Protestos violentos em França prejudicam a perceção de segurança do país

13-07-23

Como resultado de dois episódios de agitação este ano, o Índice de Perceção de Segurança da França caiu dois pontos em março e cinco pontos em julho, tornando-se o país da Europa Central com o Índice de Perceção de Segurança mais baixo.

A Mabrian Technologies, a principal empresa de informações turísticas, informa que os recentes distúrbios em França causaram uma queda significativa no Índice de Perceção de Segurança, que desceu cinco pontos em apenas uma semana. Esta queda representa o nível mais baixo desde o início de 2023.

Na sequência de incidentes relacionados com as manifestações a favor da reforma das pensões, o Índice de Perceção da Segurança caiu dois pontos na segunda metade de março. 

Depois, durante a última semana, a nova vaga de motins prejudicou gravemente a imagem de segurança do país, caindo cinco pontos. A França é agora o país europeu com o Índice de Perceção da Segurança mais baixo entre os seus países vizinhos. Está 7 pontos atrás dos Países Baixos, 6 pontos atrás da Itália, 4 pontos atrás de Espanha e 3 pontos atrás do Reino Unido.

O declínio do Índice de Perceção da Segurança afectou todas as grandes cidades francesas. 

Marselha desceu 47 pontos na última semana, seguida de Lyon, com uma perda de 19 pontos, e Nice, com uma descida de 8 pontos. Mesmo Paris, que não é a cidade mais afetada pelo declínio, registou uma descida de 6 pontos no Índice de Perceção da Segurança, um ponto acima da média nacional.

A situação atual é preocupante, uma vez que Paris está programada para acolher os Jogos Olímpicos de 2024. A instabilidade prevalecente e a falta de confiança entre os viajantes podem ter um impacto significativo no sucesso do evento.

Carlos Cendra, Sócio e Diretor de Marketing da Mabrian, afirma: "É muito importante conhecer e monitorizar a perceção de segurança que um destino turístico gera entre os seus visitantes e potenciais viajantes. Este aspeto é, sem dúvida, a primeira consideração dos viajantes quando decidem visitar ou não um local. 

No caso da França, a acumulação de diferentes episódios num curto período de tempo pode ter um impacto significativo nas percepções, projectando uma imagem contínua de instabilidade. No entanto, é essencial analisar a perceção da segurança em cada mercado separadamente, uma vez que cada caso será diferente e exigirá medidas específicas para restaurar a confiança.

A Mabrian, um fornecedor líder de inteligência turística, calcula o Índice de Perceção de Segurança para destinos em todo o mundo há mais de 8 anos. Utilizando uma escuta ativa nas plataformas de redes sociais e tirando partido da Inteligência Artificial, a Mabrian analisa o sentimento para criar este indicador.

Para além de analisar o comportamento e a perceção dos turistas, a Mabrian analisa todos os dados que podem ser utilizados para compreender e prever as tendências do turismo nos destinos, incluindo voos, alojamento, despesas, mobilidade, entre outros. Estes índices fornecem informações completas para que os destinos tomem decisões informadas e melhorem a sua vantagem competitiva.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.