Alin Fuentes
Astroturismo: o que é e onde fazer?
Alin Fuentes
Astroturismo: o que é e onde fazer?
"O estudo do universo é uma viagem de auto-descoberta. Carl Sagan (1934-1996).
Há milénios que os seres humanos olham para o céu noturno e se interrogam sobre o que existe para além do que podemos ver.
Maravilhados com as estrelas que compõem várias constelações, como a de Orion, as civilizações antigas, dos egípcios aos maias, começaram a desenvolver uma astronomia incipiente, que viria a mudar com os contributos de Cláudio Ptolomeu, que acreditava que a Terra era o centro do universo. Vários séculos mais tarde, estas crenças foram refutadas pelo astrónomo polaco Nicolau Copérnico, que acreditava que o Sol era o centro do universo. Galileu Galilei construiu então o seu próprio telescópio e observou crateras lunares, enquanto Johannes Kepler deu seguimento aos estudos do seu mentor Tycho Brahe com as leis que agora têm o seu nome.
Depois veio o físico Isaac Newton, que contribuiu com a Lei da Gravitação Universal. As americanas Annie Jump Cannon e Henrietta Swan Leavitt, juntamente com as Women Astronomical Computers, fizeram importantes descobertas que ajudaram Edwin Hubble, Albert Einstein e os astrónomos modernos a compreender melhor o Universo.
O que é o astroturismo?
Hoje em dia, e de acordo com as novas tendências, existe no sector do turismo um segmento vocacionado para a observação sideral, divulgação científica de eventos astronómicos e conhecimentos sobre o universo, a que chamamos astroturismo.
Os eventos astronómicos que geralmente são observados são as conjunções planetárias, solstícios e equinócios, observação da lua, lançamentos espaciais, aurora boreal, eclipses lunares e solares, chuvas de meteoros. Existem também campos de férias, workshops, conferências e cursos em que a astronomia é o tema principal, que podem ser dirigidos ao público em geral, a amadores ou a profissionais.
Assim, podemos definir o astroturismo como um segmento de turismo sustentável, focado em actividades astronómicas, seja para lazer, divulgação científica ou conhecimento.
O astroturismo está em constante crescimento, razão pela qual são cada vez mais frequentes as perguntas relacionadas com o tema nos motores de busca da Internet.
Características dos destinos de astroturismo
Os destinos pertencentes a este segmento caracterizam-se por terem um céu completamente limpo, sem ou com pouca poluição luminosa, para poderem apreciar os corpos celestes e os fenómenos astronómicos; podem ser utilizados telescópios, binóculos ou máquinas fotográficas. É geralmente praticada em ambientes naturais e em meio rural. As observações são efectuadas principalmente durante a noite. Mesmo quando há um evento astronómico marcante, são feitas transmissões em direto através das redes sociais, para que os seguidores das páginas possam assistir. Os divulgadores científicos participam, dando contributos de forma clara e simples, aproximando assim o conhecimento dos seguidores.
O Astroturismo é um segmento no qual se podem realizar outras actividades turísticas, como a apreciação da natureza, esqui (em destinos como a Islândia, Canadá ou Noruega), fotografia interpretativa, caminhadas, passeios pedestres, degustação da gastronomia local, visitas a planetários ou museus com temática astronómica (em alguns destinos existem sítios arqueológicos), workshops e visitas guiadas nas quais se pode ter uma aproximação cultural e histórica à comunidade anfitriã.
Destinos recomendados
Eis alguns destinos recomendados para o astro-turismo:
Parque Nacional de Yosemite, Estados Unidos da América.
Tromsø, Noruega.
Deserto do Atacama, Chile.
Ilhas Canárias, Espanha.
Wirikuta, México.
Yellowknife, Canadá
Parque Nacional de Thingvellir, Islândia.
Vale do Aconcágua, Chile.
Parque Nacional dos Vulcões do Havai, EUA.
Recomendações para o astro-turismo
Usar vestuário quente (no outono e no inverno) e calçado confortável.
Respeitar a comunidade de acolhimento e o ambiente natural.
Prestar atenção às indicações dos guias turísticos.
Não se separe do grupo que o acompanha.
Não deitar lixo para o chão.
O Astroturismo é um dos segmentos que permite olhar para o céu noturno e ligar-se ao passado através da observação das estrelas. Aproxima-o do conhecimento e da compreensão do universo.
Autora: Alin Fuentes. Entorno Turístico
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.