Big Data e o seu efeito transformador no sector da hotelaria são o tema principal do Arabian Travel Market
04-05-23
Os principais hoteleiros que falaram no dia de abertura do Arabian Travel Market (ATM) 2023, que decorre no Dubai World Trade Center (DWTC) até quinta-feira, 4 de Maio, sublinharam que a intervenção humana continua a ser essencial para que os proprietários e operadores possam retirar um valor genuíno da informação recolhida.
O "Hospitality Debate: What else can Big Data unlock" (Debate sobre a hospitalidade: O que mais pode o Big Data desbloquear) apresentou uma variedade de perspectivas de especialistas sobre o poder dos dados para melhorar as experiências dos hóspedes no sector da hospitalidade do Médio Oriente. Moderada por Paul Clifford, editor do grupo Hospitality & Design do ITP Media Group, a sessão contou com a participação de Chris Hartley, CEO da Global Hotel Alliance; Tommy Lai, CEO da General Hotel Management Pte Ltd; Sandeep Walia, director de operações para o Médio Oriente da Marriott; e Nicolas Huss, CEO da Hotelbeds, que subiram ao ATM Global Stage para partilharem as suas ideias.
Comentando os avanços nas capacidades de dados do sector hoteleiro ao longo da última década, Lai, da General Hotel Management Pte Ltd, afirmou: "Antigamente, era necessário ter muitas pessoas para fazer análises, mas agora é possível recolher dados e a IA descodifica-os. Os megadados e a IA estão a nivelar o campo de jogo entre os grupos mais pequenos e as marcas maiores".
Falando sobre a importância da interpretação, Walia, da Marriott, disse: "Esta tecnologia pode ajudar os hóspedes a restringir os hotéis em que gostariam de ficar", e observou que o big data, quando usado em combinação com a IA, pode ajudar a identificar as melhores opções para os clientes. "Mas, em última análise, os hóspedes têm de contactar connosco para fazer a reserva, pelo que o equilíbrio entre a IA e o toque humano é igualmente importante e não pode ser esquecido."
Reiterando a importância da qualidade sobre a quantidade, Hartley, da Global Hotel Alliance, disse: "Adquirir dados é uma coisa, mas isso não é 'big data'. O que se faz com os dados é que é fundamental. Há anos que sabemos, por exemplo, que as empresas de cartões de crédito têm uma enorme quantidade de dados sobre as despesas, muito para além do hotel. Isto diz-nos muito mais sobre o cliente do que aquilo que poderíamos revelar durante uma única estadia."
Huss, da Hotelbeds, concordou, mas alertou para o facto de ser essencial uma abordagem ética para aproveitar todo o potencial desta informação. "Penso que existem várias regras", afirmou. "A primeira é que tudo tem de ser anónimo. A segunda é que temos de nos certificar de que os dados que temos acrescentam valor à experiência do hóspede. E, por último, temos de reconhecer que a forma como nos comportamos quando estamos num hotel nem sempre reflecte o que fazemos quando saímos desse ambiente. Só teremos sucesso se tivermos os melhores dados e algum tipo de cuidado humano".
O primeiro dia do ATM 2023 contou com 20 sessões no Global Stage, Travel Tech Stage e Sustainability Hub. Outros destaques do dia incluíram a sessão Tecnologia: o facilitador de viagens sustentáveis, financiamento da sustentabilidade e melhoria da experiência do cliente por meio da IA. A Sustainable Hospitality Alliance também abordou a importância de proteger os locais, os meios de subsistência e as comunidades em que os hotéis estão sediados, na sessão "Achieving Net Positive Hospitality".
A 30ª edição do ATM ocorre como parte da Arabian Travel Week (1 a 10 de maio de 2023), um festival de eventos dedicados a permitir que profissionais do setor de todo o mundo colaborem e capitalizem oportunidades de mercado por meio de exposições, conferências, briefings de café da manhã, prêmios, lançamentos de produtos e eventos de networking.
Os participantes no ATM 2023 podem participar na conversa online utilizando o hashtag #ATMDubai quando publicarem nos canais das redes sociais do ATM 2023.
A 30ª edição da ATM ocorre como parte da Arabian Travel Week (1 a 10 de maio de 2023), um festival de eventos dedicados a permitir que profissionais do setor de todo o mundo colaborem e capitalizem oportunidades de mercado por meio de exposições, conferências, briefings de café da manhã, prêmios, lançamentos de produtos e eventos de rede.
Os participantes no ATM 2023 podem juntar-se à conversa online, utilizando o hashtag #ATMDubai quando publicarem nos canais das redes sociais.
O ATM 2023 está a ser realizado em conjunto com o Dubai World Trade Centre, e os seus parceiros estratégicos incluem o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) como parceiro de destino, a Emirates como parceiro oficial das companhias aéreas, a IHG Hotels & Resorts como parceiro oficial dos hotéis e a Al Rais Travel como parceiro oficial do DMC.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.