Compromissos do Turismo com a Agenda de Acção da Água na Conferência da ONU

27-03-23

Na Conferência das Nações Unidas sobre a Água 2023, a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) forneceu contributos substanciais, sublinhando o papel do turismo na salvaguarda dos recursos hídricos e contribuindo para a aceleração do Objectivo 6 do Desenvolvimento Sustentável, para "Assegurar o acesso à água e ao saneamento para todos", e para a Agenda alargada para o Desenvolvimento Sustentável de 2030. Salientando a determinação do sector em fazer mais, a UNWTO juntou-se aos intervenientes do turismo ao comprometer-se com a Agenda de Acção da Água, um importante documento final da Conferência da ONU 2023 sobre a Água e a recolha de todos os compromissos voluntários relacionados com a água.

Em Nova Iorque, a UNWTO juntou-se ao Governo da Áustria para acolher um evento especial de alto nível sobre "Turismo e Água": Desafios e Oportunidades". Reunindo os parceiros da recém-lançada Aliança para uma Abordagem Positiva da Natureza ao Turismo, a UNWTO, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e a Aliança de Hospitalidade Sustentável (SHA), o evento delineou a significativa pegada hídrica do sector do turismo e a sua dependência de oceanos limpos e fiáveis e de abastecimento de água. "Turismo e Água": Desafios e Oportunidades" assinalou o impacto do sector na água, incluindo os impactos negativos do consumo e do desperdício, bem como da poluição, sublinhando ao mesmo tempo o progresso que está a ser feito no avanço de planos de acção para assegurar a gestão sustentável da água a todos os níveis da cadeia de valor do turismo.

Foi fornecida aos participantes uma visão geral das iniciativas que estão a ser levadas a cabo pela UNWTO e parceiros sob a égide do Programa de Turismo Sustentável "Um Planeta", nomeadamente a Declaração de Glasgow sobre a Acção Climática no Turismo, a Iniciativa Global de Plásticos Turísticos e o Roteiro Global para a Redução de Resíduos Alimentares no Turismo, enfatizando a interligação dos desafios das alterações climáticas, da poluição e da escassez de água e a exigência de esforços de monitorização atempados e regulares.

Em direcção a dados de sustentabilidade harmonizados

Está em curso um esforço global no sentido de um Quadro Estatístico para Medir a Sustentabilidade do Turismo para preencher a lacuna de dados harmonizados a nível internacional, nacional e subnacional, com a Áustria a presidir o Grupo de Peritos da UNWTO a liderar este processo. A Directora Executiva da UNWTO, Sra. Zoritsa Urosevic, afirmou que "a água permeia toda a actividade turística. À medida que o mundo enfrenta desafios sempre complexos, não podemos perder de vista que ainda temos objectivos comuns. Precisamos de dados harmonizados para assegurar que a acção turística no terreno responda realmente à nossa visão partilhada". Neste contexto, a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO), foi apresentada como líder na avaliação do progresso que está a ser feito ao nível do destino, bem como dos desafios ainda por ultrapassar, incluindo a obtenção de melhores dados.

Norbert Totschnig, Ministro Federal da Agricultura, Florestas, Regiões e Gestão da Água da Áustria salientou que "o turismo pode não só trazer prosperidade, mas pode também ser um motor para melhorar a qualidade e disponibilidade da água nas regiões. São necessários esforços para gerir eficazmente a água, para manter os nossos rios, lagos e o mar limpos". Também durante o evento paralelo, o WTTC apresentou novos dados sobre o consumo global e nacional de água, enquanto a Sustainable Hospitality Alliance apresentou as suas iniciativas de gestão da água, incluindo a Iniciativa de Medição da Água dos Hotéis, e o Índice de Risco da Água de Destino actualizado.

Em colaboração com:

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.