Credencial Religioso Digital
A solução para peregrinos e gestores de sítios religiosos
Os santuários e enclaves religiosos guardam um património no qual convergem múltiplos aspectos para além do óbvio ligado à fé: identidade, cultural, social, ambiental, etc.
Estes formam um corpus de atracção que vale a pena promover, difundir e gerir eficazmente, contribuindo para a expansão dos seus próprios valores e significado, reafirmando a sua relação com o território e a sociedade em que estão imersos.
Muitos deles têm também rotas históricas de peregrinação, cada um com a sua própria espiritualidade. Um número crescente de crentes e peregrinos quer descobrir e sentir a religiosidade destas rotas. Parece apropriado trabalhar para promover este bem patrimonial e acompanhar os peregrinos na sua viagem, encorajando a sua participação e ajudando-os com o que precisarem.
Qualquer iniciativa neste sentido concebida com vocação para crescer requer uma arquitectura organizacional prévia mínima, que permita e melhore o seu desenvolvimento, funcionamento e avaliação, mas também o controlo e análise do seu crescimento em tempo real para enriquecer e melhorar, dia após dia, a ligação entre o gestor dos espaços religiosos e os peregrinos.
É igualmente necessário ter em conta o investimento económico, operacional e de manutenção necessário para implementar este tipo de projecto. Em muitas ocasiões, as despesas e esforços iniciais necessários comprometem a sua viabilidade e, portanto, por vezes, não se concretizam.
Ora, para dar uma resposta rápida, eficaz e viável a tais iniciativas, surge a credencial religiosa digital concebida pela empresa espanhola Camino Aplicación, uma consultoria tecnológica especializada na certificação de rotas de peregrinação, rotas e santuários religiosos.
O projecto que a empresa desenvolveu foi concebido para gerir, promover e alcançar os objectivos específicos de qualquer enclave religioso: difundir a fé, atrair e ajudar os peregrinos e, em última análise, aumentar o número de visitas a estes lugares. Permite também a incorporação de outros aspectos considerados apropriados em cada caso. Por exemplo, o património, cultural, etc.
A credencial religiosa digital é a materialização deste projecto e destes objectivos, através de credenciais religiosas específicas e personalizadas para cada enclave ou santuário religioso. Isto permite a coerência e normalização da operação a nível global e, naturalmente, o respeito e confirmação das singularidades dos diferentes santuários espalhados pelo mundo, diferenciando-os uns dos outros e enriquecendo activamente o património mundial dos diferentes credos.
Todas as credenciais religiosas digitais são acompanhadas por um Certificado Oficial de ter completado a peregrinação. As condições de obtenção deste certificado são determinadas pelo gestor do espaço ou caminho religioso de cada credencial e baseiam-se em aspectos tradicionais e históricos assumidos como habituais pela sociedade. No entanto, podem ser acrescentadas ou modificadas novas por razões de segurança dos peregrinos ou por outras razões.
Além disso, o projecto tem um website associado a cada credencial religiosa, onde os peregrinos podem aceder a toda a informação disponível. Têm também uma área privada onde são armazenadas as diferentes etapas, selos e lembranças da sua peregrinação.
Actualmente, a Aplicación Camino tem várias destas credenciais em funcionamento e duas em Espanha: o Santuário de Covadonga através da Associação de Amigos do Caminho de Covadonga e o Caminho de Santiago promovido pela Federação Espanhola de Associações de Amigos do Caminho de Santiago. Em ambos os casos, são as ÚNICOS credenciais digitais oficiais que existem actualmente.
No caso do Caminho de Santiago, a credencial digital coexiste e mantém a mesma estrutura operacional que a credencial em papel. Algo muito notável ao nível da arquitectura e design do projecto, especialmente para pequenas associações e organizações religiosas que são sustentadas e desenvolvem a sua actividade graças às receitas obtidas com a venda de credenciais.
Destaca também na credencial digital do Caminho de Santiago, o enriquecimento das suas funcionalidades trazido pelos acordos estabelecidos com a Federação e o Xacobeo, o que lhe dá mais alcance; a Fundação ONCE, que a torna mais acessível; e a Guardia Civil ou AlertCOPS, que proporciona mais segurança ao peregrino na rota.
"A credencial digital do Caminho de Santiago é a ferramenta ideal para nós, porque nos permite avançar e, ao mesmo tempo, estar mais próximos dos nossos objectivos, do caminho, dos peregrinos e de toda a informação relacionada com a peregrinação". Jorge Martínez-Cava, presidente da Federação Espanhola de Associações de Amigos do Caminho de Santiago.
O sistema concebido pela Camino Aplicación adapta-se rápida e economicamente às finalidades de cada gestor do espaço ou caminho religioso e coloca à disposição dos peregrinos, através dos seus dispositivos móveis, de forma fácil e imediata, uma "ferramenta amigável" que os acompanha, ajuda e encoraja a enriquecer a sua experiência ao longo do percurso.
"Fomos os primeiros e até agora os únicos a criar e desenvolver com sucesso uma credencial religiosa digital. É uma ferramenta útil com muito potencial. Esperamos que a nossa colaboração com ALIANZA KAIRO nos permita tornar a credencial conhecida em todo o mundo". Rafael Fernández, CEO da Camino Aplicación.
Do acima exposto, podemos concluir que os responsáveis por sítios religiosos em todo o mundo têm um novo aliado no projecto que representa a credencial religiosa digital, para se aproximarem da sua comunidade e divulgarem os seus objectivos através de uma ferramenta inovadora, acessível e útil.
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.