Entrevista com Luis Martín Director General de Turismo de la Consejería de Cultura, Turismo y Deporte de la Comunidad de Madrid (Espanha)

Hoje temos a participação de Luis Martín Izquierdo, Director-Geral do Turismo do Ministério da Cultura, Turismo e Desporto da Comunidade de Madrid (Espanha).

Caro Luis, o que é que Madrid e a região oferecem como destino turístico que a distingue de outros destinos turísticos em Espanha?

A Comunidade de Madrid deu passos gigantescos em muito pouco tempo no seu posicionamento como destino no mercado turístico, não só a nível nacional, mas também internacional. Para além de uma oferta patrimonial e cultural reconhecida em Espanha e no estrangeiro, a região oferece uma agenda cultural, desportiva e de lazer tão vasta e variada que nenhum outro destino nacional pode competir com ela. O estilo de vida do povo de Madrid, o seu carácter acolhedor e a sua autenticidade fizeram de Madrid o local onde todos querem vir passar alguns dias de lazer ou celebrar qualquer tipo de evento ou reunião.

Após uma pandemia, como evoluiu a oferta turística na Comunidade de Madrid?

Tem havido um verdadeiro renascimento turístico na região, com um aumento significativo da oferta hoteleira (com a presença de grandes marcas internacionais); a oferta cultural e de lazer, onde temos agora mais opções do que antes da pandemia; a oferta gastronómica e de restauração; e a oferta de turismo comercial. Esta grande mudança que Madrid está a sofrer não é o resultado de uma acção pontual ao longo do tempo. A região já tinha atraído a atenção dos investidores turísticos há alguns anos, e a pandemia não conseguiu travar o desenvolvimento de novos projectos em Madrid e a atracção de novos projectos. A política regional que foi pioneira no mundo em termos de cultura, hotelaria e turismo. Além disso, o próprio sector turístico de Madrid tem feito um grande esforço para continuar a melhorar a qualidade da sua oferta. Tudo isto tem significado que em pouco tempo temos uma das ofertas turísticas mais competitivas do mundo.

Falemos de coordenação com outras instituições como a Câmara Municipal de Madrid. Como se articula uma relação entre duas instituições cujo objectivo é promover Madrid, um dos principais destinos turísticos internacionais?

As equipas de ambas as instituições trabalham de mãos dadas numa base permanente e colaboram intensivamente em diferentes linhas de trabalho, tais como atrair grandes eventos, participar em feiras internacionais, organizar viagens de familiarização para a imprensa e operadores turísticos, etc. Além disso, estamos actualmente imersos no desenvolvimento de um grande projecto em colaboração com o sector privado que nos permitirá levar a cabo grandes actividades promocionais nos mercados internacionais. Os nossos objectivos e linhas de trabalho coincidem completamente, desde trabalhar no conceito de "Grande Madrid" para alargar a duração da estadia até atrair turistas internacionais de alto valor, ou seja, aqueles que passam muito tempo no destino e que ajudam a reduzir a natureza sazonal da procura.


Pensa que a indústria do turismo de Madrid está a fazer esforços para fornecer soluções criativas e inovadoras à oferta da cidade?

Um dos pilares da transformação que a Comunidade de Madrid tem sofrido como destino turístico é o grande esforço que as empresas turísticas têm feito nos últimos dois anos - apesar da situação complexa associada à pandemia - e que continuam a fazer. Este esforço tem a ver com os investimentos que fizeram para melhorar a sua oferta e tornar-se mais competitivos e com a excelente relação e colaboração que existe entre eles e com as administrações públicas. O sector do turismo em Madrid está a dar passos muito importantes para avançar em termos de sustentabilidade, na digitalização dos seus serviços ou na qualificação dos seus profissionais, entre outros.

O que considera serem as chaves da oferta turística comunitária, e como difere de outras regiões de Espanha e da Europa?

