Resultados da 68ª sessão da Comissão Regional da OMT realizada em Quito (Equador)

29-06-23

Na reunião, os participantes trabalharam em conjunto em torno de prioridades partilhadas, com destaque para o emprego e a educação, impulsionando o investimento no sector e promovendo a sustentabilidade e os esforços de ação climática.

De acordo com os dados da OMT, o turismo nas Américas registou uma rápida recuperação dos impactos da pandemia.

As chegadas internacionais a destinos nas Américas atingiram 86% dos níveis pré-pandémicos até ao final do primeiro trimestre de 2023. A capacidade de lugares internacionais em aeronaves na região também está próxima dos níveis pré-pandémicos, com 97%.

Vários destinos na região já estão acima dos níveis pré-pandémicos em termos de chegadas internacionais, incluindo St Maarten (+51%), El Salvador (+26%), Colômbia (+18%), Ilhas Virgens e Estados Unidos (+17%), Guatemala (+14%), Honduras (+13%) e República Dominicana (+11%).

A forte procura do mercado emissor dos EUA tem sido fundamental para impulsionar a recuperação.

O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou: "Para as Américas, a recuperação do turismo tem sido rápida e notável. A reunião da nossa Comissão Regional deixou claro o compromisso comum de tirar o máximo partido desta recuperação, construindo um sector mais forte, mais resistente e mais sustentável que proporcione benefícios reais a muitos milhões de pessoas em toda a região".

Apoio de alto nível durante a reunião da Comissão Regional

Na véspera da reunião da Comissão Regional, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, reuniu-se com o Presidente do Equador, Guillermo Lasso, reflectindo o forte apoio do seu Governo ao turismo como um pilar fundamental do desenvolvimento económico sustentável, tanto no país como em toda a região. A reunião da Comissão contou também com a presença de Ministros e Vice-Ministros do Turismo de 15 países. Os principais resultados da reunião da Comissão foram os seguintes

Olhando para o futuro

De acordo com as obrigações estatutárias da OMT, os membros das Américas concordaram:

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.