009.
Durante dois dias, destacou-se a participação ativa de representantes de treze províncias argentinas, tanto nas conferências como nas visitas programadas aos locais mais significativos da cidade de Luján, da sua basílica e dos seus museus.
Entre os temas abordados, foram apresentados casos reais das províncias de Córdoba, Salta, Entre Ríos, Buenos Aires, Santa Fé, Catamarca, Santiago del Estero e da cidade autónoma de Buenos Aires. Para além da proposta nacional da Rede Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes.
A sala de teatro Trinidad Guevara contou com a presença de empresários, investigadores, funcionários públicos, professores, jornalistas e estudantes de todas as regiões turísticas do país.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Luján, Leonardo Boto, e do Reitor da Basílica de Luján, Padre Lucas García.
Como autoridades de entidades e instituições do sector, provenientes de outras partes do país, estiveram presentes na sala do Teatro Municipal: o Dr. Horacio Pedrone, diretor da Agência de Turismo de Córdoba; a Sra. Inés Galíndez, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Económico do Município de San Fernando del Valle de Catamarca; o Sr. Fernando García Soria, Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Salta; o Secretário de Turismo de Villa Cura Brochero, Prof. Ignacio Vega; Sra. Gabriela Escobar do INPROTUR; Sr. Mario Wisner, representante do FEHGRA; Dr. Horacio Lanatti, presidente do FEHGRA. Horacio Lanatti, presidente da Comissão Argentina de Turismo Religioso, dependente da FAEVYT; Sr. Darío Equisito, diretor de Produtos Turísticos da Subsecretaria de Turismo da província de Buenos Aires; Sr. Rubén Valdés, presidente da Fundação Mama Antula de Santiago del Estero e Segundo Vercellone, presidente da Fundação Ceferino Namuncurá, de Chimpay, província de Río Negro.
No âmbito académico, destacou-se a presença e participação do Sr. Walter Panessi, Reitor da Universidade Nacional de Luján, acompanhado por professores, licenciados e estudantes.
O evento foi patrocinado por Córdoba, como "Província convidada".
Pela primeira vez, foram apresentadas realidades de outros países como casos especiais para conhecer e criar vínculos com lugares significativos da Argentina.
Neste sentido, foram realizadas duas conferências com o Santuário de Guadalupe, no México, com informação sobre a sua atual situação institucional e turística.
Por outro lado, foi apresentada a "Geminação entre o Caminho de Santiago e o Caminho de Brochero", com a participação do Sr. Ildefonso de la Campa, Diretor de Administração e Relações com as Associações de Amigos do Caminho de Santiago.
O Encontro Argentino de Turismo Religioso foi o enquadramento adequado para a apresentação internacional da "Credencial Religiosa", concebida para facilitar a acreditação digital nas rotas de peregrinação, em qualquer parte do mundo.
Em termos de inovação, foi apresentado um painel de Gastronomia, ligado à religião dos turistas estrangeiros que visitam a Argentina. Neste sentido, foram apresentadas as principais características dos alimentos Kosher e Halal, com base nas necessidades do consumidor e com orientações indicativas para a prestação adequada do serviço.
Outro tema que despertou grande interesse foi a Basílica de Luján e a variedade de serviços que oferece aos peregrinos e visitantes, incluindo a tradicional Visita Guiada; a subida às torres sineiras para desfrutar de uma maravilhosa vista panorâmica; a possibilidade de visitar o claustro; e uma visita "Premium" ao Coro da igreja, onde existe um órgão centenário.
A Basílica de Luján dispõe de uma equipa de guias profissionais, prontos a receber os visitantes todos os dias do ano e a acompanhá-los na visita ao Museu da Cripta, com salas de grande valor patrimonial.
Em relação à variada proposta museográfica oferecida pela cidade de Luján, as suas autoridades civis e eclesiásticas anunciaram que estão a trabalhar ativamente na organização de uma nova proposta, o futuro "Museu das Devoções".
Com o objetivo de contribuir para documentar uma das devoções tradicionais à Virgem de Luján, como a "Romaria Gaúcha", com mais de setenta anos de história, o Prof. Santiago Cano, criador do Encontro Argentino de Turismo Religioso, fez uma doação muito significativa.
Entregou às autoridades um lenço bordado e as botas de montar usadas pelo seu avô, Don Homero Pedro Altube, como membro do centro tradicionalista "El Rodeo" para ir a cavalo até à Basílica.
No final do XVI Encontro Argentino de Turismo Religioso, o seu diretor, o professor Gustavo Loza, anunciou que a próxima sede do evento será Villa Cura Brochero, no vale de Traslasierra, província de Córdova.
www.congresoturismoreligioso.com
https://www.facebook.com/CongresoTurismoReligioso/live_videos/
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.