A Câmara de Comércio Franco-Mexicana organiza um evento para definir a hotelaria de luxo
13-05-23
No âmbito do evento "Mercado de Luxo: as novas regras do jogo", organizado pela Câmara de Comércio Franco-Mexicana, no novo hotel Hyatt Regency Insurgentes, na Cidade do México, Mélanie Belin, Directora para o México da Atout France, moderou o painel "Hospitalidade no México: visão e perspectiva", onde foram discutidas as tendências para o futuro do sector das viagens e do turismo de luxo.
O painel exclusivamente feminino foi composto por grandes mulheres do sector: Andreia Morelli, Vice-Presidente de Marketing da American Express, María Beatriz Sajon, Directora Geral da Virtuoso para a América Latina e as Caraíbas, e Paulina Loeza, Directora Associada de Vendas Internacionais do Grupo Posadas.
Os três membros do painel concordaram em definir a hospitalidade de luxo como uma experiência que coloca o ser humano no centro das decisões e preocupações. Neste sentido, a interacção pessoal é extremamente importante, tanto para estabelecer uma ligação entre os membros de um grupo ou de uma família em viagem, como para estabelecer uma ligação entre o hóspede e o pessoal de serviço que o recebe.
É evidente a importância de um nível muito elevado de qualidade de serviço antes, durante e depois de uma viagem ou de uma estadia num restaurante ou num hotel.
Observámos também, entre as novas necessidades de serviço dos viajantes, uma ênfase no espaço. Paulina Loeza, do Grupo Posadas, partilhou algumas estatísticas de viajantes que visitaram algumas das suas diferentes marcas de luxo. Salientou que os hóspedes procuram mais conforto e privacidade, optando por voar em classe executiva e solicitando quartos maiores. Além disso, nos restaurantes dos hotéis, procuram cada vez mais o design arquitectónico do espaço (mobiliário, texturas, cores, desenhos, ornamentos, tipos de luz).
Novas tendências nas viagens
Andreia Morelli partilhou quatro tendências que irão inspirar os viajantes em 2023, de acordo com um estudo recente da American Express com 1000 viajantes da Austrália, Canadá, Índia, Japão, México e Reino Unido.
A ascensão do "Set-Jetting".
As séries em plataformas de streaming e os conteúdos das redes sociais estão a inspirar 70% das pessoas a viajar e a serem os protagonistas das suas histórias favoritas. "Emily in Paris" é um exemplo claro de como uma série conseguiu motivar os viajantes a (re)descobrir a França, seguindo os passos da jovem americana nas suas aventuras em Paris, Champagne ou na Côte d'Azur.
Destinos deliciosos
47% dos inquiridos da Geração Z e dos Millennials afirmaram ter planeado uma viagem inteira em torno de um restaurante que queriam experimentar ou de um prato que queriam comer.
Onda de bem-estar
73% dos inquiridos procuram férias reparadoras, uma vez que os viajantes dão cada vez mais prioridade aos cuidados pessoais e à saúde física e mental. O Slow Tourism está a tornar-se cada vez mais importante, oferecendo opções de mobilidade suaves, como caminhar ou andar de bicicleta, para aproveitar o tempo para descobrir um destino e fazer exercício.
Viajar fora dos circuitos habituais
85% das pessoas inquiridas querem descobrir jóias escondidas.
Na sua participação no painel, Bea Sajon, da Virtuoso, lembrou que as novas gerações estão a procurar um luxo diferente do dos seus pais ou avós, sublinhando a necessidade de procurar experiências autênticas e próximas para apoiar as economias locais.
A digitalização e o papel dos agentes de viagens
A Virtuoso é uma rede de agências de viagens de luxo e Bea Sajon garantiu que o papel do agente de viagens para o turismo de luxo é fundamental, porque não só conhecem muito bem os produtos, como também os gostos dos seus clientes. Neste sentido, Paulina Loeza, do Grupo Posadas, partilhou connosco que, embora as ferramentas tecnológicas sejam muito úteis para ajudar a personalizar a estadia de cada um dos seus hóspedes, nada substitui o sorriso do pessoal da recepção a recebê-los ou o azul do mar das Caraíbas ao abrir as cortinas de um quarto.
A inovação nos serviços para estar sempre um passo à frente; e a adaptação às novas gerações e às novas tendências são elementos fundamentais para o sector da hotelaria de luxo.
O segredo, para Andreia Morelli e Bea Sajon, é exceder as expectativas dos seus clientes. Paulina Loeza partilhou connosco que 84% dos hóspedes utilizaram a palavra "Alegria" para definir a emoção que sentiram ao ficarem alojados num dos hotéis do Grupo Posadas. Para ela, a tendência que devemos ter sempre em mente é a capacidade do sector de gerar essa felicidade em cada cliente e viajante.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.