Entrevista com Sisian Boghossian
Directora do Comité do Turismo da República da Arménia
Sisian Boghossian
Directora do Comité do Turismo da República da Arménia
Hoje temos uma grande viajante, a Sra. Sisian Boghossian, Directora do Comité de Turismo do Ministério da Economia da República da Arménia.
Tem um MBA com especialização em Marketing e Comportamento Organizacional e passou os últimos 15 anos da sua carreira no Canadá em funções de marketing e gestão de produtos.
Em 2019, decidiu viajar e trabalhar na Arménia, onde trabalhou para a Universidade Americana da Arménia (AUA) e para a Federação Arménia de Futebol, um desporto que adora.
Em Janeiro de 2022, foi nomeada chefe da Comissão de Turismo do Ministério da Economia, com o objectivo pessoal de elevar o perfil da Arménia como destino turístico na cena mundial.
Prezada Sra. Sisian Boghossian, o presidente do Tourism and Society Think Tank, Sr. António Santos, um grande viajante, diz-nos sempre que a Arménia é um dos países mais bonitos do mundo e um grande desconhecido, como é o turismo para um país como a Arménia?
A história profundamente enraizada da Arménia, o vinho e a gastronomia deliciosos, as paisagens escarpadas de cortar a respiração e o espírito hospitaleiro fazem do país um destino único para os turistas.
Quais são as principais linhas de trabalho que a Comissão do Turismo da Arménia está a desenvolver neste momento?
A Comissão do Turismo é responsável pela definição da direcção estratégica da indústria na Arménia, bem como pelo desenvolvimento da política de turismo. Também cuidamos muito bem da imagem e da marca da Arménia como destino turístico. Estamos encarregados de promover a Arménia como destino turístico a nível internacional e trabalhamos em estreita colaboração com o sector privado.
O que é que o turismo oferece para o desenvolvimento do seu país?
O turismo contribui significativamente para a economia arménia. De facto, em 2019 (o nosso ano mais forte até agora), o turismo representou 14% do nosso PIB. Reforçar o turismo na Arménia significa reforçar a Arménia como país. Por isso, é um foco fundamental para nós, uma vez que também traz investidores e oportunidades de emprego.
Quais são os principais desafios que o turismo enfrenta na Arménia?
Os principais desafios para a Arménia continuam a ser as infra-estruturas, o conhecimento da marca e a sazonalidade. Continuamos a concentrar-nos na construção de infra-estruturas para garantir que podemos receber mais turistas no país. A Arménia é ainda um destino turístico bastante desconhecido, pelo que estamos a concentrar esforços na promoção do país e do que este pode oferecer aos turistas. E, por último, muitos dos nossos turistas visitam o país entre Maio e Outubro, o que significa que é bastante sazonal. Estamos também a concentrar-nos na criação de produtos turísticos de Inverno para garantir que os turistas também estejam interessados em visitar a Arménia durante a "época baixa".
A história do país é uma das grandes atracções da Arménia. Diga-nos qual é a coisa mais notável que temos para visitar?
Há muitas coisas notáveis para descobrir na Arménia. A Arménia, com a sua história e cultura profundamente enraizadas, tem muito para oferecer. Tendo sido a primeira nação a aceitar o cristianismo como religião, em 301 d.C., encontrará em todo o país muitas igrejas e mosteiros com séculos de existência.
A Arménia é também uma das mais antigas nações produtoras de vinho do mundo. De facto, a Adega Areni-1 é uma adega com 6.100 anos que foi descoberta em 2007 na região de Vayots Dzor, na Arménia. É a adega mais antiga do mundo descoberta até à data. Nessa mesma gruta, foi também descoberto o sapato de couro mais antigo do mundo, que data de 3500 a.C. Este artefacto com mais de 5500 anos estava perfeitamente preservado, uma vez que estava recheado de erva. Pode visitar o Museu de História da Arménia para ver este artefacto da moda.
Por último, Wings of Tatev é o teleférico reversível mais longo do mundo (5.752 m) e está no Livro de Recordes do Guinness. É a rota mais impressionante para o belo e místico Mosteiro de Tatev.
Sevanavank Monastery, Lake Sevan
Zvartnots Cathedral (UNESCO Tangible Heritage List)
Que outras atracções recomenda?
Apesar da sua pequena dimensão, a Arménia tem muito para oferecer em termos de arte e cultura, gastronomia e vinhos deliciosos, natureza e aventura de cortar a respiração, lazer e muito mais. O cenário muda bastante de uma região para a outra. Desde florestas verdejantes em Tavush a paisagens rochosas e desérticas em Vayots Dzor, ficará fascinado com a variedade da Arménia. Visite www.armenia.travel para planear a sua viagem ou para se inspirar em coisas para fazer e ver durante a sua estadia na Arménia.
