Zephalto oferece viagens exclusivas à estratosfera a bordo de um balão espacial
15-05-23
O jantar de luxo no espaço custa 120.000 euros.
O turismo espacial é uma das experiências de luxo que nos espera num futuro não muito distante.
A Blue Origin e a Virgin Galactic, lideradas por Jeff Bezos e Richard Branson, já estão a trabalhar no desenvolvimento de viagens espaciais. A elas juntou-se a start-up francesa Zephalto, que promete uma subida à estratosfera num balão espacial com um jantar de luxo incluído.
Esta expedição, que não se adequa a todos os orçamentos, estará disponível a partir de 120.000 euros. Promete ser inesquecível para os que puderem pagar, pois permitirá observar a curvatura da Terra enquanto se sobe a uma altura de 25 quilómetros.
Assim, contornando a estratosfera, mas sem atingir a zona de gravidade zero, os turistas poderão desfrutar de vistas que apenas 600 pessoas no mundo puderam contemplar. Será a bordo de um balão chamado Celeste que, segundo a empresa, partirá de diferentes portos espaciais situados em alguns dos locais mais emblemáticos da Terra. Os primeiros voos descolarão e aterrarão em solo francês.
Esta cápsula de luxo, decorada pelo designer francês Joseph Dirand, foi concebida para garantir a máxima segurança e o máximo conforto dos seus ocupantes, e será levantada por um balão do tamanho do Sacré Coeur de Paris.
O Celeste, que transportará seis passageiros e dois pilotos, subirá a uma velocidade de quatro metros por segundo durante uma hora e meia, até atingir 25 quilómetros. Aí, pairará sobre a Terra durante três horas. Poderá então desfrutar da experiência gastronómica que oferece, que será regada com o melhor vinho francês.
A empresa, fundada em 2016 por Vincent Farret d'Astiès, vai testar os seus primeiros voos tripulados este ano. A ideia é abrir ao público no final do próximo ano ou no início de 2025, depois de obter a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA).
De facto, está a trabalhar com o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) francês para garantir a segurança durante o voo. O seu plano é efectuar cerca de 60 voos por ano.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.