Os retalhistas de luxo investem em tecnologia e comunicações à medida que as vendas online aumentam

28-06-23

Um novo estudo mostra que até 28% das vendas de artigos de luxo serão efectuadas em linha dentro de três anos e que o investimento em tecnologia de loja irá aumentar.

Os executivos prevêem um aumento de 36% nas despesas com tecnologia de retalho. Crédito: insta_photos via Getty Images.

Os retalhistas de bens de luxo deverão aumentar significativamente as despesas em tecnologia e comunicações nos próximos três anos, à medida que as vendas se tornam cada vez mais online, segundo um novo estudo da empresa de tecnologia de comunicação Communications Specialist.

O estudo inquiriu executivos seniores de retalhistas de luxo com um volume de negócios anual total de 3,1 mil milhões de dólares na Ásia, África, Europa, EUA e América do Sul.

Os executivos prevêem um aumento de 36% nas despesas com tecnologia nos próximos três anos. Um em cada cinco acredita que as despesas aumentarão 50% ou mais. 

Qual é a tecnologia chave no retalho de luxo?

Uma das principais prioridades é a utilização crescente de soluções móveis, como os dispositivos móveis de ponto de venda (POS). Estes podem ajudar o pessoal de vendas a melhorar o serviço ao cliente nas lojas e a gerir as entregas aos clientes.

O tamanho do mercado de software de POS será avaliado em US $ 5,5 bilhões em 2023 e espera-se que cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10,4% até 2030.

A GlobalData entende que este crescimento será impulsionado pela crescente procura de pagamentos sem contacto utilizados nos processos de transação, pela crescente adoção de soluções baseadas na nuvem e pela crescente popularidade dos pagamentos móveis.

Cerca de um quarto (24%) dos executivos inquiridos espera que a utilização de POS móveis aumente drasticamente nos próximos três anos e 76% espera um ligeiro aumento.

Além disso, o estudo afirma que as vendas estão a ser cada vez mais efectuadas online. Em média, os executivos inquiridos esperam que 28% das vendas no mercado retalhista de luxo sejam efectuadas online nos próximos três anos, uma vez que os clientes querem cada vez mais interagir com as marcas preferidas no espaço digital.

As informações temáticas sobre o retalho da GlobalData revelam que os compradores procuram cada vez mais produtos com uma melhor relação qualidade/preço, mais versáteis e mais duradouros, pelo que estão a optar por produtos de luxo e de qualidade superior.

A Retail Insight Network referiu anteriormente que o número crescente de indivíduos com elevado património líquido e a afluência em massa a nível mundial é outro dos principais factores subjacentes à rápida expansão do mercado de retalho de luxo.

Embora as vendas pareçam positivas, os custos no sector aumentaram acentuadamente no último ano. Em comparação com o período pré-COVID. Cerca de um terço (32%) dos executivos inquiridos estimam que os custos no sector são iguais ou superiores a 30%.

Autor: Claire Jenns

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.