A OMT e São Marinho organizam a Conferência Europeia sobre Turismo Acessível
02-06-23
A República de São Marinho vai acolher a segunda edição da Conferência Europeia da OMT sobre Turismo Acessível em Novembro, de 16 a 17 de Novembro de 2023.
O Ministro do Turismo da República de São Marinho, Federico Pedini Amati, fez o anúncio durante a 68.ª reunião da Comissão da OMT para a Europa, realizada em Sófia, capital da Bulgária,
A OMT está empenhada em orientar o sector do turismo mundial no sentido de uma maior acessibilidade e inclusão, promovendo o compromisso da OMT de abrir o turismo a todos, e a Conferência será um exemplo de inovação, parcerias público-privadas e elaboração de políticas inclusivas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiências significativas, o que dificulta a participação no turismo.
Cerca de um quarto da população da UE, ou seja, 87 milhões de pessoas, já sofre de alguma forma de deficiência (EUROSTAT).
O artigo 30.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência apela a que se garanta o acesso das pessoas com deficiência a instalações, actividades e serviços culturais, desportivos, recreativos e turísticos.
OMT: Desenvolver um turismo mais acessível
Em Junho de 2021, a ISO publicou a primeira norma internacional abrangente sobre turismo acessível, a ISO 21902 Turismo Acessível para Todos. A OMT e os seus parceiros lideraram o desenvolvimento desta nova ferramenta de orientação global.
A UNE-ISO 21902 estabelece requisitos e recomendações para o turismo acessível.
Destina-se a prestadores de serviços e operadores turísticos, bem como a administrações públicas e destinos turísticos.
A caminho da 2ª Conferência Europeia sobre Turismo Acessível
A OMT e São Marino proporcionarão uma plataforma para que os governos, os destinos, o sector privado e a sociedade civil discutam as melhores formas de dar prioridade à acessibilidade em qualquer política ou estratégia de turismo.
A Conferência indicará claramente os muitos benefícios de um turismo mais acessível, desde a criação de emprego e o impulso das economias até à possibilidade de mais pessoas viajarem e ao reforço da solidariedade e da cooperação internacionais.
A Conferência também discutirá a forma como a aplicação dos princípios de design universal e de soluções inovadoras para tornar os ambientes naturais e culturais mais acessíveis fará a diferença.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.