UNESCO Transcultura apela a jovens empresários das Caraíbas no domínio do artesanato
24-07-23
Convocatoria para una incubadora de emprendimientos: Desarrollo de las exportaciones y oportunidades de mercado en el sector de la artesanía
Esta convocatoria de solicitudes se lanza en el marco de Transcultura: Integrando a Cuba, el Caribe y la Unión Europea mediante la Cultura y la Creatividad, un Programa cuatrienal implementado por la Oficina Regional de Cultura para América Latina y el Caribe de la UNESCO, con el apoyo de la Unión Europea.
O objetivo geral do programa é aprofundar a integração cultural nas Caraíbas e reforçar a cooperação e o intercâmbio entre os povos da região e com a União Europeia. Em particular, a componente "Empreendedorismo e incubadoras" visa reforçar as capacidades para o desenvolvimento de novos projectos culturais, o autoemprego e as actividades de arranque/expansão. O desenvolvimento de projectos inovadores e empresariais apoiados pelo programa melhorará o acesso dos beneficiários a novos conhecimentos, mercados, modelos de gestão e fontes de financiamento.
Neste contexto, a incubadora de empresas: Desenvolvimento das Exportações e Oportunidades de Mercado no Sector do Artesanato é uma iniciativa de incubadora em linha que proporciona um quadro inovador para o desenvolvimento das exportações e o aumento das oportunidades de mercado. Através desta iniciativa, ideias de projectos criativos e escaláveis dentro do subsector do artesanato nas Indústrias Culturais e Criativas e nas suas fases iniciais de geração, poderão reforçar as suas competências para a promoção das exportações, novas oportunidades de entrada no mercado e redes regionais.
Durante este programa de seis semanas, de agosto de 2023 ao início de setembro de 2023, os participantes participarão numa variedade de actividades enriquecedoras destinadas a reforçar as competências empresariais dos artesãos:
1. Curso de formação em linha sobre empreendedorismo:
Durante um período de seis semanas, os participantes inscrever-se-ão num curso online abrangente que abordará tópicos essenciais, tais como:
Ideação de produtos e serviços,
Estratégias de preços e de marketing,
Preparação para a exportação e entrada em novos territórios,
Comércio eletrónico,
Redes regionais e integração no mercado, bem como técnicas de vendas e angariação de fundos.
O curso será ministrado em linha entre agosto e o início de setembro de 2023, com uma duração total de dezoito (18) horas. As actividades serão realizadas todas as quintas-feiras, três (3) horas por dia.
2. Acompanhamento personalizado em linha com especialistas profissionais do mundo empresarial:
Os participantes terão a oportunidade inestimável de receber orientação personalizada de profissionais experientes do mundo dos negócios. A cada participante será atribuído um mentor dedicado, que prestará aconselhamento especializado e apoio centrado nas suas necessidades específicas durante um período de duas semanas.
3. Evento de feira comercial online:
Um dos pontos altos do programa será uma exposição dinâmica de um dia sobre negócios em linha. Durante este evento, os participantes terão uma plataforma para mostrar as suas novas ideias de produtos e serviços a um público-alvo. Farão apresentações que realçam o valor e a singularidade das suas ofertas, enquanto exploram novas oportunidades de negócio que podem surgir do evento. Ao participarem nestas actividades, os participantes adquirem conhecimentos valiosos, recebem orientação personalizada e têm a oportunidade de mostrar as suas iniciativas empresariais a um público mais vasto, o que, em última análise, lhes permite destacarem-se nos seus empreendimentos empresariais.
A iniciativa da incubadora é liderada pela Agência de Desenvolvimento das Exportações das Caraíbas (CEDA). A Agência promove o comércio e o investimento na região das Caraíbas e apoia o sector privado. Centra-se no aumento das exportações, na atração de investimento e na criação de emprego para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Criada em 1996, a Caribbean Exports ajuda as empresas a expandir-se a nível nacional, regional e internacional, melhorando a sua capacidade e competitividade. A Agência dá prioridade a áreas como o comércio eletrónico, a digitalização, a energia verde e a transição para uma economia verde e azul. Também apoia os prestadores de serviços não turísticos e as indústrias criativas para promover o empreendedorismo e aproveitar as oportunidades.
Quem pode candidatar-se
Para serem considerados para a Incubadora de Empreendedorismo Transcultura da UNESCO, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos
1. Idade: Os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos de idade.
Âmbito geográfico: Os candidatos devem ser cidadãos e residentes permanentes de qualquer um dos seguintes 17 países das Caraíbas abrangidos pelo âmbito geográfico do Programa Transcultura: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Cuba, Domínica, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Monserrate, São Cristóvão e Neves, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname ou Trindade e Tobago.
3. Requisitos profissionais: jovens empresários com uma iniciativa/projeto empresarial em fase inicial no domínio do artesanato no sector cultural e criativo.
Serão seleccionados trinta e quatro (34) participantes no âmbito do presente convite. As actividades de incubação serão divididas em grupos linguísticos: inglês, espanhol e francês.
Processo de candidatura
Os candidatos devem apresentar a sua candidatura através deste formulário de candidatura em linha, fornecendo dados pessoais e informações sobre a sua empresa e/ou iniciativa/projeto empresarial artesanal.
No momento da candidatura, os candidatos deverão também apresentar os seguintes documentos comprovativos:
Portfólio com provas de trabalho relacionado com a área do artesanato no sector das indústrias culturais e criativas.
Cópia digital do bilhete de identidade ou passaporte.
O prazo para a apresentação de candidaturas é 31 de julho de 2023, às 18:00, hora de Paris (UTC +2h).
Processo de seleção
Uma vez recebidas todas as candidaturas, estas serão submetidas a um rigoroso processo de seleção.
Um Comité de Seleção, composto por profissionais experientes da Agência de Desenvolvimento das Exportações das Caraíbas e por membros da equipa Transcultura da UNESCO, seleccionará um máximo de trinta e quatro (34) jovens empresários das Caraíbas, com base no seu historial e iniciativa/projeto empresarial.
Os candidatos seleccionados serão notificados o mais tardar em 18 de agosto de 2023.
Note-se que:
Apenas as candidaturas totalmente preenchidas serão consideradas e avaliadas quanto à sua adequação.
Após a receção de todas as candidaturas, o Comité pode solicitar informações adicionais. Os candidatos são convidados a verificar regularmente as suas caixas de entrada, incluindo as caixas de entrada SPAM.
O Programa Transcultura da UNESCO reserva-se o direito de utilizar as informações dos candidatos com o único objetivo de implementar a iniciativa, preservando a confidencialidade.
Todos os jovens empresários das Caraíbas apaixonados pelo sector do artesanato são encorajados a aproveitar esta oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional!
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.