Resultados da 68ª sessão da Comissão Regional da OMT realizada em Quito (Equador)
29-06-23
Na reunião, os participantes trabalharam em conjunto em torno de prioridades partilhadas, com destaque para o emprego e a educação, impulsionando o investimento no sector e promovendo a sustentabilidade e os esforços de ação climática.
De acordo com os dados da OMT, o turismo nas Américas registou uma rápida recuperação dos impactos da pandemia.
As chegadas internacionais a destinos nas Américas atingiram 86% dos níveis pré-pandémicos até ao final do primeiro trimestre de 2023. A capacidade de lugares internacionais em aeronaves na região também está próxima dos níveis pré-pandémicos, com 97%.
Vários destinos na região já estão acima dos níveis pré-pandémicos em termos de chegadas internacionais, incluindo St Maarten (+51%), El Salvador (+26%), Colômbia (+18%), Ilhas Virgens e Estados Unidos (+17%), Guatemala (+14%), Honduras (+13%) e República Dominicana (+11%).
A forte procura do mercado emissor dos EUA tem sido fundamental para impulsionar a recuperação.
O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou: "Para as Américas, a recuperação do turismo tem sido rápida e notável. A reunião da nossa Comissão Regional deixou claro o compromisso comum de tirar o máximo partido desta recuperação, construindo um sector mais forte, mais resistente e mais sustentável que proporcione benefícios reais a muitos milhões de pessoas em toda a região".
Apoio de alto nível durante a reunião da Comissão Regional
Na véspera da reunião da Comissão Regional, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, reuniu-se com o Presidente do Equador, Guillermo Lasso, reflectindo o forte apoio do seu Governo ao turismo como um pilar fundamental do desenvolvimento económico sustentável, tanto no país como em toda a região. A reunião da Comissão contou também com a presença de Ministros e Vice-Ministros do Turismo de 15 países. Os principais resultados da reunião da Comissão foram os seguintes
Proteção jurídica dos turistas: O Chile, a Costa Rica, o Haiti e as Honduras anunciaram que irão aderir ao Código Internacional da OMT para a Proteção dos Turistas. Esta novidade jurídica histórica foi concebida para proporcionar uma proteção jurídica abrangente e harmonizada aos turistas, aumentando assim a confiança nas viagens e tornando mais transparentes as responsabilidades dos diferentes intervenientes no sector do turismo. Na região, o Equador, a Guatemala, o Paraguai e o Uruguai já aderiram ao Código.
Direito do Turismo: A OMT anunciou planos para criar o primeiro Observatório da OMT sobre Direito do Turismo para a América Latina e as Caraíbas.
Educação em matéria de turismo e capacitação dos jovens: Os Estados-Membros foram informados sobre os progressos da OMT numa das suas áreas prioritárias, com realizações na região que incluem cursos da Academia da OMT na Argentina e no México e a colaboração em cursos de turismo especializados com a Universidade de Anáhuac, no México.
Investimento no turismo: a OMT produziu guias de investimento para a República Dominicana, a Colômbia e o Paraguai, estando previstos mais sete guias centrados em países da região. Em Quito, a OMT também organizou um Seminário de Investimento especial e anunciou o próximo passo na sua colaboração com o CAF, o Banco de Investimento da América Latina.
Colaboração: A OMT assinou um Memorando de Entendimento com as Honduras sobre turismo para o desenvolvimento sustentável.
Olhando para o futuro
De acordo com as obrigações estatutárias da OMT, os membros das Américas concordaram:
A Argentina e o Paraguai serão os vice-presidentes da Assembleia Geral da OMT, a ser realizada em outubro.
A República Dominicana atuará como Presidente da Comissão Regional para as Américas para 2023-2025. A Argentina e o Paraguai serão vice-presidentes durante o mesmo período.
A Colômbia e a Jamaica farão parte do Conselho Executivo da OMT para 2023-2027.
A 69ª sessão da Comissão Regional será realizada em Cuba em 2024. O Peru acolherá a 70ª sessão em 2025.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.