Turquia vai acolher a Conferência Global de Turismo Sustentável GSTC 2023

16-03-23

O encontro, que terá lugar na capital do turismo do país, Antalya, de 9 a 12 de Maio, visa discutir o desenvolvimento e a promoção de viagens e turismo sustentáveis.

A Conferência Mundial acolherá mais de 350 participantes locais e estrangeiros, incluindo representantes do sector público, hotéis, operadores turísticos, empresas, academias, agências de desenvolvimento, agências de viagens em linha e organizações não governamentais.

O programa da conferência de quatro dias inclui formação, painéis interactivos e workshops, reuniões e eventos sociais.

Os participantes terão a oportunidade de beneficiar da experiência prática de peritos em desenvolvimento e promoção do turismo sustentável, enquanto desfrutam da oportunidade de descobrir Antalya, o paraíso turístico da Turquia.

O Global Sustainable Tourism Council (GSTC), a principal organização ambiental e de sustentabilidade do mundo, regula, actualiza e gere os padrões globais criados para assegurar a sustentabilidade em viagens e turismo, conhecidos como os Critérios do GSTC.

Com estes critérios, a organização independente sem fins lucrativos pretende criar uma compreensão partilhada do turismo sustentável em todo o mundo. Organiza também conferências com líderes mundiais para discutir questões críticas da actualidade no turismo sustentável.

Devido à pandemia, a série de conferências foi realizada online durante dois anos consecutivos. No ano passado, realizou-se na cidade de Sevilha.

Na Conferência de Turismo Sustentável do GSTC de 2022, foi anunciado que a edição de 2023 se realizaria em Antalya na sequência do processo de licitação levado a cabo pela Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico de Türkiye (TGA). A candidatura de Antalya foi apresentada com um vídeo especialmente dirigido e foi organizado um painel sobre o Programa Nacional Turco de Turismo Sustentável na conferência.

COMPROMISSO COM O TURISMO SUSTENTÁVEL

Com o acordo de cooperação assinado com o GSTC no início de 2022, a Turquia determinou o roteiro do turismo sustentável do país e acelerou as suas práticas globais de sustentabilidade.

Com este protocolo de três anos, foi estabelecido o Programa Nacional de Turismo Sustentável para reestruturar a indústria do turismo na Turquia, que é o primeiro país a concordar com o governo sobre um tal projecto.

O programa, que inclui destinos, operadores turísticos e especialmente instalações de alojamento, tem como objectivo a transformação sustentável da indústria turística turística da Turquia.

Realizado por fases, a primeira fase do programa será concluída este ano, a segunda fase em 2025 e a terceira fase em 2030, com todas as normas internacionais a serem cumpridas.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.