A UNWTO abriu o concurso para a terceira edição da sua iniciativa Best Tourism Villages
24-03-23
Best Tourism Villages by UNWTO foi lançado em 2021 como parte do esforço da Organização para transformar o turismo num motor para o desenvolvimento e bem-estar rural. Até à data, mais de 70 aldeias em quase 40 países foram reconhecidas como as Melhores Aldeias Turísticas. Além disso, mais 40 aldeias foram seleccionadas para participar no programa de melhoramento, o que lhes proporcionará aconselhamento especializado e oportunidades de trabalho em rede.
Uma iniciativa, três componentes
Os Estados-membros da UNWTO podem submeter até oito aldeias através das suas administrações nacionais de turismo (NTAs). O concurso será encerrado a 23 de Junho de 2023 e os vencedores serão anunciados até ao final do ano. Tal como em edições anteriores, a iniciativa tem três componentes:.
A iniciativa "Best Tourism Villages by UNWTO" reconhece as aldeias que são exemplos notáveis de destinos turísticos rurais com bens culturais e naturais, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários, e que têm um claro compromisso com a inovação e sustentabilidade em todos os seus aspectos. A selecção baseia-se numa avaliação dos seus recursos e iniciativas em nove áreas que abrangem os três pilares do desenvolvimento sustentável: económico, social e ambiental.
O programa de melhoramento "Best Tourism Villages by UNWTO" aplica-se às aldeias que não satisfazem plenamente os critérios de reconhecimento. Estas aldeias receberão apoio da UNWTO e entidades parceiras para melhorar elementos das áreas identificadas como deficitárias no processo de avaliação.
A rede das "Melhores Aldeias Turísticas da UNWTO" proporciona um espaço para a troca de experiências, boas práticas e oportunidades. É composta por representantes das aldeias reconhecidas como "Melhores Aldeias Turísticas pela UNWTO", bem como das aldeias participantes no programa de melhoramento e incluirá também peritos e entidades dos sectores público e privado envolvidas na promoção do turismo para o desenvolvimento rural. A rede também assiste a UNWTO na identificação de boas práticas, na formulação de directrizes e recomendações políticas e na obtenção de novas perspectivas e conhecimentos.
As nomeações serão avaliadas por um conselho consultivo internacional independente composto por peritos em diferentes áreas (conservação dos recursos culturais e naturais, sustentabilidade, desenvolvimento de produtos turísticos, marketing, cadeia de valor, etc.) com base em nove áreas, incluindo sustentabilidade, infra-estruturas, conectividade e integração da cadeia de valor do turismo.
Reconhecimento e mentoria para as aldeias
Ao anunciar o apelo à entrada, o Secretário-Geral da UNWTO Zurab Pololikashvili afirmou: "O turismo pode trazer mudanças reais às comunidades locais, pois pode criar empregos, ajudar as empresas, e celebrar e proteger as tradições. Através das Melhores Aldeias Turísticas, a UNWTO reconhece os destinos rurais que têm a vontade de transformar o turismo numa fonte de oportunidades e bem-estar".
Para além da tutoria individual, as aldeias no programa de actualização também se juntarão à rede das Melhores Aldeias Turísticas, que já conta com mais de 100 membros em cinco regiões do mundo. Desde o seu início, a rede organizou várias sessões de formação e masterclasses, que permitiram que centenas de participantes beneficiassem de orientação especializada e feedback dos líderes da indústria.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.