O Tibete assiste a um recente boom do turismo
31-07-23
Durante o primeiro semestre deste ano, a região recebeu mais de 24 milhões de visitas turísticas, um aumento de 41% em relação ao ano anterior, de acordo com o departamento regional de desenvolvimento do turismo.
Uma avalanche de turistas, alguns dos quais vindos do estrangeiro, veio desfrutar das belezas culturais e naturais únicas da região autónoma do Tibete, que registou recentemente um boom de viagens.
Durante o primeiro semestre deste ano, a região recebeu mais de 24 milhões de visitas de turistas, um aumento de 41% em relação ao ano anterior, de acordo com o departamento regional de desenvolvimento do turismo. As receitas do turismo ultrapassaram os 26 mil milhões de yuan (3,6 mil milhões de dólares), um aumento de 47,5% em relação ao ano anterior.
Do total de turistas recebidos, 30.455 eram visitantes internos - viajantes do estrangeiro - um aumento de 494 por cento em relação ao ano anterior, enquanto mais de 24,21 milhões eram visitantes nacionais, um aumento de 41 por cento em relação ao ano anterior.
"O que mais me impressionou foi o magnífico Palácio de Potala e a forte cultura religiosa de Lhasa. Sinto-me diferente de outros lugares que visitei anteriormente", disse Hu Wei, um turista da província de Sichuan.
"Tal como muitos turistas que se deixaram fotografar com trajes tradicionais tibetanos, também eu experimentei e gostei muito da beleza dos trajes tibetanos", disse Hu.
Acrescentou que tinha viajado para mosteiros e locais de paisagem natural na região e que tinha ficado impressionado com a hospitalidade da população local e com a melhoria dos serviços turísticos.
"Quando regressar a casa, partilharei as minhas experiências de viagem no Tibete com os meus amigos e familiares", disse.
A agência de viagens online chinesa Ctrip Group informou que o volume de pedidos de viagens, incluindo reservas de transporte e hotel, para destinos no Tibete durante o primeiro semestre do ano aumentou 103 por cento em comparação com o mesmo período de 2019. O número reflecte uma tendência contínua de aquecimento do turismo na região.
Com o aumento acentuado das visitas, os turistas têm encontrado dificuldades nas reservas, e o Tibete prometeu melhorar o seu serviço.
"É mais difícil obter bilhetes para alguns pontos turísticos importantes, como o Palácio de Potala, uma vez que o número de turistas tem vindo a aumentar significativamente nos últimos tempos", disse Chodar, um guia turístico em Lhasa. "Todos os dias vejo um grande número de turistas em fila à entrada do palácio. Os visitantes têm de fazer uma reserva com pelo menos 10 dias de antecedência".
"Como agência de viagens, temos de fazer reservas com 15 dias de antecedência para obter um bilhete de grupo", disse Gu, da Tibet Letu Outdoor Tourism Co, citado pelo Tibet Commerce Daily.
Para satisfazer a crescente procura, o Tibete está a tomar muitas medidas, tais como o desenvolvimento de novas rotas turísticas em diferentes partes da região, incluindo uma excursão à fronteira ao longo da estrada nacional G219 e uma viagem ao Lago Namtso, disse Wang Xiaodong, chefe do departamento de desenvolvimento turístico regional.
Wang Xiaodong afirmou que, para proporcionar uma melhor experiência turística, o seu departamento inspecciona regularmente e realiza entrevistas nos principais locais de interesse turístico, hotéis com estrelas e agências de viagens para evitar quaisquer violações das regras do mercado turístico.
"Queremos atrair mais pessoas para a região e contribuir para o desenvolvimento sustentável do mercado turístico da região", disse Wang.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.