As mulheres na "vanguarda" do desenvolvimento turístico

09-03-23

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e a ONU Mulheres reafirmaram conjuntamente o seu compromisso de manter o empoderamento das mulheres na fase central do desenvolvimento do turismo.

Com o modelo "Frontline", podemos ajudar a indústria a trabalhar para as mulheres, e não iremos parar até que as raparigas de amanhã tenham as mesmas oportunidades que os homens de hoje.

O turismo lidera a igualdade entre homens e mulheres

A investigação da UNWTO mostrou o enorme potencial do sector do turismo para capacitar as mulheres de todos os sectores da vida. Cinquenta e quatro por cento da mão-de-obra do turismo mundial é do sexo feminino, a diferença salarial entre os sexos é menor no turismo, e a percentagem de mulheres em posições de gestão é mais elevada do que noutros sectores.

Contudo, ainda há muito a fazer. As mulheres ainda estão concentradas nos empregos mais mal pagos, mais precários e frequentemente informais.

Além disso, a investigação da UNWTO revelou que a pandemia da COVID-19 tinha atingido mais duramente as mulheres do que os homens. Por exemplo, em todos os países que participaram no estudo, as mulheres tinham mais probabilidades de perder os seus empregos do que os homens, e mais mulheres tinham visto o seu horário de trabalho ou o seu salário ser reduzido, bem como aquelas que tinham assumido mais responsabilidades de cuidado.

O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, afirmou: "A UNWTO trabalhou com os nossos parceiros para estudar e documentar a enorme contribuição das mulheres para o turismo. É tempo de o turismo lhes retribuir". Com o modelo 'Close-Up', podemos ajudar a indústria a trabalhar para as mulheres, e não vamos parar até que as raparigas de amanhã tenham as mesmas oportunidades que os homens de hoje".

Unidade entre o sector público e o privado

O projecto pioneiro 'Close-Up' foi lançado em 2021 com a intenção de abordar este desequilíbrio e expandir o lugar do turismo na agenda do desenvolvimento e do empoderamento das mulheres.

Criado pela UNWTO, BMZ e UN Women, o projecto visa criar um modelo centrado nas pessoas para o desenvolvimento do turismo que preste especial atenção às necessidades das mulheres. O projecto, que permitiu ao sector público colaborar com empresas de turismo e organizações da sociedade civil, formou directamente 1.800 pessoas, promoveu 2.826 pessoas, realizou um inquérito a 27.000 pessoas e atingiu mais de 20 milhões de pessoas através de uma campanha de sensibilização global.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.