Os EUA aplicam uma coima de 1 milhão de dólares à Latam Airlines por atrasar o pagamento de reembolsos
27-05-23
O Departamento de Transportes dos EUA (Usdot) multou a Latam Airlines em um milhão de dólares (cerca de 930 mil euros) por atrasar rotineiramente o pagamento de reembolsos a clientes que foram afectados pelo cancelamento de um dos seus voos.
Especificamente, a agência americana estima que, de março de 2020 a pelo menos novembro de 2021, recebeu mais de 750 reclamações alegando que a Latam Airlines não forneceu reembolsos em tempo hábil após o cancelamento de voos de e para os EUA. Estima-se que milhares desses pedidos levaram mais de 100 dias para serem concluídos.
Como justificação para estes cancelamentos, a Latam Airlines alegou que, no início da pandemia, devido às restrições governamentais em matéria de viagens e requisitos de entrada, foi obrigada a cancelar mais de 1.100 voos por dia.
No entanto, de acordo com os regulamentos de transporte dos EUA, a prática de cancelar ou alterar um voo de ou para os EUA sem fornecer um reembolso é "injusta", independentemente do motivo do cancelamento.
A companhia aérea defendeu que sempre agiu "de boa fé" e considera esta multa "elevada", tendo em conta, entre outras coisas, as "terríveis" circunstâncias económicas que teve de enfrentar desde a pandemia. Por outro lado, o Gabinete de Protecção dos Consumidores da Aviação (OACP) considera a coima "justificada".
A fim de evitar novos litígios, o Departamento de Transportes explicou que a Latam Airlines está empenhada em evitar futuras infracções regulamentares e consentiu na aplicação desta sanção.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.