Italian Minister launches Strategic Tourism Plan

04-03-23

A Ministra italiana do Turismo, Daniela Santanchè, apresentou o Plano Estratégico de Turismo 2023-2027 por videoconferência.  Uma audiência de cerca de 80 pessoas, incluindo associações turísticas organizadas, representou toda a cadeia de abastecimento e contribuiu para o debate, expressando ideias e contribuições para o plano à ministra.

Esta é a primeira vez que nos encontramos numa cadeia de abastecimento completa para dar a nossa opinião sobre um plano a médio e longo prazo que prevê um crescimento genérico de todos os sectores do turismo", comentou o presidente do MAAVI (Movimento Autónomo de Agências de Viagens Italianas), Enrica Montanucci.

Ele também especificou que "especificamente, no que respeita ao turismo organizado, estamos orgulhosos de ver algumas coisas na governação que sempre consideramos essenciais, tais como a criação de um fundo de vouchers que permite às empresas reescalonar a sua dívida através da utilização de um contrato negociado. O Plano Estratégico inclui também o estabelecimento da taxa do Fundo de Garantia de Cheques, o apoio à recapitalização, a provisão de intervenções fiscais e/ou da segurança social para as empresas em favor do recrutamento e qualificação da mão-de-obra, o prolongamento da duração do crédito fiscal de digitalização, o combate à actividade ilegal, e a definição de normas de sustentabilidade para a intermediação e distribuição na cadeia de fornecimento de turismo".

O Plano Estratégico trata da formação, desenvolvimento, crescimento e estabelecimento de mesas redondas técnicas participativas e calendarizadas.

É um Plano que nos agrada", acrescentou Montanucci, "e que, se for mantido nos prazos de urgência, faz com que o trabalho deste Ministério seja bem-vindo. Estamos aqui no papel, por agora. Apreciamos partilhar, pedir contributos, ouvir. Trata-se de algo que nunca vimos antes. Esperemos que as promessas sejam cumpridas".

Este é 'um primeiro passo' para Gianni Rebecchi, presidente da Assoviaggi, que disse que 'aguardamos agora com expectativa o estabelecimento de tabelas técnicas e institucionais, para intervenções específicas, como já tínhamos pedido como associação, sobre regras fiscais e práticas ilegais, com o ponto de partida para criar uma base de dados nacional de operadores regularmente activos no modelo. desse Infotrav que se torna realmente um instrumento para contrastar actividades irregulares'.

Para Rebecchi, "pensamos que é importante mencionar as agências de viagens recebidas, porque são uma parte importante do nosso sistema turístico; gerem importantes fluxos de turistas. Em Itália, estamos a falar de pelo menos 2.000 empresas para as quais, como li no texto fornecido pelo MITUR [Ministro do Turismo italiano], está prevista a presença no Turismo de uma verdadeira rede e de uma série de apoios à digitalização. Digital Hub the B2B and B2C platform on the Italian product".

O Presidente Pro Tempore da FIAVET (Federazione Italiana Associazioni Imprese Viaggi E Turismo - Federação Italiana das Associações de Viagens e Turismo), Giuseppe Ciminnisi, também interveio no Plano, dizendo que "apreciamos muito as orientações do Plano centradas na sustentabilidade e inovação. Estes são temas que nos são muito caros. É claro que agora as propostas que são feitas devem ser exploradas e recusadas com uma programação articulada e partilhada".

Este primeiro esboço do Plano Estratégico do Turismo está agora sob o escrutínio cuidadoso da ASTOI Confindustria Viaggi - Associazione Tour Operator Italiani (Associação dos Operadores Turísticos em Itália).

O Plano, do qual recebemos uma cópia, sublinha a associação de operadores turísticos [e] contém as orientações e a metodologia das estratégias turísticas que o Ministério pretende desenvolver nos próximos quatro anos".

A Ministra Santanchè, que indicou à ASTOI durante a última reunião, sublinhou a importância da governação partilhada, que envolve, portanto, todos os intervenientes, e convidou as várias associações comerciais a enviar as suas contribuições.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.