O que realmente nos diferencia de outros destinos europeus é uma alta concentração de ofertas de alta qualidade, que são também muito competitivas em termos de preço. Na própria região e na sua esfera de influência temos oito Sítios do Património Mundial da UNESCO e outros 11 destinos culturais - as Villas de Madrid, o que nos torna um destino cultural de primeira classe à escala internacional, juntamente com a nossa oferta museológica e o grande número de experiências culturais que temos. Mas o que realmente nos distingue é que a região é um destino animado e dinâmico... a nossa agenda cultural e de lazer, as múltiplas propostas gastronómicas ou a oferta turística de compras apoiam a história turística de que em Madrid temos o melhor estilo de vida do mundo, sem dúvida um bem muito importante no mercado turístico.

O que oferece Madrid aos turistas internacionais que é diferente de outros destinos tais como Barcelona, Lisboa, etc.?

Para além de ser um grande destino cultural que integra cerca de vinte destinos culturais a menos de uma hora do centro da capital ou de ter alguns dos mais importantes museus a nível internacional, a agenda cultural e de lazer é interminável, é agora ainda maior do que antes da pandemia, somos a capital mundial dos musicais em espanhol e a oferta de teatro, ópera, música clássica ou artes performativas é agora uma das mais importantes na cena internacional. A oferta gastronómica de alta qualidade multiplicou-se num curto espaço de tempo, acolhendo cozinhas de todo o mundo, gastronomia tradicional e de vanguarda. É também um destino de compras muito competitivo, com uma oferta variada em diferentes bairros que combina perfeitamente com a cultura e gastronomia local, uma experiência diferente.

Madrid tem um estilo de vida único, e conseguiu manter as suas tradições, identidade e autenticidade, factores chave para atrair turistas de qualidade.

Quais são os pilares básicos da política de turismo da Comunidade de Madrid?

A pandemia obrigou a uma mudança nas prioridades de qualquer destino durante algum tempo, sendo a reactivação da procura turística uma prioridade partilhada por todos. Contudo, ao mesmo tempo temos vindo a desenvolver projectos para alcançar os principais objectivos a médio e longo prazo do destino comunitário de Madrid, tais como a mudança de posicionamento nos mercados internacionais - posicionando-nos como um importante destino cultural, de lazer e de férias de longa duração -; a atracção de visitantes internacionais de mercados distantes que aumentam significativamente a despesa no destino; a consolidação de um modelo de gestão sustentável e participativa; ou o desenvolvimento do turismo nos distritos de Madrid com o objectivo de distribuir os fluxos turísticos por toda a região e gerar oportunidades de crescimento económico e emprego em todos os nossos municípios turísticos.

Como sabe, muitos dos membros registados no TSTT (Tourism and Society Think Tank) são profissionais e académicos da indústria turística espanhola, e alguns deles pediram-nos que lhe fizéssemos a seguinte pergunta: acha que Madrid poderia acolher um dos Encontros TSTT onde os agentes turísticos espanhóis se podem encontrar com outros agentes internacionais, principalmente da América Latina, para estudar estratégias conjuntas e coordenadas de promoção internacional?

A Comunidade de Madrid é um dos principais centros empresariais europeus, e a oferta de congressos e reuniões é muito competitiva. Madrid tem sido distinguida durante vários anos como o melhor destino de reuniões do mundo, e demonstra constantemente ao mundo a sua capacidade de organizar grandes eventos internacionais. Além disso, a excelente oferta cultural em diferentes municípios, a oferta de lazer, gastronómica e comercial torna a região um destino perfeito para o turismo de incentivo. Madrid é também o lar dos principais profissionais e empresas internacionais de turismo e é a sede da Organização Mundial do Turismo. Por outras palavras, somos um ponto de referência para o turismo mundial e um grande centro de geração de conhecimento no sector.

Como compreende a frase: "digitalização da indústria turística de Madrid"?

