Vulcão Popocatepetl obriga ao cancelamento de voos com partida da Cidade do México
25-05-23
Devido à queda de cinzas do vulcão Popocatepetl neste sábado, o AICM (Aeroporto Internacional da Cidade do México) informou o cancelamento de quase uma centena de voos em ambos os terminais.
Além disso, um número significativo de voos em posição sofreu atrasos; a maioria dos voos afectados era para destinos domésticos.
De acordo com informações do AICM, o terminal aéreo da capital esteve fechado das 4h25 da manhã de sábado até às 10h00, o que significou cerca de cinco horas e meia sem operações.
O AICM informou, através da sua conta oficial no Twitter, que "após a remoção das cinzas vulcânicas, a verificação das pistas e a verificação de condições de vento favoráveis, retomámos as operações de descolagem e aterragem a partir das 10:00 horas. Consulte a sua companhia aérea para saber o estado do seu voo".
Os voos que se encontravam em situação de atraso também regularizaram as suas operações.
O AICM informou que a maioria dos voos afectados eram destinos domésticos da Aeromexico, Volaris e VivaAerobus, e alguns destinos internacionais como a United e a American, bem como dois voos de carga.
As 17 aterragens que foram para aeroportos alternativos chegaram mais tarde ao AICM.
Monitorização
Laura Velázquez Alzúa, Coordenadora Nacional de Protecção Civil, informou que este domingo, devido ao aumento das actividades do vulcão Popocatépetl, este passou da fase 2 do semáforo amarelo para a fase 3 do semáforo amarelo, mas sem afectar as operações aéreas.
Numa conferência de imprensa, o funcionário disse que a actividade do vulcão Popocatepetl continua a ser monitorizada, mas embora da última sexta-feira até domingo tenha havido um aumento da actividade, esta não se compara com a registada em 1997, 2001, 2013 e 2019.
O funcionário federal disse que, com a mudança do semáforo, a evacuação das comunidades próximas ao vulcão ainda não está contemplada, mas eles continuarão com o monitoramento e nesta segunda-feira farão uma turnê para supervisionar as estradas de evacuação.
Óscar Zepeda Ramos, director de Análise e Gestão de Riscos do Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred), recordou que, devido à queda de cinzas vulcânicas na manhã do passado sábado, os aeroportos da Cidade do México, Felipe Ángeles e Puebla encerraram momentaneamente as operações.
No caso do aeroporto da capital, este voltou a funcionar às 10:00 horas, enquanto o aeroporto de Felipe Ángeles funcionou até às 11:00 horas da manhã deste sábado.
Entretanto, de acordo com informações da conta do Twitter do Aeroporto Internacional Hermanos Serdan, em Puebla, este retomou as operações na tarde de domingo, 21 de Maio.
O funcionário lembrou que as companhias aéreas sabem que não devem usar rotas próximas ao vulcão Popocatepetl e pediu à população que fique atenta aos relatórios oficiais.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.