A OMT reúne os Estados membros do Médio Oriente na Jordânia
08-06-23
Os líderes do turismo de todo o Médio Oriente reuniram-se para orientar o desenvolvimento do sector em toda a região, nomeadamente como motor de emprego inclusivo e de desenvolvimento rural.
A 49.ª reunião da Comissão Regional da OMT para o Médio Oriente reuniu delegações de alto nível de 12 países no Mar Morto, no Reino Hachemita da Jordânia, para avaliar o estado actual do turismo na região e avançar com planos comuns para o seu futuro.
Médio Oriente: primeira região a ultrapassar os níveis anteriores à pandemia
Para o Médio Oriente, o turismo representa um motor incomparável de emprego e oportunidades, bem como de diversificação e resiliência económica.
De acordo com os dados da OMT, o Médio Oriente é a primeira região do mundo a exceder os números pré-pandémicos de chegadas de turistas internacionais até agora em 2023.
Globalmente, as chegadas internacionais a destinos do Médio Oriente no primeiro trimestre de 2023 foram 15 por cento superiores às do mesmo período de 2019.
A Jordânia recebeu 4,6 milhões de turistas em 2022, perto dos 4,8 milhões registados em 2019, com receitas turísticas no valor de 5,8 mil milhões de dólares para o ano.
Na véspera da reunião da Comissão Regional, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, reuniu-se com Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Al Hussein para o felicitar pela recuperação "rápida e notável" do turismo jordano. O Secretário-Geral também elogiou o forte apoio demonstrado ao turismo pela família real jordana e pelo governo, incluindo o trabalho que está a ser feito para diversificar o sector.
O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou: "O turismo demonstrou a sua capacidade de resistência face à crise. E agora, a recuperação está em curso, com todos os desafios e oportunidades que isso acarreta. Para o Médio Oriente, o turismo representa um motor incomparável de emprego e oportunidades, bem como de diversificação económica e resiliência."
A OMT apoia as prioridades dos membros no Médio Oriente
Os participantes, que representavam 12 dos 13 Estados Membros da OMT na região, e que incluíam 7 Ministros do Turismo, beneficiaram de uma panorâmica dos progressos da Organização na concretização do seu Programa de Trabalho:
Educação: Os membros receberam uma visão geral do trabalho da OMT para fazer avançar uma das suas principais prioridades para o turismo. As principais realizações incluíram um acordo assinado com o Reino da Arábia Saudita para desenvolver o ensino do turismo, nomeadamente através de cursos em linha com potencial para chegar a 300 milhões de pessoas em todo o mundo, e a Fábrica de Emprego, que liga 50 empregadores a 100 000 candidatos a emprego. A OMT está também a lançar um primeiro grau em Gestão do Turismo Sustentável e a desenvolver planos para tornar o turismo uma disciplina de bacharelato.
Turismo para o desenvolvimento rural: O Escritório Regional da OMT para o Médio Oriente (Riade, Arábia Saudita) está a crescer como um centro global de turismo para o desenvolvimento rural. Os membros foram informados sobre o seu trabalho, incluindo a iniciativa "Melhores Aldeias Turísticas", que está a receber nomeações para a sua terceira edição.
Inovação: A OMT está a trabalhar com os seus membros para fazer do Médio Oriente um centro de inovação turística. As iniciativas recentes incluem o concurso Women in Tech Start-Up Competition para o Médio Oriente, destinado a apoiar as mulheres empresárias em toda a região, e o fórum Tourism Tech Adventures no Qatar.
Olhando para o futuro
Em conformidade com as obrigações estatutárias da OMT, os membros do Médio Oriente concordaram em
A Jordânia será o Presidente da Comissão do Médio Oriente para o período 2023-2025. O Egipto e o Kuwait ocuparão as vice-presidências.
A Comissão realizará a sua 50.ª sessão em Omã.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.