No desenvolvimento da nossa estratégia e política de turismo, a digitalização é um dos princípios transversais, juntamente com a sustentabilidade e a coordenação e colaboração com os diferentes agentes da cadeia de valor do sector. Não abordamos a digitalização como uma linha de trabalho isolada, mas como um factor que está presente no desenvolvimento da nossa actividade. Vemos a digitalização como um dos veículos mais importantes para melhorar a competitividade do sector do turismo em Madrid.

Neste sentido, que acções está a levar a cabo?

O empenho na digitalização é visível em todas as linhas de trabalho da Direcção Geral do Turismo. Estamos a trabalhar de mãos dadas com a Segittur para promover e implementar novos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) na região. A promoção turística do destino foi transformada nos últimos anos graças à utilização de ferramentas digitais, o que nos permite uma maior imediatez e capacidade de adaptação a cada mercado. Apoiamos igualmente as associações turísticas da Comunidade de Madrid na adopção de ferramentas e canais digitais que impulsionam a comercialização da sua oferta, realizamos actividades de formação digital para gestores de destinos, etc.

Na sua opinião, quais são os pontos fracos da oferta turística de Madrid e o que está a fazer para os resolver num futuro próximo?

Em termos gerais, podemos dizer que a oferta turística em Madrid é actualmente completa e competitiva. Trabalhámos intensamente nesta área nos últimos anos, e temos produtos e experiências em linha com as necessidades e tendências do mercado (cultural, gastronomia, enoturismo, turismo activo, natureza, etc.). O nosso objectivo em termos de turismo é continuar a concentrar-nos nos produtos que nos permitem estruturar o território turístico da região, prolongar a estadia e dessazonalizar a procura, tais como Património Mundial em Madrid, Villas de Madrid, Madrid Wine Routes, MadRural, Cliclamadrid, Historic Trains, etc.)

Especificamente, que acções levam a cabo nas cidades em torno da grande oferta da cidade de Madrid?

A nossa visão e o nosso trabalho visam posicionar a região nos mercados turísticos como um grande destino que vai para além da capital, o que nos beneficia a todos, uma vez que nos permite prolongar a estadia ou gerar mais gastos na região. Através da marca "Greater Madrid", levamos a cabo diferentes acções promocionais neste sentido nos mercados internacionais. Outras acções importantes são a criação de produtos e experiências que ligam a capital a outros destinos em Madrid, a criação de propostas turísticas para as nossas zonas rurais, a realização de eventos culturais, desportivos ou gastronómicos em diferentes municípios, a realização de grandes campanhas promocionais para produtos como MadRural e Villas de Madrid, etc.

Que projectos relacionados com a oferta turística da Comunidade prevê para os próximos meses?

Para além de criar e promover experiências turísticas numa base contínua para continuar a atrair a atenção dos mercados turísticos, a nossa prioridade neste momento é apoiar os municípios de Madrid na melhoria da sua oferta turística através de diferentes projectos ou planos de investimento, incluindo os associados aos fundos europeus da Próxima Geração. Estão actualmente a ser elaborados planos que terão um grande impacto na oferta turística de muitos dos nossos destinos, tais como a criação de novos produtos e experiências, a valorização dos recursos culturais para uso turístico, a melhoria das zonas turísticas urbanas, a criação de rotas turísticas não motorizadas, a melhoria da sustentabilidade e a digitalização dos destinos, a formação dos nossos profissionais de turismo, etc.

Finalmente, em cem palavras, porquê vir para a Região de Madrid?

Porque a Região de Madrid é o maior destino cultural do mundo e tem também o melhor estilo de vida do planeta. A nossa oferta patrimonial, cultural e de lazer, gastronomia e turismo comercial é imbatível na cena internacional. Madrid é um grande destino de férias e lazer com uma oferta inesgotável de coisas para fazer e ver. É também um destino único da MICE. Conseguiu manter a sua identidade e autenticidade. Madrid está na moda, é o lugar onde todos querem estar, é um destino seguro, aberto, divertido e acolhedor.

As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.