Grande expetativa para a Cimeira Mundial de Astroturismo (Chile)
20-07-23
A cimeira terá lugar em Vicuña Valle del Elqui (Chile), de 6 a 9 de setembro.
Entre os oradores contam-se Heidi Hammel, cientista interdisciplinar do Projeto do Telescópio James Webb; Gustavo Santos, Diretor para as Américas da Organização Mundial do Turismo; María Teresa Ruiz, astrónoma e vencedora do Prémio Nacional de Ciências Exactas, e José Jimenez, CEO e Diretor Executivo de AstroÁndalus. O evento é executado pela Corporação Municipal de Turismo de Vicuña e é financiado pela Subsecretaria de Turismo, Corfo e o Município de Vicuña.
Começou a contagem decrescente para um dos eventos mais importantes que terá lugar no país este ano, a Cimeira Mundial de Astroturismo Vicunha 2023. A convenção internacional terá lugar entre 6 e 9 de setembro, e procurará posicionar Vicunha como a "Capital Mundial da Astronomia e do Astroturismo".
O evento decorrerá integralmente no município de Vicunha, com o seu epicentro no Teatro Municipal, mas também haverá actividades no Observatório Astroturístico Mamalluca, no Observatório Científico Vera Rubin, no Museu Gabriela Mistral, na Praça de Armas de Vicunha e no Parque Los Pimientos, entre outros.
Há algumas semanas, o Município de Vicuña e a sua Corporação Municipal de Turismo, organizadores da cimeira juntamente com a ALF, anunciaram o programa final do evento.
O programa é completo, com expositores nacionais e internacionais, uma mesa redonda empresarial, uma Feira Nacional de Astroturismo, o Astrofest em Mamalluca, uma Festa das Estrelas para os cidadãos e actividades extra-programáticas ligadas à Denominação de Origem Pisco e à figura de Gabriela Mistral.
Entre os oradores estará Heidi Hammel, astrónoma planetária reconhecida mundialmente pela sua especialização no estudo dos gigantes gasosos Urano e Neptuno, mas também por ser cientista interdisciplinar do Projeto Telescópio James Webb, um observatório espacial desenvolvido através da colaboração de 14 países, construído e operado pela Agência Espacial Europeia, a Agência Espacial Canadiana e a NASA.
A astrónoma María Teresa Ruiz, doutorada em Astrofísica pela Universidade de Princeton, que também ganhou o Prémio Nacional de Ciências Exactas em 1997, também fará parte do evento.
Em 2015, a astrónoma foi eleita Presidente da Academia de Ciências do Chile até 2018. Foi a primeira mulher a ocupar este cargo, tendo sido eleita por unanimidade pelos 18 membros presentes.
Por fim, vale destacar a presença de Gustavo Santos, Diretor para as Américas da OMT, ex-Ministro do Turismo da República da Argentina durante o governo de Mauricio Macri e atual Deputado Nacional.
"Este é provavelmente o maior marco já vivido na comuna de Vicuña e, sem dúvida, a nível nacional (...) Vamos realizar uma cimeira que falará sobre astroturismo e astronomia, e que trará grandes expoentes mundiais como Heidi Hammel (...) Estamos convencidos de que o trabalho realizado dará um resultado único para o país e grande parte da América Latina", disse o prefeito da comuna de Vicuña, Rafael Vera Castillo.
A reunião visa posicionar o astroturismo e o seu valor como motor do desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, posicionar o desafio global de promover políticas globais para proteger o património dos céus escuros no Chile e no mundo, discutir o futuro do astroturismo e acordar um roteiro para o sector, bem como atrair investimentos empresariais sustentáveis para a região de Coquimbo.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.