A UNWTO aproveita o ITB Berlim para delinear prioridades
12-03-23
A ITB Berlim é a maior feira mundial de viagens e turismo, e o evento presencial desta semana, o primeiro em quatro anos, surge numa altura em que a recuperação do sector está a ir de vento em popa. Segundo a UNWTO, o turismo internacional poderá atingir entre 80% e 95% dos números pré-pandémicos até ao final do ano, com 70 milhões de chegadas internacionais registadas só em Janeiro (mais do dobro das de Janeiro de 2022).
O regresso da ITB foi anunciado pela UNWTO como prova de forte confiança em viagens e "o melhor barómetro" da mesma. O Secretário-Geral da UNWTO Zurab Pololikashvili foi convidado a abrir oficialmente o evento, juntamente com o Vice-Chanceler alemão Robert Habeck, o Primeiro-Ministro georgiano Irakli Garibashvili, o Presidente da Câmara de Berlim Franziska Giffey e líderes dos sectores público e privado.
Educação e investimento: prioridades-chave para o turismo
Na abertura oficial do OIT, a UNWTO sublinhou a importância da educação, formação e investimento para que o turismo atinja todo o seu potencial.
Em Berlim, a UNWTO anunciou uma nova parceria que permitirá à Organização trabalhar com a Arábia Saudita para impulsionar a educação e o desenvolvimento profissional na área do turismo. Além disso, a UNWTO também assinou um novo acordo com a Escola de Ciências Aplicadas e Artes da Universidade de Lucerna para se associar na criação de um novo diploma em turismo internacional sustentável.
A mensagem chave do investimento nas pessoas foi também enfatizada, uma vez que a UNWTO participou numa mesa redonda especial da indústria. O evento foi construído com base no estatuto da UNWTO como ponte entre os sectores público e privado. Reconhecendo a necessidade vital de mais e melhores investimentos para implementar planos transformativos, a UNWTO também confirmou que o Dia Mundial do Turismo 2023 será celebrado sob o tema "Turismo Verde e Investimento".
Acelerar a acção climática no turismo
Contra o pano de fundo do ITB Berlim, a UNWTO publicou um novo relatório destacando os progressos feitos pelo turismo mundial na medição das emissões de gases com efeito de estufa: "Climate Action in the Tourism Sector", produzido pela UNWTO com o apoio do Governo alemão e em colaboração com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC). As recomendações ajudarão a assegurar medições mais fiáveis das emissões de gases com efeito de estufa a fim de cumprir a Declaração de Glasgow sobre a Acção Climática no Turismo.
Turismo para todos
O ITB 2023 coincidiu com o Dia Internacional da Mulher. Na celebração, a UNWTO associou-se à UN Women para apresentar um resumo das realizações do projecto "Close-up: Empowering Women during the recovery of ICVA-19". A iniciativa destacou a medida em que as mulheres que trabalham no turismo foram particularmente afectadas pela pandemia. E embora o turismo continue a ser um empregador importante das mulheres, a UNWTO e a UN Women em conjunto sublinham que o sector ainda não atingiu o seu potencial para o empoderamento das mulheres.
Finalmente, para avançar ainda mais na diversificação e crescimento do sector em áreas que podem trazer novos benefícios, foi realizada uma mesa redonda especial da UNWTO sobre "Ligar Turismo Desportivo e Saúde" no ITB, antes do segundo Congresso Mundial sobre o Encontro de Turismo em Zadar, Croácia, a 26-27 de Abril.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.