A Uber revela o seu plano "Plataforma Zero Emissões na Europa e na América do Norte até 2030 e a nível mundial até 2040 

12-06-23

A Uber definiu os próximos passos na sua tentativa de se tornar uma plataforma com emissões zero na Europa e na América do Norte até 2030 e a nível mundial até 2040.

Falando num evento da empresa em Londres esta semana, que também incluiu o actor e ambientalista Edward Norton para um pouco de poder de estrela de Hollywood, o CEO Dara Khosrowshahi descreveu a condução de emissões para zero como o "desafio definidor da nossa geração".

Khosrowshahi acrescentou que a Uber triplicou o número de veículos eléctricos na plataforma só no ano passado e que 1 em cada 20 quilómetros percorridos por veículos eléctricos na América do Norte são percorridos pela Uber, 1 em cada 10 nas principais cidades da Europa e que a empresa está perto de atingir 1 em cada 5 quilómetros percorridos por veículos eléctricos em Londres com a Uber.

Durante o evento Go-Get Zero, os executivos de produto de toda a empresa apresentaram novas funcionalidades para condutores e passageiros com o objectivo de impulsionar as viagens sustentáveis.

Sachin Kansal, vice-presidente de gestão de produtos da Uber, afirmou que a empresa está a desenvolver uma tecnologia que se liga à bateria de um automóvel para poder recomendar aos condutores a melhor altura para carregar um veículo com base no custo da electricidade, na procura de viagens, nos dados históricos de ganhos, no tráfego e noutros factores.

A funcionalidade "Battery-Aware Matching" também garantirá que os condutores recebam pedidos de viagem apenas para trajectos que possam completar de acordo com o nível da bateria ou que terminem perto de um ponto de carregamento.

Kansal afirmou que algumas das funcionalidades já estão disponíveis e que outras estarão disponíveis nos próximos meses.

Do lado dos passageiros, os desenvolvimentos incluem parcerias com aeroportos, inicialmente incluindo Phoenix Skyharbor, Portland International e Madrid Barajas, estabelecendo zonas de recolha dedicadas para clientes que fazem escolhas ecológicas.

Divya Dalapathi, directora de gestão de produtos para os mapas, afirmou que as viagens para os aeroportos representam cerca de 15% da actividade da Uber e tendem a ser mais longas do que a média das viagens, pelo que têm um maior impacto no ambiente.

A iniciativa "Green Curb at Airports" oferece vantagens e descontos aos condutores e passageiros, sendo o aeroporto de Heathrow, em Londres, o primeiro a lançar uma zona.

A Uber também revelou outras iniciativas para os utilizadores, com o UberX Share a estender-se a mais 18 cidades.

No final deste ano, os utilizadores terão também acesso às suas poupanças de emissões, que serão apresentadas de forma a contextualizar as poupanças e a demonstrar o seu impacto.

A Uber está também a expandir o seu produto Carshare para Boston e Toronto, a partir da sua base actual na Austrália. 

O Carshare foi lançado na sequência da aquisição, pela empresa, da plataforma de partilha de automóveis Car Next Door, sediada na Austrália, em Janeiro de 2022

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.