Estudo confirma que as compras em linha poluem tanto como cerca de 44 centrais eléctricas a carvão
29-05-23
A Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou um novo relatório que apresenta uma panorâmica da situação do turismo rural nos seus Estados-Membros e identifica os principais desafios e oportunidades para o turismo enquanto motor do desenvolvimento rural, numa perspectiva política.
O relatório "Tourism and Rural Development: A Policy Perspective - Results of the UNWTO Survey on Tourism for Rural Development to Member States", o primeiro documento de referência da OMT sobre turismo e desenvolvimento rural, foi elaborado com a participação de Estados-Membros de todo o mundo.
Principais conclusões: o turismo rural é uma oportunidade
Mais de metade dos Estados-Membros (59%) afirmam que o turismo rural é uma prioridade.
Quase todos os Estados-Membros (96%) prevêem um futuro melhor para o turismo rural nos próximos anos.
A criação de novos postos de trabalho, a melhoria dos meios de subsistência e a luta contra o despovoamento foram as oportunidades mais frequentemente citadas pelo turismo nas zonas rurais.
Os Estados-Membros também identificaram a preservação e a promoção do património cultural e a protecção do ambiente entre os maiores benefícios potenciais do turismo rural.
Principais desafios nas zonas rurais
O estudo da OMT também identificou três desafios principais associados à realização do potencial do turismo para o desenvolvimento rural:
O "défice de infra-estruturas" nas zonas rurais, uma vez que as deficiências nas estradas, portos, aeroportos e outras infra-estruturas que permitem o acesso às zonas rurais continuam a representar um desafio para os países inquiridos;
O despovoamento rural, bem como a sazonalidade e a competitividade dos produtos, contribuem para este desafio e aumentam a instabilidade das empresas rurais, o que impede a retenção da população e dos recursos humanos;
A falta de educação, formação e desenvolvimento de competências, bem como a fraca capacidade de atrair e reter talentos profissionais.
Outros desafios mencionados são as dificuldades de acesso aos sistemas financeiros, as restrições à criação de produtos turísticos inovadores nas zonas rurais, a gestão do conhecimento e dos efeitos da degradação dos recursos naturais, as limitações na gestão de dados e a digitalização.
OMT: impulsionar o turismo para a concretização dos ODS
No que diz respeito à forma como o turismo pode contribuir para apoiar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os Estados-Membros da OMT destacaram o potencial do turismo rural para contribuir para o ODS 8 (Trabalho digno e crescimento económico), ODS 1 (Erradicação da pobreza), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 5 (Igualdade de género).
O relatório, que foi apresentado durante a 118ª sessão do Conselho Executivo da OMT em Punta Cana, República Dominicana, faz parte do trabalho realizado no âmbito do Programa de Turismo para o Desenvolvimento Rural da OMT. Este programa foi criado com o objectivo de promover iniciativas e programas que favoreçam o crescimento do sector, tanto em termos de alcance como de importância, e de acompanhar esse crescimento em destinos de todo o mundo.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.