Estudo revela os países mais seguros do mundo para viajar

09-07-23

É um privilégio andar na rua com paz de espírito e confiança. Tanto assim é que, nas nossas férias, tendemos a evitar a lista de países perigosos e tentamos sempre dirigir-nos para os locais mais seguros do mundo. E graças ao Instituto para a Economia e a Paz (IEP), sabemos quais são eles.

Todos os anos, o IEP lança o Índice Global da Paz (IGP), a análise mais completa até à data sobre a evolução da paz no mundo e o seu valor económico, além de fornecer as chaves para o desenvolvimento de sociedades pacíficas. Esta classificação abrange 99,7% da população mundial e é calculada com base em 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes respeitadas, medindo o estado de paz em três domínios: o nível de segurança e proteção social, a extensão dos conflitos nacionais e internacionais em curso e o grau de militarização local.

De tudo isto, podemos concluir que, infelizmente, o nível médio de paz mundial se deteriorou pelo nono ano consecutivo (0,03%), com 84 países a registarem uma melhoria e 79 a piorarem. "Isto mostra que as deteriorações foram maiores do que as melhorias, uma vez que os aumentos da agitação civil e da instabilidade política pós-COVID-19 continuam elevados, enquanto os conflitos regionais e globais aceleram", segundo a análise.

De facto, o estudo encontra dados "inesperados", como o facto de terem morrido mais pessoas devido a conflitos armados na Etiópia no ano passado do que na Ucrânia, com ambos os países, juntamente com Myanmar, Israel e África do Sul, a registarem os maiores aumentos nos níveis de conflito em 2022.

O estudo refere que "os conflitos estão a tornar-se cada vez mais internacionalizados, com 91 países atualmente envolvidos em alguma forma de conflito externo, contra 58 em 2008". No entanto, os ataques terroristas diminuíram em relação a esse ano: 70 países não registaram nenhum em 2021.

Apesar de o clima global tender para o pessimismo, há países onde tudo parece estar a correr bem, ano após ano. Um deles é a Islândia, que detém o título de país mais pacífico do mundo desde 2008, o primeiro ano em que foram efectuadas as medições do IGP.

Entre os dez primeiros, seguem-se sete países europeus, mas não a Espanha, que ocupa o 32º lugar entre 163. Nesse espaço está, pelo quinto ano consecutivo, o Afeganistão, batido diretamente pelo Iémen, a Síria, a Rússia e o Sudão do Sul.

E agora, sem mais demoras, anunciamos os dez países mais pacíficos do mundo, aqueles onde não terá de se preocupar com nada durante a sua viagem.

1. Islândia

A Islândia continua a ser o país mais pacífico do mundo, apesar de uma deterioração de 4% na sua pontuação global, em resultado de um aumento da taxa de homicídios e de terrorismo. Este é o primeiro ano em que se registaram actividades terroristas no país e, como resultado, quatro pessoas foram detidas e acusadas de planear ataques ao parlamento islandês e a vários dos seus políticos.

As crianças são mais do que bem-vindas em Copenhaga.

2. Dinamarca

O facto de a Dinamarca também ter uma pontuação elevada nos rankings globais de felicidade (este ano, ocupa também o segundo lugar no Relatório Mundial da Felicidade) está diretamente relacionado com o seu elevado nível de paz.

3. Irlanda

A Irlanda provavelmente não seria o primeiro país que viria à mente para este ranking, no entanto, não está classificada abaixo do número 3. Talvez seja altura de mudar de país?

4. Nova Zelândia

A Nova Zelândia é o país mais seguro da região Ásia-Pacífico, que, no seu conjunto, registou uma ligeira melhoria no GEM 2023, com uma melhoria média de 0,32%.

5. Áustria

Viena, a capital austríaca, é a cidade mais habitável do mundo, pelo que não é surpreendente que a Áustria esteja entre os três países mais seguros do planeta...

6. Singapura

Singapura continua a subir na lista, passando do nono lugar em 2022 para o sexto lugar em 2023. Continua, assim, a ser a segunda nação mais pacífica da região Ásia-Pacífico pelo quarto ano consecutivo.

7. Portugal

O facto de a nossa própria península ter um país entre os dez países mais seguros do mundo, enquanto a Espanha está classificada em 32º lugar, é preocupante. De facto, há anos que Portugal está no topo da classificação?

Telhados vermelhos e fachadas brancas da cidade costeira de Piran Eslovénia

8. Eslovénia

A Eslovénia desce um lugar, mas mantém-se no topo da lista, apesar de estar geograficamente muito próxima da zona de conflito russo-ucraniano, o que poderá ter sido responsável pelo aumento de 0,085% da sua militarização.

9. Japão

No ano passado, o Japão recuperou a sua posição entre os dez países mais pacíficos do Índice Global da Paz de 2022. Em 2023, não só a mantém, como sobe um lugar.

10. Suíça

A Suíça entra na lista em 2023 para preencher a lacuna deixada pela República Checa (em 8º lugar em 2022).

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.