Grande expetativa para a Cimeira Mundial de Astroturismo (Chile)

20-07-23

Entre os oradores contam-se Heidi Hammel, cientista interdisciplinar do Projeto do Telescópio James Webb; Gustavo Santos, Diretor para as Américas da Organização Mundial do Turismo; María Teresa Ruiz, astrónoma e vencedora do Prémio Nacional de Ciências Exactas, e José Jimenez, CEO e Diretor Executivo de AstroÁndalus. O evento é executado pela Corporação Municipal de Turismo de Vicuña e é financiado pela Subsecretaria de Turismo, Corfo e o Município de Vicuña.

Começou a contagem decrescente para um dos eventos mais importantes que terá lugar no país este ano, a Cimeira Mundial de Astroturismo Vicunha 2023. A convenção internacional terá lugar entre 6 e 9 de setembro, e procurará posicionar Vicunha como a "Capital Mundial da Astronomia e do Astroturismo". 

O evento decorrerá integralmente no município de Vicunha, com o seu epicentro no Teatro Municipal, mas também haverá actividades no Observatório Astroturístico Mamalluca, no Observatório Científico Vera Rubin, no Museu Gabriela Mistral, na Praça de Armas de Vicunha e no Parque Los Pimientos, entre outros.

Há algumas semanas, o Município de Vicuña e a sua Corporação Municipal de Turismo, organizadores da cimeira juntamente com a ALF, anunciaram o programa final do evento. 

O programa é completo, com expositores nacionais e internacionais, uma mesa redonda empresarial, uma Feira Nacional de Astroturismo, o Astrofest em Mamalluca, uma Festa das Estrelas para os cidadãos e actividades extra-programáticas ligadas à Denominação de Origem Pisco e à figura de Gabriela Mistral.

Programa Cumbre Mundial de Astroturismo Vicuña 2023 (Inglés) VLarga.pdf

Entre os oradores estará Heidi Hammel, astrónoma planetária reconhecida mundialmente pela sua especialização no estudo dos gigantes gasosos Urano e Neptuno, mas também por ser cientista interdisciplinar do Projeto Telescópio James Webb, um observatório espacial desenvolvido através da colaboração de 14 países, construído e operado pela Agência Espacial Europeia, a Agência Espacial Canadiana e a NASA. 

A astrónoma María Teresa Ruiz, doutorada em Astrofísica pela Universidade de Princeton, que também ganhou o Prémio Nacional de Ciências Exactas em 1997, também fará parte do evento. 

Em 2015, a astrónoma foi eleita Presidente da Academia de Ciências do Chile até 2018. Foi a primeira mulher a ocupar este cargo, tendo sido eleita por unanimidade pelos 18 membros presentes. 

Por fim, vale destacar a presença de Gustavo Santos, Diretor para as Américas da OMT, ex-Ministro do Turismo da República da Argentina durante o governo de Mauricio Macri e atual Deputado Nacional. 

"Este é provavelmente o maior marco já vivido na comuna de Vicuña e, sem dúvida, a nível nacional (...) Vamos realizar uma cimeira que falará sobre astroturismo e astronomia, e que trará grandes expoentes mundiais como Heidi Hammel (...) Estamos convencidos de que o trabalho realizado dará um resultado único para o país e grande parte da América Latina", disse o prefeito da comuna de Vicuña, Rafael Vera Castillo. 

A reunião visa posicionar o astroturismo e o seu valor como motor do desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, posicionar o desafio global de promover políticas globais para proteger o património dos céus escuros no Chile e no mundo, discutir o futuro do astroturismo e acordar um roteiro para o sector, bem como atrair investimentos empresariais sustentáveis para a região de Coquimbo.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.