E na sua opinião, como evoluiu a indústria do turismo nacional?
O turismo está a tornar-se cada vez mais importante para o país. Nos últimos 10 anos, a Arménia registou, em média, um aumento de 10% do turismo em relação ao ano anterior (menos 2020/2021). Ver um crescimento de dois dígitos na indústria tornou claro que a Arménia está realmente a tornar-se cada vez mais interessante para os viajantes. Estamos agora a trabalhar de forma mais estratégica para posicionar a Arménia como um destino turístico, apoiando simultaneamente o sector a nível interno.
Como definiria a situação actual do turismo no seu país?
Começámos 2023 com números recorde no turismo. Só no primeiro trimestre, recebemos cerca de 450 000 turistas - um aumento de 35% em relação a 2019 (o nosso melhor ano de sempre). Na verdade, estamos a recuperar muito bem e muito rapidamente após a pandemia, em comparação com outros países a nível mundial. Esperamos manter esta tendência durante o resto do ano.
A Arménia está a ser descoberta há alguns anos, o que estão a desenvolver para reforçar a imagem e a marca do país?
No ano passado, mudámos a nossa marca para Arménia, a pista escondida. Foi muito bem recebida pela comunidade internacional. Há um elemento de surpresa em relação ao nosso país, esta pequena nação dos Cáucaso. Também lançámos um novo sítio Web www.armenia.travel onde pode encontrar mais informações sobre o nosso belo país, o que fazer e ver.
Com uma nova marca, é importante ter consistência nas mensagens e no tom de voz. Em todas as nossas actividades de marketing, incluindo eventos, promoções, publicações e muito mais, apresentamos a mesma mensagem sobre a Arménia de uma forma amigável, apaixonada e ousada, de modo a começarmos a ganhar reconhecimento e a tornarmo-nos a primeira escolha dos turistas interessados em descobrir novos destinos.
A nossa nova marca posiciona a Arménia com 4 pilares fundamentais em mente: cultura, natureza, aventura e gastronomia.
Road to Meghri from Kapan
Na sua opinião, quais são os principais recursos turísticos do país que o tornam diferente da oferta existente nos países vizinhos?
A herança antiga da Arménia, a natureza intocada e as paisagens acidentadas, combinadas com a sua hospitalidade e a rica cena culinária, tudo a um preço acessível, é o que a distingue de outros destinos.
É uma jóia por descobrir, com uma vibração positiva, que proporciona aos turistas experiências autênticas fora dos circuitos habituais.
A Arménia está localizada num ambiente geográfico estratégico, mas também com grandes conflitos à sua volta. Acha que esta situação pode afectar o desenvolvimento do turismo no seu país?
É importante notar que a Arménia tem sido e continua a ser um destino seguro. De facto, a sua capital, Yerevan, acaba de ser nomeada uma das cidades mais seguras do mundo, segundo um estudo da Numbeo. Por isso, muitas famílias optam por viajar para a Arménia com os seus filhos, mas o país também é bastante atractivo para quem viaja sozinho.
Oferta gastronómica, lazer, património, etc., em que domínios considera que a oferta na Arménia é diferente?
Consoante o turista ou o país de onde vem, os turistas interessam-se por coisas diferentes. Quem visita a Arménia desfrutará certamente do nosso rico património cultural, presente em todos os aspectos da vida. Muitos deles constam da lista de património material e imaterial da UNESCO.
Muitos dos nossos turistas adoram a nossa gastronomia - uma mistura de Oriente e Ocidente - Europa e Ásia. E, claro, os arménios são conhecidos pelo seu vinho e pelo seu brandy, e é sempre possível desfrutar de um copo sentado no pátio das movimentadas ruas de Yerevan.
No que diz respeito à natureza, as caminhadas são um dos pilares fundamentais da Arménia como destino turístico atractivo e as publicações internacionais de renome estão a nomear a Arménia como O destino para caminhadas na região. Isto deve-se às suas belas montanhas escarpadas, à natureza intocada e à atmosfera pacífica.
E um sabor que nos vai surpreender?
A hospitalidade. Os arménios são conhecidos por receberem os hóspedes em suas casas - mesmo aqueles que não conhecem. É por isso que dizemos: aqui não há estranhos, apenas família que ainda não conhece!
Muito obrigado pela vossa amabilidade e uma grande saudação do nosso presidente, Sr. António Santos. A partir dos TSTT estamos à vossa disposição para tudo o que o vosso grande país precisar.
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.