O potencial do turismo destacado na 5ª Conferência das Nações Unidas sobre Países Menos Desenvolvidos

10-03-23

A Conferência, realizada em Doha sob o tema "Do Potencial à Prosperidade", teve lugar num momento crucial, a meio caminho da linha temporal para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e implementar plenamente a Agenda 2030. Com o sector a representar 7% das exportações totais, e até 10% nos Países Menos Desenvolvidos (PMD) não exportadores de petróleo, o turismo tem demonstrado a sua capacidade de impulsionar o desenvolvimento. A sua natureza transversal e o seu carácter de mão-de-obra intensiva também o ligam a muitos outros sectores económicos e fazem do turismo um sector valioso para as estratégias nacionais de desenvolvimento e apoio aos empresários, a espinha dorsal do sector. O turismo tem sido um dos factores-chave que tem permitido a graduação dos PMD que também são PEID, tais como Cabo Verde, Samoa, Maldivas e, mais recentemente, Vanuatu.

A ConfeA 5ª Conferência das Nações Unidas sobre Países Menos Desenvolvidos é uma oportunidade única em cada década para que os mais vulneráveis do mundo encontrem o seu lugar nas prioridades globais. A UNWTO está totalmente empenhada na implementação da Agenda de Acção de Doha, concentrando-se na inovação, digitalização e novos modelos de financiamento para contribuir para o crescimento económico e a graduação dos Países Menos Desenvolvidosrência da ONU reuniu Chefes de Estado, governos, organizações da sociedade civil, empresários, estudantes, jovens e decisores públicos. Em Doha, a UNWTO participou na Reunião dos Chefes de Executivo da ONU, em vários eventos de alto nível e mesas redondas temáticas com parceiros industriais para ajudar no financiamento, forjar compromissos e sustentar o apoio sustentável a longo prazo aos PMD. Os tópicos abordados incluíram acção climática, inovação, novos mecanismos de financiamento, educação, capacitação dos jovens, digitalização e formação.

Parcerias com o sector privado

A sessão do Fórum do Sector Privado sobre turismo sustentável, co-organizado com a UNWTO sob o tema "Alcançar o Acesso Universal à Energia Limpa e Acessível através de Parcerias", contou com representantes proeminentes da TUI Care Foundation, do Ministério do Turismo da Arábia Saudita e do Banco Asiático de Desenvolvimento. As discussões centraram-se no potencial de forjar parcerias inovadoras que contribuam para uma recuperação sustentável e conduzam a melhores incentivos políticos e fiscais para que o sector privado recupere. A UNWTO teve o orgulho de anunciar a criação do "Fundo de Turismo para o Desenvolvimento" para os Países Menos Desenvolvidos, que irá apoiar projectos nos PMD com um mínimo de 10 milhões de euros até 2030, em parceria com a TUI Care Foundation.

A UNWTO também acolheu um evento paralelo especial sobre "Aproveitar a Inovação e o Empreendedorismo no Turismo como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável nos PMA", apoiado pela Qatar Tourism. Aqui, os startups do Concurso Global SDG Startup da UNWTO mostraram as suas soluções para ajudar a impulsionar a mudança nos seus países e foi realizado um painel de discussão sobre como a inovação e as parcerias no turismo podem acelerar o desenvolvimento económico. As startups participantes incluíram SEMA (Uganda), Community Homestay Network (Nepal) e At hause Ltd (Uganda).

Berthold Trenkel, COO do Turismo do Qatar, afirmou: "Até 2030, o Turismo do Qatar pretende triplicar o número de visitantes ao destino para mais de seis milhões de visitantes por ano, triplicar ou quadruplicar as despesas, e aumentar a contribuição das viagens e turismo para o PIB de 7% para 12%. Além disso, queremos duplicar o emprego no sector, enquanto continuamos a posicionar o Qatar como líder mundial em excelência de serviços. Para alcançar este ambicioso objectivo, o Turismo do Qatar pretende potenciar toda a cadeia de valor do turismo, aumentar a procura de visitantes locais e internacionais, atrair investimento para o sector e gerar um efeito multiplicador na economia nacional".

A 5ª Conferência das Nações Unidas sobre Países Menos Desenvolvidos é uma oportunidade única em cada década para que os mais vulneráveis do mundo encontrem o seu lugar nas prioridades globais. A UNWTO está totalmente empenhada na implementação da Agenda de Acção de Doha, concentrando-se na inovação, digitalização e novos modelos de financiamento para contribuir para o crescimento económico e a graduação dos Países Menos Desenvolvidos.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.