Awilda de Jesús

Turismo Imobiliário: o caso da República Dominicana


O turismo enquanto tal nasceu no século XIX, como produto da Revolução Industrial, com movimentos ou deslocações cujo objectivo principal é o lazer, o descanso, a cultura, a saúde, a religião, a gastronomia, os negócios ou as relações familiares. 

A República Dominicana é sem dúvida um dos grandes destinos favoritos para o turismo. É conhecida pelo seu clima tropical e praias que se assemelham a algo fora de um filme de fantasia. Tem tudo o que os turistas que amam o sol, o mar e as pessoas atenciosas podem imaginar em todas as frentes possíveis, mas além do turismo de praia, oferece também o turismo de negócios, o turismo desportivo, o turismo de casamentos e cruzeiros, o ecoturismo, o turismo de saúde, o turismo de aventura com uma tonelada de rotas e excursões em diferentes partes da região para descobrir os encantos históricos de Santo Domingo, a natureza na sua mais pura em Jarabacoa, a magia de Puerto Plata ou mesmo as belas paisagens de Samaná. 

Por outro lado, no território dominicano, não existem apenas recursos para promover o turismo de férias, mas também outras áreas como: gastronomia, em que o país oferece várias rotas gastronómicas para os amantes de boa comida, como as rotas do café, cacau, rum e tabaco, entre outras, que irão seduzir o seu paladar. Do mesmo modo, imóveis, proporcionando aos turistas alojamento concebido de acordo com o seu estilo e conforto.

É assim que surge o turismo imobiliário, quando se pretende possuir um espaço que lhe permita visitar o local com alguma frequência, pelo que se destina a pessoas que queiram investir no país através da compra de uma propriedade (casa, apartamento, moradia) em zonas turísticas, quer para gozo de férias quando desejado, quer para a obtenção de uma renda, casos em que a habitação deve satisfazer determinadas condições, tais como: localização privilegiada, num clima agradável, cultura, custo de vida, que está rodeada de locais gastronómicos e é o foco de entretenimento.

O afluxo de turismo na República Dominicana está a aumentar, pelo que as pessoas precisarão sempre de um lugar para vir e ficar durante um certo período de tempo, o que aumentou a procura internacional do mercado imobiliário na República Dominicana.

E não faltam razões para considerar a possibilidade de ficar para sempre neste país das Caraíbas, porque tudo nesta península caribenha é um lugar ideal e requintado para se estabelecer para viver. Para além das suas atracções turísticas, das suas majestosas montanhas, do seu património histórico, da sua gastronomia e, sobretudo, da sua qualidade humana, existe também o baixo custo da habitação.

Na República Dominicana, estima-se que cerca de 1.200 euros é mais do que suficiente para sustentar uma família confortavelmente. Com 1.900 euros, considera-se que pode ter e desfrutar de uma excelente qualidade de vida, com fácil acesso a todos os serviços. Com estes salários, que são bastante normais em Espanha, estará em óptimas condições para adquirir apartamentos e moradias nos lugares mais privilegiados deste país das Caraíbas.

Embora todo o território da República Dominicana seja um destino ideal, existem áreas específicas onde tem havido um crescimento das infra-estruturas que o tornam ainda mais interessante:

Bávaro em Punta Cana

Esta cidade recebe mais de 7,5 milhões de turistas por ano, o que a torna um excelente local para investir em imóveis, quer para se divertir, quer para o alugar. Uma acção financeira com uma amortização rápida, uma vez que a clientela está praticamente garantida.

Cap Cana, em Punta Cana

Cap Cana é outro destino turístico de sonho. Agora, com a construção do complexo turístico da Marina, adquiriu o estatuto de porto protegido, o que aumentou o valor de toda a área em termos da segurança que representa quando chega a época dos furacões.

Por outro lado, o desenvolvimento das infra-estruturas turísticas que têm lugar em Cap Cana mantém o objectivo de preservar o seu fabuloso ambiente natural. Isto significa que, além de receber os benefícios do turismo internacional, ao comprar um apartamento, propriedade ou moradia neste canto da República Dominicana, pode continuar a desfrutar da sua impressionante e variada flora tropical e nascentes naturais, tais como o Hoyo Azul ou o cenote Las Ondas.

Santo Domingo, a capital da República Dominicana

Sem dúvida, viver na capital tem um encanto especial e uma facilidade de acesso aos centros culturais, comerciais e industriais. É o local preferido para viver para a maioria dos turistas que tomam esta decisão.

Santo Domingo mantém um crescimento económico constante, ideal para criar uma família e assentar de vez. As zonas mais populares são a Cidade Colonial (parte antiga) com os seus museus e catedrais, a Costa Verde (uma zona privilegiada com casas de luxo) muito perto do mar ou San Gerónimo (uma zona mais calma longe das zonas mais conflituosas) para as famílias, com zonas verdes e parques.

Santiago de Los Caballeros, a segunda cidade mais importante do país.

Esta cidade é um produtor agrícola de alguma importância, embora mantenha a sua própria atracção turística graças à sua história, cultura e tradições. Santiago de los Caballeros tem também um crescimento económico estável, utilizado para cadeias alimentares e de moda. Boas áreas para viver são o seu Centro, Cerro Hermoso (espaços recreativos, restaurantes, centros comerciais...) e Concepción de la Vega (perto de tudo e suficientemente tranquilo), muito perto dos rios La Confluencia e Yamín.

San Felipe de Puerto Plata e Samana

Se está a pensar em vir viver para a República Dominicana, não deve perder duas cidades remotas, mas com uma intensa vida social e profissional.

Em primeiro lugar, Puerto Plata, uma cidade agradável, privilegiada em termos de localização, clima e população. É um pequeno tesouro dominicano que oferece uma proposta atractiva em serviços de qualidade, uma vez que o seu crescimento económico segue a tendência do resto das grandes cidades do país. Como se isso não fosse suficiente, o ambiente natural é um luxo, tanto para as suas montanhas como para o seu litoral. Além disso, a sua comunicação com o mundo é excelente, uma vez que tem o seu próprio aeroporto e portos marítimos.

Em segundo lugar, Samaná, situada na península oriental, é onde se situa a zona popular de Las Galeras, ideal para aqueles que querem afastar-se do turismo de massas sem renunciar às paisagens naturais. Aqui há de tudo, especialmente qualidade humana, é o melhor lugar para partilhar a vida com os locais autênticos.

O turismo imobiliário é a nova tendência mais produtiva e satisfatória em termos de investimento, devido ao vasto potencial que possui e ao futuro que se projecta na República Dominicana, um país que se posicionou nos últimos anos como um dos destinos preferidos dos turistas e dos homens de negócios de todo o mundo, Tanto que hoje em dia são investidos mais de 10.000 milhões de dólares no sector, o que o torna digno de menção, uma vez que é também uma das contribuições mais importantes para a economia nacional, uma vez que incentiva o investimento estrangeiro, gera novos empregos e desenvolve atracções turísticas em regiões específicas.

Sem dúvida, uma oportunidade de negócio que muitos não quiseram perder de vista. Além disso, hoje em dia, com a ajuda e aconselhamento personalizado de agências de turismo imobiliário como a PaisnatuRD (www.paisnaturd.com), qualquer pessoa que queira conhecer ou investir na República Dominicana tem agora muito mais facilidade. Esta agência está sediada em Madrid, Espanha e presta aconselhamento sobre investimento imobiliário em todos os momentos, posicionando-se como uma das agências preferidas entre as que procuram comprar apartamentos e moradias na República Dominicana. 

Para mais informações

As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.