Cidade do México pronta para Tianguis Turístico
06-03-23
O Secretário de Turismo do Governo do México, Miguel Torruco Marqués, perante os presidentes e representantes das principais câmaras e associações do sector, salientou que em conjunto, a grande família turística, constituída pelo governo e pela iniciativa privada, fará da 47ª edição do Tianguis Turístico México 2023 na Cidade do México a melhor da história.
Acompanhada pela Secretária do Turismo da Cidade do México, Nathalie Desplas Puel, e pela Presidente do Grupo Mexicano de Associações de Agências de Viagens e Empresas de Turismo (GMA), Judith Guerra Aguijosa, a chefe do Ministério do Turismo (SECTUR) detalhou os detalhes do Tianguis Turístico México 2023, que terá lugar no Centro Citibanamex, de 26 a 29 de Março, e no qual serão quebrados todos os recordes das 46 edições anteriores.
Torruco Marqués apresentou uma breve panorâmica da história da Tianguis Turístico e como esta se tornou a feira de turismo mais importante da América Latina, que começou em 1975, como a Feira Internacional de Agências de Hotelaria e Turismo de Acapulco (IHATA), que reuniu com sucesso representantes da indústria turística nacional com os principais promotores turísticos do México no estrangeiro; e um ano mais tarde, tomou o nome de Tianguis Turístico.
Acrescentou que após 36 edições realizadas em Acapulco, com início em 2012, Tianguis Turístico inicia a sua itinerância, explicou os resultados das edições anteriores, e assinalou que algumas semanas antes do evento, um número recorde de 1.301 compradores de 965 empresas já tinha sido registado.
"A 47ª edição do Tianguis Turístico marcará um marco na história de todas as edições anteriores, demonstrando o poder da capital da República e dos prestadores de serviços, agentes de viagens, operadores turísticos, hoteleiros, guias turísticos, artesãos, e todos aqueles que fazem parte da grande família turística", afirmou.
O Secretário do Turismo salientou que, após a pandemia, a recuperação do sector turístico chegou mais cedo do que o esperado, graças às políticas implementadas pelo Presidente, Andrés Manuel López Obrador, e ao importante trabalho do sector privado.
"Prova disso é que em 2022, o México alcançou 28.016 milhões de dólares em receitas em divisas estrangeiras, por visitantes internacionais, que é como se mede o potencial turístico de uma nação; ultrapassou o valor histórico do Investimento Turístico Directo Estrangeiro, ao registar 3.447,1 milhões de dólares, ultrapassando os 1.091,4 milhões de dólares captados em todo o ano de 2019; o PIB do Turismo atingiu 8,6 por cento", afirmou.
O chefe da Sectur reiterou que, no Tianguis Turístico México 2023 Cidade do México, pela primeira vez haverá um pavilhão mundial maia, com a presença de Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras e México, também o comboio maia e a Tag Airlines, um produto turístico multi-destino que após 36 anos tem conectividade.
Será também a primeira vez que haverá um pavilhão de companhias aéreas que ligará o México ao mundo, um pavilhão de artesanato onde os artesãos poderão mostrar as criações das suas mãos mágicas, bem como um pavilhão gastronómico onde estarão expostas as riquezas culinárias do nosso país.
O Tianguis Turístico México 2023 Cidade do México será o terceiro evento inclusivo, pelo que, após o corte da fita, haverá o tradicional Desfile da Inclusão, com a participação de pessoas com deficiência, "porque neste governo ninguém fica de fora", disse o secretário.
Como parte do programa académico, haverá duas palestras, uma com Rosario Marín, a primeira mulher nascida no México a ocupar o cargo de Tesoureira dos Estados Unidos da América, e a outra com Carlos Slim Domit, Presidente do Conselho de Administração da Telmex. Haverá também mais de 30 seminários virtuais, painéis, conferências, workshops e fóruns sobre uma série de temas de interesse actual, bem como um encontro com estudantes.
"Convidamo-lo a fazer parte da história. A 47ª edição do Tianguis Turístico do nosso país irá demonstrar que quando há unidade com os prestadores de serviços turísticos e todos aqueles que fazem parte da grande família turística, as coisas funcionam bem", concluiu Torruco Marqués.
A Secretária do Turismo da Cidade do México, Nathalie Desplas, salientou o papel transcendente do sector do turismo na capital do país, representando 9,1% do PIB total da Cidade do México e 18,74% do PIB do turismo do país.
Salientou também que na cidade anfitriã do próximo Tianguis Turístico de México, 14% do emprego corresponde a actividades relacionadas com o turismo, o que a torna a entidade que mais contribui para o emprego turístico no país.
Reconheceu o trabalho conjunto entre o Ministério do Turismo do Governo do México e o Ministério do Turismo da Cidade do México, para que a capital do país, "a cidade que tem tudo" se torne um ponto de referência internacional, onde os seus habitantes, os seus expositores, os seus turistas e os seus compradores nacionais e internacionais, demonstrem mais uma vez que é a cidade da moda, não só de hoje, mas também de amanhã, ao nível das capitais mais importantes do mundo.
Judith Guerra Aguijosa, presidente do Grupo Mexicano de Asociaciones de Agencias de Viajes y Empresas Turísticas (GMA), salientou que este é o momento para a grande indústria do turismo: agentes de viagens, operadores turísticos, hotéis, transportadores e todos os intervenientes do turismo. "É tempo de o México bater todos os recordes em termos de receitas económicas, despesas e investimentos", disse ele.
Agradeceu ao Secretário de Turismo, Miguel Torruco Marqués, ao Secretário de Turismo da Cidade do México, Nathalie Desplas e a todos aqueles que constituem a cadeia de valor, pelo seu grande esforço em trazer o Tianguis Turístico para a Cidade do México.
Reiterou que o México é uma gama de destinos turísticos, e que num esforço conjunto com a Sectur Federal e a Sectur Cidade do México, foram implementadas novas rotas, novos circuitos, novas atracções turísticas, novos produtos-âncora e novas experiências, que constituem uma oportunidade de crescimento para os agentes de viagens.
Também estiveram presentes neste evento o Subsecretário do Turismo, Humberto Hernández Haddad; Emmanuel Rey, Director Geral de Promoção e Assuntos Internacionais do Ministério do Turismo; Cristian Leslie García Romero, Director do Fundo Misto do Turismo da Cidade do México; Silvina Garcia Fillol, Country Manager da Universal Assistance México; assim como presidentes e representantes das principais câmaras e associações da indústria do turismo, entre outros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.